quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Twilight - Versão Brasileira Herbert Richards

Certo dia, num desses encontros em que a gente assiste a um filme, come cachorro-quente e depois fica jogando conversa fora, o assunto em pauta era Traduções. Aí a Esther e a Adriana ficaram reclamando que a Lya Wyler, tradutora de Harry Potter, trocava uns nomes que não tinha nada a ver, e a gente falou das dublagens de Chaves que também trocavam tudo e a gente foi muito feliz mesmo assim e não sei como a discussão acabou em Crepúsculo (sério, era terrível. Por mais que eu já estivesse de saco cheio de discutir e de xingar e de falar sobre isso, sempre havia algo mais para acrescentar, e os assuntos, de alguma forma, sempre acabavam por desembocar na mesma esquina. Graças a Deus, isso passou).

Então, a gente começou a se perguntar como seriam os nomes dos personagens da saga do vampiro brilhante caso tivessem sido traduzidos de um jeito wyleriano e aí, como sempre acontece depois da mistura “cachorro-quente e Coca-cola” do lanche, a gente surtou. Pra não perder aqueles nomes supimpas, claro, a gente anotou tudo, porque, vou te contar, era um melhor que o outro.

Só que aí, muito tempo depois, eu fiquei rindo sozinha, lembrando disso pra escrever aqui pro blog, e, também em mais um desses acessos de criatividade loucura, pensei: “Mas e se além de traduzirem só os nomes, alguém fizesse uma versão totalmente tupiniquim dessa bagaça?”. O resultado desse surto, misturado ao outro de meeeeses atrás, você acompanha no post de hoje.

Twilight - Versão Brasileira Herbert Richards*
*Não que o Herbert Richards tenha alguma coisa a ver. O nome dele aí foi só pra chamar atenção mesmo.

Pra começar a versão brasileira de Twilight ia ser uma novela (sim, novela, porque brasileiro não tem dinheiro pra fazer filme, mas fazer novela é um negócio em que a gente semos bom).

Confira o elenco:

O trio principal

Eduardo Cunha (Edward Cullen): Fiuk

Ídolo Adolescente, já está acostumado à histeria das fãs e, ao contrário do intérprete americano, Fiuk adora paparicar as meninas. Se você notar bem, ele tem um ar meio vampiresco. Ia ser perfeito para o papel. Além de tudo, Fiuk é engraçado demais com aquele seus bracinhos de Tiranossauro Rex e ia dar muitos sustinhos na Bela, aparecendo do nada, igual seu pai fazia nos clipes. E se no original, Edward toca piano, Eduardo vai cantar "Demorei muito pra te encontrarr, agora eu quero só você" (tem tudo a ver, fala aí!).

Bella Cisne (Bella Swan): Sophia Abrahão
Sabe aquela mocinha que a gente não está nem aí e quer mais é que morra? A atriz que a interpreta tinha que ser uma menina bem sem graça pra dar veracidade à personagem. Eu acho até que ela é meio sebosa e parece fisicamente com a Kirsten Stewart também.

Jacó Preto (Jacob Black): Micael Borges
Se o Pasquim fosse 25 anos mais novo, não haveria dúvidas para a escolha do papel. Mas até que esse menino sem graça aí lembra o Taylor Lautner de longe e com cabelo comprido. Só tem que tomar uns anabolizantes que fica tudo certo.

Famílias Cunha/Cisne

Esmerada Cunha (Esme Cullen)- Bianca Castanho
Porque ela tem cara de Esmeralda e fez a Esmeralda do SBT.

Carlão Cunha (Carlisle Cullen)- Cláudio Lins
Tinha que ser um cara gente boa, mas assim meio apagadinho, que não tivesse uma beleza estonteante pra não tirar o brilho do protagonista (haha, juro que foi sem querer). O mais bizarro é que o Claudio Lins toca piano de verdade. E muito bem. (Alô, o pai dele é o Ivan Lins!) E a melhor parte é que ele fez par com a Bianca Castanho em Esmeralda!

Alice Cunha (Alice Cullen) - Monique Alfradique
Fofa, é só fazer o que ela sempre faz que a gente se diverte. Na versão brasileira, Alice sonha em ser apresentadora do TV FAMA e contar em primeira mão não onde os famosos estiveram, mas onde eles estarão!

Gaspar Cunha (Jasper Cullen) – Rafael Almeida
Ah, sei lá! Pode ser qualquer um!

Emerson Cunha (Emmet Cullen)- Kleber Bambam 
e Rosalinda Cunha (Rosalie Cullen) – Thalia
Emerson e Rosalinda serão o núcleo cômico da novela. Sonham em formar uma banda que tocará em trios elétricos, quase como uma versão do Calypso. Rosalinda terá sotaque espanhol e vai cantar "Rosalinda, ai amor!", enquanto Emerson ficará responsável pelas coreografias. Ele ensinará o Rebolation, a dança do "onda-onda, olha a onda" e a sua música preferida: a Dança do Vampiro.*
*Haha! Não falei que ainda ia encaixar isso em algum lugar um dia? Moleza! Gente, sério, vampiro no Brasil que não sacaneia Dança do Vampiro é um desperdício de piada pronta! E desperdício de piada é uma coisa totalmente anti-ecológica.

Renata Cisne (Renne Swan): Vera Fisher
Fará uma pequena participação somente no início da novela. Casada com jogador de futebol, se muda para o exterior e deixa a filha com o pai,

Carlinhos Cisne (Charlie Swan): Andre Dibiasi ou Kadu Moliterno
Será salva-vidas ao invés de policial, daqui a pouco eu explico o porquê.
*Percebeu que o pai do Edu é Carlão e o da Bella é Carlinhos, né?

E sem esquecer, lógico, do anjinho...

Renesmeralda Cunha Cisne (Rennesmee Cullen-Swan): Maísa
Tinha que ser uma criança bem irritante. E mais irritante que a Maísa não tem, vamos combinar. Entra só na fase final da novela. Por causa de sua ascendência vampiresca, apesar de parecer ter apenas 8 anos, sua perspicácia é de uma jovem de 28. Por isso, Renesmeralda perde a paciência com os amiguinhos da escola, que, para ela, não estão suficientemente avançados intelectualmente. Também com um nome desses, qualquer criança fica complexada...

Só complementando:
Na versão brasileira de Crepúsculo, os vampiros vão morar no Leblon e, ao invés de beisebol, vão jogar frescobol e futvôlei, na praia (já imaginou que irado vai ser a cena do frescobol em câmera lenta? Nossa, muito bom!). Mas só à noite pra não dar na vista. No Carnaval, desfilarão todos na Sapucaí e aí vão poder brilhar à vontade porque todo mundo vai achar que é purpurina.

E Carlão será neurologista de um hospital particular (porque novela do Manoel Carlos sempre tem um neurologista num hospital chique) e sua mulher trabalhará numa clínica de estética (porque em qualquer novela tem que ter uma clínica de estética também para servir de desculpa pra encaixar merchandising de produto de beleza). Numa cena de flashback, mostrará Carlão como cafeicultor influente, muito amigo do imperador D. Pedro II, inclusive.

O conflito Eduardo X Jacó também significará uma coisa meio Morro vs. Asfalto, já que Jacó e os Lobos serão do núcleo pobre da novela, e morarão no Morro Dona Marta, que agora tem UPP e está na paz.

Vilões:
Lauro (Laurent) – Lázaro Ramos
Um vampiro baiano, cheio de molejo e sotaque. Adora o som da banda dos Cunha em segredo.

Vitória (Victoria) – Karina Bacchi 
 e Tiago (James) – João Velho
Se fosse novela das 8, iam ser tipo Laura Cachorra e Marcus de Celebridade. Mas como vai passar de tarde, a dupla mau caráter só vai armar uma porção de planos mirabolantes para separar o casal principal, incluindo aquele clássico de dopar o mocinho e arrumar um jeito de a mocinha vê-lo na cama com outra, mesmo que o coitado esteja totalmente desacordado.

Elenco de apoio:
Escola
Maicon (Mike)
Jéssica (Jéssica)
Ângela (Ângela)
Thales (Tayler)

Lobos
Hélio Chamada (Embry Call)
Sérgio Águalimpa (Seth Clearwater)
Emília Jovem (Emily Young)
Clara Jovem (Claire Young)
Raquel (Rachel)
Jairo (Jared)
Lea (Leah)
Paulo (Paul)
Samuca (Sam)

E o meu preferido:

Peninha (Quil)*
*Parece nada a ver, mas tem lógica. Quil lembra Quill, que quer dizer Pena, que lembra aquele compositor famoso. Ha!

Ah, sim, quase ia me esquecendo. Além de vampiros e lobos, a novela contará com a presença de figuras mitológicas do folclore brasileiro como Saci Pererê e Curupira, sem falar na participação especial de Chico Anísio interpretando seu amado personagem Bento Carneiro, o vampiro brasileiro.

E pra finalizar: Lembra da cena do baile? Pois é, como no Brasil a gente não tem baile na escola, vamos adaptar para uma Festa Junina. Imagina só todos os vampiros vestidos de caipira, dançando quadrilha, pulando na hora do “Olha a coooobraaaa! É mentiiiraaaa”... Vai ser demais!!! Mas a melhor parte mesmo vai ser vê-los com os caninos pintados de lápis preto!!!!! Caraca, essa novela tá muito boa, pode falar, vai!

Fiuk versão Anarriê/Tititi

Não perca a estréia da versão brasileira de Crepúsculo, a sua nova novela das 17h! O elenco é todo ex-Malhação, mas é certeza que você vai se divertir muito mais que a novelinha da Globo e a saga original do vampiro brilhante juntos!

Uma realização TV Rádio Legal em parceria com a CNT
Colaborador: Jonas Rocha*
*Você viu que o horário é às 17h, hein, Jonas! Não pode ficar colocando aquelas cenas Xica da Silva, não!


Edit1(Nov/2011): Primeiro a Globo faz aquela dublagem que muda Edward pra Eduardo, agora o Thiago Santiago diz que quer fazer uma novela inspirada em Crepúsculo. Alô, galera! Direitos autorais, JÁ!
Edit2 (22/11/2012): GENTE! QUE BAFÃO! Minha pulguinha me contou que viu os intérpretes de Bella Cisne e Jacó Preto no maior amasso num hospital da Barra da Tijuca. E como a arte imita a vida e a vida imita a arte, mas nossa novela não se contenta em ser mera cópia da obra de Stephanie Meyer, na versão brasileira de Crepúsculo, BELLA CISNE NÃO FICA COM EDUARDO CUNHA, e SIM COM JACÓ PRETO!!!!! CHUPA ESSA MANGA!!!!! Agora a pergunta que não quer calar: Por que Bela Cisne teria ido se consultar em outro hospital que não o do Dr. Carlão? Estaria Bella grávida de Jacó? Seria Renesmeralda fruto de adultério??? Iriam todos eles fazer teste de DNA no Programa do Ratinho? Aguarde as cenas dos próximos capítulos. Obs. Alice Cunha mandou avisar que Bella Cisne e Jacó Preto jogarão futvôlei na praia esse fim de semana (de manhã, porque à noite, a quadra é dos Cunha).

15 comentários:

  1. Gente, eu juro que não tô exagerando, mas ainda não consegui parar de rir... ahsuhaushuashua....

    Já tava morrendo de rir com Esmeralda, Rosalinda, Kleber Bambam... o núcleo pobre vs. rico... mas quando eu vi a festa junina, pronto, ACABOUUUU! haushaushaushas...

    E é claro que o Bento Carneiro, o vampiro brasileiro, não podia ficar de fora! xD

    #OMG. #RiDemais com isso aqui! :D

    ResponderExcluir
  2. Huahauhauhauhauahuah
    Lisa, seus posts são ótimos! Cada um mais original e divertido que o outro. Quando eu li pelo reader, ontem de manhã, tive que espalhar no Twitter, porque eu ri demais.

    Fiuk tem mesmo cara de Edward. Essa Sophia eu devo ter visto meia vez, não sei se ela tem a "cara de nada" da Bella.
    Bianca Castanho e Cláudio Lins ficam bonitinhos juntos, hauhauha.

    Agora, Kleber Bambam e Thalia foi ótimo! Morri de tanto rir.
    E "Renesmeralda" também! Tadinha... A Renesmeé é fofa. Já viu a atriz que vai interpretá-la que gracinha? Não é robotizada feito a Maísa.

    "Hélio Chamada", "Sérgio Agualimpa", "Peninha"? Morri de novo!
    E claaaaro que o James tinha que virar Tiago! Huahuahauh

    Mas oh, eu colocaria o Daniel Aguiar na história, porque ele fez um vampiro muito gato na novela da Record. E sabe que com o cabelo grande ele daria um bom Carlão?

    Faltou explicar por que o Carlinhos vai ser salva-vidas e não policial. Deve ter a ver com o Leblon, praia e etc, né?

    ResponderExcluir
  3. Elisa, você viajou muitooo
    huahuahuahua
    Caraca, ri mto ^^
    Suas piadinhas então foram o brilho do post: dança do vampiro, "aí eles vão poder brilhar na sapucaí" huahuahuahua cada piada sem graça mas que vc ri de tão sem graça que é huahuahua
    Ai ai
    só não entendi como os vampiros vão jogar frescobol na praia. Eles não vão "brilhar" no sol? (ou morrer?)
    ^^'
    Amei
    Esse dia que a gente ficou traduzindo os nomes foi mto engraçado ^^
    Bjs pra vc

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHAHA!
    Mto bom! Só nao pode ter os mesmos efeitos da novela Mutantes da record, né? hsahushuahuhsuauhsa
    beeijo, li

    ResponderExcluir
  5. rilitros kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    pow não dva apra ser o Pasquim não, ele é muito cabeludo pra ser lobisomen do crepúsculo...
    vc se superou com essa história da novela hsuashaushuashuashuahsuahsua

    ResponderExcluir
  6. Ai meu Deus!!!!

    Seus textos são os melhores, definitivamente!!! HAhahahahaha

    Eu tenho absoluta certeza de que essa novela ia fazer muito mais sucesso.... melhor vc patentear essa ideia antes que roubem!!!


    Adoreiiii o texto!

    ResponderExcluir
  7. O Fiuk tem totalmente a cara de Vampiro adolescente! perfeito para o papel.

    Eu detestava esse cara que será o jacó Preto (que nome péssimo! kkkk) quando ele fazia Malhação. Muito velho para fazer mocinho de novela supostamente adolescente, mas até que parece com o Taylor Lautner rs

    "Renesmeralda" foi ótimo! kkkkkkk

    Esse negócio dos Vampiros no Leblon não iria dar certo, a praia ia destoar deles. Imagina o Eduardo brilhando lá? Ia ofuscar a Bela. Outra coisa, acho que o nome da Bella tinha que ser traduzido para Bel ou Bebel. Sempre tem esses apelidos nas novelas do Manoel Carlos.

    Post original! Só devo ter perdido um monte de piada por não conhecer os personagens da série.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Hahaha mto bom!

    Gostei também do elenco, vai ser legal trabalhar com esse nível de celebridade.

    Vai ser a primeira novela do Manoel Carlos sem Zé Mayer pq o Fiuk ficou com medo dele pegar todas as meninhas rs

    E a abertura? Vai ter Tom Jobim, é claro. Ele vai cantar Bebel em referência a personagem Bella, que como disse o Felipe, todas as novelas do Maneco tem esses apelidos.

    PS: Fabíola Reipert me disse que o Manoel Carlos ficou com trauma de Helenas depois da última atuação de Taís Araújo

    ResponderExcluir
  10. HAHAHAHAHAHAHA

    Bom demais!

    "Um vampiro baiano, cheio de molejo e sotaque. Adora o som da banda dos Cunha em segredo." Essa foi ótima! rsrsrs

    Vai ser um grande SUUUCESSO! :D

    ResponderExcluir
  11. Ai!!! Morri de rir! Não sei nem dizer direito o que foi mais engraçado. De onde cê tira tanta bobagem? kkkkk
    O Fiuk é PERFEITO para o papel de vampiro. Cara de morto ele já tem!
    O Emerson e a Rosalinda-ai-amor também são ótimos. Mas nada perde pra Maísa. Será que você descobriu toda a verdade por trás dessa garota? Dizem que ela é um robô... dizem que ela é um ET... mas você pode estar certa! E se ela for um vampiro? (E a platéia faz som de Ohhhhhh!)

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  12. Elisa do céu!

    Ficou hilário!
    Adorei a escolha do elenco!!!

    Quase chorei de rir da 'tradução dos nomes dos personagens'.

    A Coca-cola que vc tomou estava batizada, só pode.

    Adorei!

    Bjins

    ResponderExcluir
  13. Lisa, já tá sabendo dos rumores de que o Tiago Santiago roubou sua ideia?

    http://livrosemserie.com.br/2011/11/09/sbt-pode-ter-versao-nacional-de-crepusculo/

    Você vai se assustar com tantas mentions quando entrar no Twitter. Li a notícia, lembrei de você na mesma hora e "mandei" todo mundo vir aqui ler haha

    ResponderExcluir
  14. Será que eu posso sonhar em ver minha ideia na TV? Tiago Santiago é meio pirado com esse negócio de sobrenatural, e tb fazia umas novelas bem Manoel Carlinas. E analisando o elenco, tirando o Fiuk e o Lázaro Ramos, o resto até que está bem ao alcance do SBT contratar.

    Direitos autorais JÁ!!!!

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Vim parar nesse post por culpa da Cíntia, que postou o link no twitter dela.
    Morri de rir com as traduções dos nomes, das situações e tudo o mais. Ficou muito engraçado ><

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?