terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Coisas de Natal

Ah, o Natal! Época de paz, de harmonia, de reunir a família, de receber meia em amigo oculto e fazer rodízio de pizza. Época de arrumar a árvore, de colocar aquele CD da Simone, de assistir ao especial do Roberto Carlos, de enfrentar multidões na rua em busca de presentes e de fazer piadinhas infames com as delícias da ceia...

Fala sério, tem época mais legal que o Natal? Acho que não, né? É a minha época preferida do ano porque com ela vem junto um monte de tradições. Umas legais, outras idiotas, mas que a gente sempre adora manter. E nesse mundo moderno, é raríssimo alguma tradição ainda se manter viva assim. Mesmo assim tem umas coisas que parecem estar se extinguindo.

Tipo, é impressão minha ou as decorações na rua e nos shoppings estão cada vez mais pobres? Quando eu era menor, andava pela rua e via as casas mais iluminadas e nessa época do ano, os camelôs atentavam os nossos ouvidos com cartões de Natal e pisca-piscas sonoros. Hoje em dia não tem nenhuma musiquinha irritante tocando nas ruas!

E os shoppings? Meu Deus, que miséria que eles estão ficando! Antigamente, eles enfeitavam o shopping todo, faziam umas promoções pras pessoas comprarem e tal... Em 95, no auge do Plano Real, eu lembro que o BarraShopping trouxe TODO O ELENCO DA DISNEY pro Shopping (todo não, vai. Mas boa parte deles). Nossa, mobilizou a família aquilo. A gente foi váááárias vezes ao shopping pra tirar fotos com os personagens. Era muito engraçado porque a gente ficava andando pelo shopping e de repente via uma movimentação de gente correndo e saía correndo atrás pra saber onde estavam os personagens todos.

Acho que tirei foto com todos eles. Mickey, Minnie, Pateta, Donald (esse era rabugento, não gostava de tirar foto com adulto, haha), Pocahontas (sempre com aquele ar compenetrado antes de contrair hanseníase.hahaha A parte do olhar sério é verdade. A parte da hanseníase é piada interna) e o melhor de todos, o guaxinim da Pocahontas (alguém lembra o nome dele?)! Ele zoava todo mundo que ia tirar foto e na fila. Era o que mais demorava por causa disso. Chegou a pegar a minha tiara e colocar no meu pai! Também tinha um showzinho da Disney pra quem comprasse não sei quantos reais e trocava por um ingresso que era AGENDADO pra você ter noção (compramos alguns eletrodomésticos especificamente naquele shopping por causa dessa promoção). E eu nem falei que eles sorteavam viagens pra Disney também. Nossa, tempos áureos esses mesmo. Viagem pra Disney? Nunca mais vi isso.

Fico imaginando como seria burocrático pra tirar foto com o Mickey hoje em dia. No mínimo, eles iam fazer cadastro do povo todo, contratar fotógrafo profissional, colocar as fotos num site... Porque também, vamos combinar, coitado no Mickey em tempos de câmera digital, né? “Tira uma. Ah, não ficou boa. Tira outra. Posso tirar mais uma?” Na época era muito mais simples. E dava pra tirar mais de uma foto também. Vantagens da câmera analógica, viu?

Pelo menos, os Noéis continuam lá firmes e fortes aturando criancinhas que pedem o mundo de presente e outras que choram à beça com medo dos pseudo-velhinhos. Aliás, deviam fazer uns trajes mais tropicais pros velhotes aqui do Brasil. Coitados, em pleno verão com aquela roupa toda! É muita maldade! Em tempos de aquecimento global então, nem se fala! Esse povo parece que quer mais é matar o velho de calor.

Falando nisso, qual a criança que nunca perguntou ao pai porque no Brasil não tinha neve no Natal? Quando a profª explicou no primário a relação entre as estações e os hemisférios foi muito esclarecedor.

Outra coisa que ninguém mais faz: mandar cartão de natal. Nem virtual! Chatão isso. Se bem que cartão de natal é aquela mesma coisa de sempre, né? “Feliz Natal e Próspero Ano Novo para você e sua família. São os votos sinceros de (coloque aqui o seu nome)”. Mesmo assim, é uma coisa triste. É a única oportunidade do ano de escrever a palavra Próspero! E de usas a palavra Votos, fora de época de eleição!

E as vinhetas da Globo? A cada ano mais sem graças! As do SBT esse ano estão muito mais simples, mais baratas e mais legais!

Nossa, Natal tem muita coisa pra comentar. Continua no próximo post com as coisas que as pessoas ainda fazem até hoje. Ainda bem (ou não, hehe!)


5 comentários:

  1. Haha, adorei o videozinho do Papai Noel! :P
    E definitivamente, o Brasil tinha que adaptar Natal pro nosso clima. Neve em pleno verão, affe.

    Bj.

    ResponderExcluir
  2. aaah eu odeio o que o Natal se tornou :~
    sincerameente.


    voltei à blogosfera! depois passa no meu blog :]

    beijoss.

    ResponderExcluir
  3. " É a única oportunidade do ano de escrever a palavra Próspero! "

    Morri de rir com essa!
    Parece frase pronta mesmo! "Feliz Natal e Próspero ano novo!" hahahah

    E eu até agora não vi nenhum papai noel o.O

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei com um certo trauma de Natal depois do ano passado, quando vi pisca-pisca- pela primeira vez esse ano quase surtei o.õ
    E sobre as musiquinha de natal, que versão horrorosa daquela da globo!!!!
    Feliz Natal e um próspero ano novo pra vces! hsuashuahsua

    ResponderExcluir
  5. Realmente. E a parte dos cartões de natal, então.. ;)

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?