domingo, 5 de fevereiro de 2012

1, 2, 3, Inútil!

Olha que coisa mais gracinha, gente! O Inútil completando 3 aninhos de vida!

O Inútil é o meu filhote. Nasceu no dia 05/02/2009, fruto de uma relação de muita paixão com a palavra escrita e uma saudade enorme guardada no peito. Mas não pense que ele surgiu assim, depois de uma noite e nada mais. Devem ter sido uns 9 meses de gestação da ideia até a coragem de vir aqui e começar com o primeiro post.

Recentemente, ele completou 150 posts, mas não fiz postagem especial, porque prometi a mim mesma só fazer um post desses novamente quando o blog completasse 200 posts (achei melhor aumentar os espaçamentos de "programas especiais"). O que, fazendo as contas (temos uma média de um post por semana, o ano tem 52 delas), só deve acontecer no início do ano que vem. Aí a gente vê se faz aquela brincadeirinha de escolher os posts preferidos de novo e colocar o nome do povo no telão.

Ao longo desses 3 anos, escrever se tornou muito mais do que um hobby. É uma necessidade. Na verdade, sempre foi. Por isso a criação do blog, aliás. Acontece que o Inútil potencializa essa minha carência pela escrita. E eu realmente fico bem pra baixo quando não consigo escrever pra cá. Porque eu me divirto muito com o blog. É algo que me faz feliz, me completa. Como a maternidade para algumas pessoas, talvez.

(Quem tinha um bichinho Parmalat levanta a mão \o/. Eu tenho o Leopardo e a Girafa...)

Se você ficou traumatizado com a mudança de layouts de todos os grandes portais em 2011, relaxe. Aqui no Inútil, tudo continuará no mesmo lugar. As alterações que tinham pra fazer eu fiz no ano passado mesmo, alguns ajustes no sistema de comentários.

Durante um tempo, pensei realmente em adotar o Disqus, mas tenho muita resistência a ele porque dependendo da capacidade de processamento do PC ou do proxy utilizado, pode acontecer de ele demorar a carregar ou mesmo nem abrir a página de comentários. No mais, o blog é pequeno, acho que não tem necessidade de implantá-lo tão cedo.

E principalmente, a mãe do Inútil sou eu e eu é quem decido como devo criar o meu filho.

O que não quer dizer que eu não ache que ele deva se socializar.

Por isso, fiz aquela enquetezinha ali do lado para descobrir se o sistema de comentários estava dando conta do recado. Graças à denúncia da Roberta, eu descobri que não estava, e voltei para o esquema antigo de liberar os comments pra todo mundo, só que com aquelas letrinhas chatas (desculpa!) para evitar os spammers, mesmo correndo o risco de aparecer um Anônimo desaforado. Ao contrário do Felipe, que adora um barraco no blog dele, acho melhor meu filhote não se misturar com essa gentalha (os Anônimos barraqueiros, não o Felipe).


O Inútil vem cumprindo aquilo que prometeu desde lá o primeiro post há exatos 3 anos: falar de coisas sérias de um jeito descontraído, falar de coisas bobas de um jeito sério e tirar um monte de poeira da memória no meio de tudo isso.

O blog está crescendo aos poucos, conquistando seu público devagar, e sem precisar tomar hormônios, nem vender a alma pra ninguém. Se você quiser promoção pra ganhar presente no aniversário dos outros, é só dar uma passada no Guanabara porque lá está cheio!

(E a outra parte da verdade disso tudo é que eu não tenho nada pra dar, nem criatividade, nem paciência suficientes para esquentar minha cabeça com essas coisas. Parabéns a quem tem, aliás!).

Aniversário Guanabara, ninguém fica parado,
Tem novidade todo dia e promoção pra todo lado

Pois é, isso aqui é o Inútil Nostalgia, acho que as pessoas lêem paradas sim, só tem novidade uma vez por semana, e não rola nenhuma promoção. Sinto muito.

E mesmo não dando nada pra vocês, fico feliz de ver que o blog tem sua parcela de reconhecimento e já virou referência e influência para alguns blogs amigos (principalmente quando o assunto é o tamanho dos posts, rs!).

É muito legal ver que as pessoas têm paciência e disposição para ler os posts gigantescos daqui. E ver elas próprias fazendo mini-posts-gigantescos nos comentários. E depois elas mesmas aumentando a quantidade de caracteres nas próprias postagens “locais” (haha!). Porque mini-posts-gigantescos nos comentários são sinônimo de reflexão. E seu o meu humilde blog fez você tirar um tempinho para puxar uma história da lembrança e colocar um pouco a mão na consciência e elaborar sua própria opinião sobre o assunto, eu me sinto muito honrada, de verdade. Pra mim, isso significa mais sucesso do que 100 seguidores fantasmas.

Esse exercício de refletir para escrever não é exclusivo de vocês. Eu também tenho que botar a mão na consciência e pensar muito antes de postar, para que o argumento fique o menos falho possível. (Não se enganem. Quando eu escrevo, sei muito bem o ponto fraco do texto e fico só me preparando para a réplica nos comentários, caso aconteça - o que, pra falar a verdade, quase não acontece.) Mas, como dizia, ao parar para escrever, percebo que, ao final do texto, EU TAMBÉM acabo com uma ideia muito mais definida e mais ampla sobre o assunto do que no início dele. Penso em hipóteses que não havia pensado antes e às vezes até mudo de opinião sobre a "tese" que pensei em defender. E as contribuições da caixa de comentários acrescentam muito ao debate. Me fazem enxergar um outro lado, por mais que tenha me cercado ao máximo dos "contra-argumentos".

E o mais legal de tudo é ver que os leitores que acompanham o blog lembram imediatamente da mãe dele por conta de alguma idiossincrasia postada aqui e fazem questão de me avisar sobre qualquer novidade relacionada.

É aí que eu vejo como eu estou ficando uma pessoa previsível, rs! Brincadeira! É aí que eu vejo como vocês são mais que leitores: são amigos! E é aí também que eu fico ainda mais feliz de ter “dado à luz” ao Inútil há 3 anos. Porque ele me proporciona conhecer outras pessoas INCRÍVEIS como vocês. Pessoas inteligentes, engraçadas, interessadas e interessantes, e que eu não conheceria se não fosse por intermédio deste simplório meio de comunicação.

Agradeço mais uma vez o carinho de vocês. E a gente se encontra semana que vem nesse mesmo bat-horário, nesse mesmo bat-canal.

Que venham mais muitos posts por aí, e se preparem porque eu acabei de terminar a faculdade, e nessas fases de transição, eu fico mais nostálgica do que nunca.

E vamos aproveitar para escrever idéia, jóia, heróico, anti-social e abusar dos tremas porque esse é o último ano de transição da reforma ortográfica.

Abs,
Lisa

8 comentários:

  1. Que lindo! Parabéns pro Inútil :D Eu acho que, além da eleição dos melhores, deveria ter festinha com brigadeiro.

    Realmente, os seus posts são referência de tamanho, haha. E são os únicos posts gigantes que eu leio (tirando os meus, quando chegam a esse nível).

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Por que a Cintia copiou o meu comentário que estava na minha cabeça?

    Viva o inútil! (Com todas as suas conotações! hahaha)

    Eu sei como é esse negócio de promoção. Também acho que não vou fazer promoção nenhuma nos meus blogs. Pelo menos não por um bom tempo.

    Ahhh, seus posts são os únicos posts gigantes que eu leio. Tenho uma estratégia: Eu começo sem olhar o tamanho dele, fazendo de conta que é pequenininho. Aí quando eu vejo, já terminou, porque você escreve bem ;)

    Beijo ;)

    ResponderExcluir
  3. Eeeeei, PARABÉNS!!!

    Vida longa ao Inútil Nostalgia, um dos blogs mais que legais que leio :) Com seus posts gigantes, talvez, mas fáceis de ler, de entender e de curtir.

    "Acho melhor meu filhote não se misturar com essa gentalha"
    Com certeza, essa era a minha política qdo eu ainda postava no meu blog... :P

    E meus leitores, coitados, também precisavam do Guanabara se quisessem ganhar promoção, haha... não levo jeito pra essa parte da coisa! ;)

    Enfim! Parabéns pelos 3 anos. Que venham mais! ;)

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Lisa, parabéns pelos 3 anos do seu filho! hehe

    O Inútil é um dos blogs mais legais com os quais tive a sorte de me deparar (e, honestamente, não tenho a menor ideia de como vim parar aqui. Mas fico muito feliz por ter aparecido!). Adoro a maneira como você faz exatamente o que se propôs a fazer ao criá-lo: " falar de coisas sérias de um jeito descontraído, falar de coisas bobas de um jeito sério". É por isso que gosto tanto.

    É um prazer ler e comentar seus posts, mesmo que nem sempre eu concorde com o que você diz, né? (Mas, hm, talvez isso aconteça de vez em nunca. Talvez eu sempre seja influenciada. Ah, não. Não quero ser influenciável hahaha)

    E muitos anos pela frente, com posts tão legais quanto esses cento e tantos.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Hoje vai ter uma festa... Bolo e Dollynho, muitos doces pra você, é o aniversário do Inútil, vamos comentar e muitas coisas escreveeeer ♫
    (finge que não teve isso! haha)

    Parabéns ao Inútil pelos seus 3 anos de vida (que foram/são muito úteis :P)! Espero que tenha mais muitos e muitos posts pra gente ler! E que você se realize ainda mais dividindo suas experiências, pontos de vista, novidades, bobeiras... Porque com certeza a gente se diverte lendo :D

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo carinho de todos! Eu e o meu filho ficamos lisongeados de receber vocês aqui nessa pequena reunião de amigos.

    @Cintia Se tiver festinha, vc vem? rs

    @Annie Adorei a história da estratégia (Em inglês: Strategy; Em francês: Stratégie; Em alemão: Strategie; Em grego: στρατηγική...) Adoro seus comentários "cults" e "jurídicos" aqui no blog.

    @Fernanda, que milagre vc por aqui! Não quer entrar e tomar uma xícara de café? Rs Sei que sua vida anda meio atribulada e que vc largou o teu blog (snif, snif), mas não some do Inútil, não, ok?

    @Fê Também não sei como vc chegou aqui, rs! Mas fico feliz que tenha chegado. Não precisa concordar com tudo o que digo. A parte mais legal da discussão é quando aparece algum outro ponto de vista diferente. É um prazer recebê-la por aqui tb. Abs!

    @Roberta Hahahahaaha! Ainda bem que eu liberei os comments pra vc, senão, não ia dar pra ler esse comentária superlegal que vc fez! Adoro que vc aparece aqui!

    Só tenho que pedir desculpas antecipadas, porque não tem post programado pra semana que vem. O trabalho tá tirando o sangue. Só voto a ter vida daqui a uns 15 dias.

    Por isso, o clima de festa por aqui dura enquanto vcs quiserem. Quem quiser, pode continuar com os comments.

    Bjs
    Lisa

    ResponderExcluir
  7. Mas é claro que eu vou! Você não sabe que eu adoro arranjar desculpas pra viajar pro RJ?

    ResponderExcluir
  8. Brigadeiro? Onde? Também quero!!! Hahahaha

    Lisa,
    Mega parabéns pelo Inútil que é muito útil para seus leitores e para os não-leitores também.
    Adoro sua nostalgia que reflete toda aqui no seu filhote, é ótima!!!
    E que o Inútil viva muitos anos, e você também, claro!

    PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?