segunda-feira, 7 de julho de 2014

Querer e poder

Existe um ditado muito famoso que diz que “Querer é poder”. A frase reforça que a possibilidade de alcançar nossos objetivos só depende de nossa vontade e que a determinação abre todas as portas. E ela é muito bonita.

Só não dá pra dizer que sua recíproca é verdadeira. Porque nem sempre “Poder é querer”.

Durante toda a minha vida, e especialmente nos últimos tempos, tenho escutado uma palavrinha forte e cheia de significado: “potencial.”. Chega a ser engraçado o quanto de vezes que ela tem se repetido ultimamente.

E mesmo quando não aparece claramente (“Você tem potencial”), existem variantes que querem dizer praticamente a mesma coisa. “Você leva jeito”. “Você ainda vai longe”. “Você vai ser grande”.

E isso não seria problema nenhum se o fator “Poder” embutido na palavra “Potencial”, estivesse tão distante da vontade embutida na palavra “Querer”.

Sabe quando, por mais que o mundo te diga uma coisa, você sente e sabe lá no fundo que ele não tem ideia do que está falando? Sabe quando você não se imagina desse jeito que o tal “potencial” te projeta?

Só porque você é bom em algo, não significa necessariamente que você goste. Ou pelo menos que ame a ponto de não largar nunca mais. Ou que deva trilhar o caminho que todo mundo espera.

Talvez você só seja dedicado. Ou tenha facilidade de aprender. Não necessariamente que leve jeito ou que sirva para tal atividade.

Já desperdicei meu “potencial” algumas vezes. Porque no fim do dia por mais que me dissessem que eu “podia”, eu não “queria”. E se não tem motivação, vontade para continuar, não pode, não dá.

Sei que quando fiz essas escolhas, talvez tenha decepcionado algumas pessoas que esperavam muito mais, ou que esperavam outra coisa, muito maior.

Não sou uma pessoa de muitas ambições. Acho até que, com todo esse meu “potencial” eu deveria ser. Mas eu só quero ser feliz. E, na minha opinião, essa é a maior ambição que se pode ter.

Mas posso garantir que, todas as vezes que “desperdicei” meu potencial, faturei alto na felicidade. E não me arrependi nenhum segundo.

Porque descobri outras coisas que me fazem muito mais feliz. E por isso mesmo acho que não houve desperdício nenhum.

3 comentários:

  1. É muito "meu momento" esse texto. Muito mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma das pessoas que desperdiçou (desperdiça?) todo o seu potencial e sigo frustrando as expectativas alheias. Não diria que esse caminho me fez mais feliz, mas quem me garante que eu seria se tivesse escolhido o oposto?

    Isso é algo a se pensar bastante.

    ResponderExcluir
  3. NOSSA. Pela terceira vez: super me identifiquei com seu texto. Caramba. Sei nem o que comentar. Tô vivendo uma fase muito assim. Muito mesmo.

    Querer é poder.... Mas poder, definitivamente, nem sempre é querer. FATO.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?