domingo, 26 de fevereiro de 2012

UPP: Pop em dose dupla (2)

Conforme o prometido, a UPP: Pop em Dose Dupla volta com sua segunda parte, fazendo um apanhado da discografia dos irmãos apresentados no post anterior. A ideia é fazer uma espécie de guia, comentar um pouco o contexto dos discos, alguns versos preferidos e zoar um pouquinho também porque ninguém é de ferro. Ah, sim, como a fofura é uma marca registrada dos dois (não, não é o biscoito. Esse é do John Smith), a UPP aciona o ALERTA FOFURA!!! para comunidade já saber de antemão as canções que dão vontade de apertar a bochecha mais próxima.

Esta es mi vida
Em seu disco de estreia, JyJ abusam das baladas, deixam claro a influência no gospel e, acho eu, até reciclam parte do trabalho de quando tocavam na igreja.

Espacio Sideral: Quisiera ser un super héroe y protegerte contra el mal. Regalarte la Vía Lactea en un plato de cereal. Uma canção sobre ponto fraco do Superman, com algumas metáforas de comida. Fofa, e muito legal. Tem versão em inglês também (Outterspace), mantendo até as brincadeiras com o papá, mas em espanhol, é tãããão mais legal (sim, eu estou falando com você, Cíntia, rs!).

Llegaste tú: A primeira música composta pelos irmãos. Uma das canções que eu acredito ter sido composta originalmente num contexto cristão. Um dos maiores sucessos do disco. Também tem versão em inglês (And there was you).

Ya no quiero
: Essa é pra se empolgar e cantar alto. Joy arruma a clássica caixa de lembranças do ex e põe pra fora tudo o que estava engasgado até então. Ya no quiero ver tu foto en mi buró, Vete que ya te tengo olvidado en un cajón, Y todo este tiempo te he mentido, Pues tus besos no son lo mejor Ui, doeu.

Volveré
: Outra para gritar bem alto no refrão. Sobre sentir saudade de casa e voltar para o local de origem. Voooooolveré, consciente de donde estaré, tu eres mi lugar. Vooolveré, nada me dentendrá, contigo quiero estar. Tchu-chu-tchu-tchu.

Esta es mi vida: Para cantar quando estiver com raiva do mundo e quiser mandar o recado: “A vida é minha, você não nada a ver com isso”. Essa letra é toda boa. Síiiiiiii, esta és mi vida. Síiiiiiii, y así me moriré.

Também valem a pena:
Nada podrá, Dulce melodía, Mi sol, Cielo Azul: Romantismo puro, letras bacanas, metáforas com música e mais elementos do espaço sideral. Aposto que todas elas eram originalmente cristãs. A segunda e a terceira entraram na trilha da Bela, a feia


Para escutar, basta acessar.

Electricidad
Se no primeiro disco a dupla apresentava repertório praticamente acústico, desta vez, Jesse y Joy ligam os instrumentos na tomada para fazer um som mais elétrico. Quase todas as letras giram em torno dos temas: luz, estrelas, eletricidade, energia... Mas as baladinhas ainda têm seu lugar garantido no CD, e estão melhores ainda. Os irmãos parecem se divertir como nunca nesse álbum que podia ser a trilha sonora do final de Lost.

Electricidad: A canção que abre o disco e dá nome a ele, Electridad vai brincando com todas as palavras relacionadas ao tema: luz, brilho e universo. Gosto de chamá-la de Melô do Apagão. Em Luna, mi satélite de amor, luna, solo brilla para dos, a gente encara a parte da lua brilhar como argumento poético, mas só porque a Joy mostrou que foi pra escola e acertou que lua é satélite.

Adiós: Duele no tenerte cerca, duele no escuchar tu voz, duele respirar tu ausência pero, me duele más decirte adiós. Sofrida como um adeus, ela gruda na cabeça e tem ôoos dignos de música pop. Foi uma das músicas de trabalho do disco.

Chocolate
: ALERTA FOFURA!!! O ministério da saúde adverte, o conteúdo dessa música pode dar vontade de comer chocolate imediatamente. No entanto, o ministério também alerta que o seu nível de serotonina vai aumentar antes mesmo de ingerir o doce. Muito, muito, muito boa! Tão gostosa quanto chocolate, a canção compara o sentimento de estar apaixonado com o melhor do vocabulário culinário. Se você não colocou pra tocar nenhuma das músicas indicadas até agora, essa daqui vale uma mordidinha sem medo de ser feliz. Atenção: O clipe dá vontade de comer.


Si te vas: Essa é pra você que reclama, reclama, reclama, mas sabe que não vive sem aquela pessoa especial.  Ela conta o fim do filme, estala os dedos, roí unha, bagunça o seu cabelo, mas... “Cómo vivir sin defectos?". As guitarras elétricas e os “uuuuuhhhh”s do Jesse dão um toque final. Outra pra cantar o refrão gritando. SI TE VAS MI VIDA, QUE SERÁ, SI NO ESTÁS MI ALMA EXTRAÑARÁ, TU IMPERFECTA PERSONALIDAD, QUE ME DESESPERA, Y QUIERO MÁS Y MÁS

Nada es mejor: A música é simples. E não tem nada de muito inovador. Mas é inegavelmente divertida e com uma letra bem mais legal do que a maioria do pop das rádios. Aqui a poesia gira toda em torno das comparações de fogo e paixão (relaxa, não tem nada a ver com o clássico brega do Wando – #DescanseEmPaz!). Adoro animação do povo no final da música. Ó o refrão como é bacana: Prende fuego en mi interior, Consume lo que causa dolor, Porque nada nada nada es mejor, Que tu amor quemando en mi corazón 

Invisible: Si me pudieras conocer, Si vieras dentro de mi ser, Talvez podrías comprender, Que no soy invisible, Ojos que no ven, Un corazón que quiere ser, Pidiendo a gritos que no ves, Que no soy invisible. A letra diz tudo. Sofrida como amor platônico, essa é para todo mundo que ainda não encontrou um Michael em sua vida. Que música boaaaaa!!!!

Es Amor: Já brincou de Perfil? O que é o que é? Então tentar adivinhar a palavra secreta pelas dicas: Fluye como el agua, calienta como el sol, Mágica palabra, grande como Diós. Tá, a resposta está no título. Mas é bonitinha essa música sobre “como dizer que se está apaixonado”.

Por siempremente
: ALERTA FOFURA!!! Não tem como resistir a um refrão que começa a colocar o sufixo “mente” em todas as palavras, inclusive as que já são advérbios. Mas o melhor mesmo vem é na ponte: Cada que día contigo es un regalo sorprendente, Lunes a Domingo siempre estás presentemente, Eres justamente mi delirio, mi mejor mitad, Sabes, me conoces, me convences tiernamente, Tienes ese algo que te hace diferente, Cuando estás conmigo, Aun de mi me olvido y quiero más de ti

Quedate: Baladinha clássica do tipo “não, não me deixe mais”. Bem boa! Quedate, quiero prenderte a amar, desnudar, mi corazón, sin condición.

10 mil vidas: ALERTA FOFURA!!! Não, esta não é a musica que foi para trilha de Eclipse. Mas bem que podia ser. Sente só o refrão: Esta simples vida es corta, no me alcanzara, para amarte necesito 10 mil vidas más. Mas a música é fofa demais, o filme não merecia (apesar disso, a que entrou na trilha de verdade é bacana, mesmo assim). Minha parte preferida é: Aunque tenga 80 o 103, quiero una y otra vez, compartir momentos, dejar crecer, un eterno amanecer (putz, olha só esse último verso, já anunciando o próximo filme da franquia!)

Nuvem de letrinhas

Também valem a pena:
Nuevo Día, Una y outra vez, Sublime, Nunca Dije No: As duas primeiras trazem mais metáforas com sol, luz, energía, etc. A terceira é do tipo fofurinha e a última é Jesse y Joy com um pé no rock’n’roll.

Para escutar, basta acessar. As faixas bônus já estão linkadas para o Youtube. Mas tem tudo lá, na verdade.

¿Con quién se queda el perro?
Neste CD, a dupla entrega mais uma dezena de canções bacanas, melodiosas, com letras acima da média e nível de fofura elevado. Dessa vez, eles honram suas origens latinas e acrescentam uma pitada de música regional à mistura pop dos dois. E ficou ótimo!!!! É o meu preferido até agora.

O nome do disco surgiu de uma decepção amorosa vivida por Joy. Além de toda a dor da separação, ela ainda teve que encarar aquela pergunta que assola muitos ex-casais: “Com quem fica o cachorro?”. É por isso que agora ela só cria gatos.

Obs: Adoro o conceito da arte do disco toda feita nesses "desenhos". Na capa, o cachorro está ali atrás.

Aqui Voy: Uma música sobre ir levando a vida e seguir em frente, mesmo quando a gente não tem dinheiro, desafina ou esquece a letra da música. Extremamente divertida, é um dos carros-chefes do disco. Rolou um viralzinho com o povo (e alguns artistas da Televisa – eu falei que eles eram queridinhos de lá) cantando a primeira música de trabalho (Me Voy – mais sobre ela depois), aí eles gravaram uma versão especial (com mariachis - sim, aqueles caras bigodudos que fazem serenatas – e tudo), agradecendo a força. Bacanuda a canção.

Como no: Quem ouve sem prestar atenção, acha que é mais uma declaração de amor em forma de música. Mas na verdade é uma canção do tipo “Sai da minha frente, seu safado!”, só que bem racional. Muito boa essa. Como no, como no, como no, Para mis ojos no hay otra mujer, Como no, como no, como no, Amor yo nunca te lastimaré, Sin ti yo, sin ti yo, sin ti yo, Que facil que es decir, Jurabas que sin mi te moririas, Explicame por que sigues aqui

¿Con quién se queda el perro?: Minha música preferida e que dá nome ao disco, a canção conta a história comum a muitos casais na hora da separação. Se a partilha de bens não é nada fácil, imagina só decidir com quem fica o cachorro, uma lembrança latente (desculpe, eu não resisti) daquela relação que não deu certo? A letra é toda boa, mas meus versos preferidos são o refrão: Antes de que echemos las maletas a la calle, Y convertirnos en extraños muy cordiales, Y bajemos el telón, Si tú te vas y yo me voy, ya no hay más remedio, Si tú te vas y yo me voy, esto ya es en serio, Si tú te vas y yo me voy, ¿con quién se queda el perro?; e a ponte: Si quieres llévate el Picasso, que al cabo es una imitación, Y dime quien se queda con los restos de este amor.


¡Corre! – Se você ouvir essa música e ficar com a sensação de que ela TINHA que ser tema de alguma novela, fique tranquilo, ela já o é. A primeira baladinha sofrida do disco embala o casal de La que no podía amar. A música está bombando nos países de língua hispânica e já passou Ai se eu te pego nas paradas. O clipe é bem dramático e conta com a participação dos atores da tal novela. Minha parte preferida é quando canta Tú... El perro de siempre, Los mismos trucos, Ya... Ya me lo sé  e aí aparece uma briga de cachorros.

Gotitas de amor: ALERTA FOFURA!!! Mais do que “Rosas são vermelhas, violetas são azuis”, a dupla consegue fazer uma música inteira (e muito fofa) comparando o cultivo do sentimento amoroso ao crescimento de uma florzinha. Tengo que decirte que te amo, Quiero que florezca nuestro amor, Y crezca esa florecita de tu mano, En la tierrita de tu corazón, Y lluevan gotitas de amor Tem como não amar?

La de la mala suerte: Mais uma baladinha para coleção, é a nova música de trabalho da dupla, com clipe a caminho. Gente, esse ex-namorado dela devia ser o próprio cachorro! Juntando dois e dois, desconfio seriamente que o safado traiu a menina. Sério, acho que essa é a mais sofrida de todas.

Quiero que me quieras: Tipicamente lado B, a música tem ritmo forte, marcada por violão, metais e palminhas atrás. O mais legal da letra é como a segunda parte retoma e complementa elementos da primeira. O refrão é bem chichetudo.

Veneno: Sabe aquela história de “O teu gosto não saiu da minha boca”? Se for de uma terceira pessoa, cuspa fora, porque é veneno!!! Beso sus labios y me saben a ti, Estando con el quiero tu nombre decir, Como resistir si es tanto lo que duele, El veneno de tu amor

Me Voy: Embora seja uma das faixa de despedida do disco, também foi aquela que deu as boas vindas a ele, por ser a primeira música de trabalho do mesmo. A letra conta mais uma relação que não deu certo, compara o ex a lobo mau e manda um breve juridiquês no pré-refrão. Adoro essa música. Prova de que a música pop pode ser bem feita e grudenta ao mesmo tempo. Tem um clipe feito com fãs, e outro oficial do mesmo diretor de Chocolate (não tem nada a ver com a letra, mas é bem maneirinho).

Me quiero enamorar: Depois de descobrir traição, separar, perder o cachorro, xingar e chorar o fim da relação, finalmente Joy está pronta para outra e pensa até em se apaixonar de novo. Quiero que mi corazón intercambie su lugar con el de alguien especial, Quiero despertar, te quiero encontrar y me quiero enamorar. Mais uma pro time das canções fofurinha.

Perfecta: Se escrita há 10 anos, é certeza que tinha entrado na trilha de qualquer versão da Betty, a feia (principalmente a versão mexicana, tendo em vista afinidade dos dois com a Televisa). Adoooro essa música. Fofurinha demais. Ó o refrão como é legal: Cierra los ojos y ve tu belleza interior, No tengas miedo de ser el tesoro que esconde el sol,Y oh, oh, oh...oh, oh, oh, Perfecta te hizo Dios

Una en un milion: ALERTA FOFURA!!! Essa música é muito, muito, muito fofa!!!! Toda a letra é muito legal. Olha: Si te duermes viendo la televisión, Me acuesto a tu lado y nos cubro a los dos, Cuando te esté resfriado lo curo con, Jugo de naranja y doses de amor. No refrão tem a tradicional comparação com comida. No hay, no hay nada mejor, Eres la crema del café, és la cereza del pastel…. No, no hay, mejor sensación, eres el agua de la té, té, té, té, por ti soy una en un milion. Uma delícia de canção. E essa não mata.

Outra nuvem de letrinhas

Também valem a pena: Me llora el cielo, Tú mi poesia: A primeira é puro chororô. E a outra tem o Jesse cantando. Até que ele não faz feio, não. 

Para escutar, basta acessar. As faixas bônus já estão linkadas para o Youtube. Mas tem tudo lá, na verdade.

Extras
Esto es lo que soy: Composta especialmente para a abertura da novela Las tontas no se van al cielo, é óbvio que a música foi baita sucesso. No primeiro capítulo, toca praticamente todo o primeiro CD deles, aliás (sério, a Televisa ama muito eles!!!!). Mas a música é muito legal, e a letra é bem bacana. Adoro esse refrão que ensina os objetos da casa em espanhol.  Lo que quiero es un amor, Que sepa que no soy alfombra ni escalon, Con dignidad y conviccion

Sapo Azul: ALERTA FOFURA!!! Antes de tudo uma explicação: Em espanhol, o Príncipe Encantado, na verdade, é Azul. Se alguém souber por que, me avisa. Mas o que interessa é que essa música sobre a busca pelo Príncipe Azul é uma gracinha. Mi principe azul, no se si eres tu..., El feo, el guapo, el gordo, el flaco, nada de eso es necesrio, Tu... Mi sapo azul.

Por hoje é só. Espero que tenham gostado da intervenção musical da UPP. As músicas de hoje você levam de dever de casa para comentar depois. Até a próxima.

Nossa, nossa, assim você me mata.

4 comentários:

  1. Gosto muito de Espacio Sideral: Jesse Y Joy *-*


    att,
    http://www.just-livros.blogspot.com/
    Tem Promoção no Blog!

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar deles! São muito bons! No geral adoro músicas em Espanhol...
    Aliás, adorei Nuevos Recuerdos que eles cantaram na vinheta de fim de ano da Televisa. Também teve a presença de Anahí e outros que fizeram parte do RBD, que já li algo sobre eles por aqui tbm e creio que você não goste... Mas concordo, a chamada é mil vezes melhor que a da Globo, e ainda aparece os artistas realmente de peso da emissora e não os do momento na frente dos melhores.
    ótimo post deles, bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo! Então, na verdade acho o RBD divertido. Acho até importante que se tenham figuras como RBD na música pop, mesmo que a gente saiba que no fundo aquilo não tem muito futuro, desde que a proposta seja assumidamente comercial e que as músicas sejam legais. Requesitos que o RBD preenchia perfeitamente. Acho até que seus integrantes são muito talentosos! Alguns mais para teledramaturgia do que para música, tanto é, que a carreira de todos eles anda indo muito bem, obrigado, mesmo depois do fim do grupo. Mas enfim.

      Que bom que você gostou do post e também gosto muito de músicas em espanhol (já que vc falou na Anahi, acho ela muito carismática, mas preferia ela dentro do grupo)! É uma pena elas não chegarem aqui no Brasil. Agora, só uma coisa: da próxima vez, pode comentar fora do anonimato. Não tem nada que sentir vergonha. Seu comentário foi ótimo.

      Abs!

      Excluir
  3. Caramba!!! Não sabia que você curtia esses dois, eu adoro o trabalho deles!
    E esse post tá incrível!

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?