segunda-feira, 17 de abril de 2017

Um dia de tristeza

E já se vão 10 anos do dia em que a dupla pop de maior sucesso do país anunciava a separação. Muitos alegam que ali reside a causa de todos os outros problemas do Brasil que se desencadearam de lá pra cá. Mas o que é certo é que o pop nacional nunca mais foi o mesmo.

O pop é um movimento cíclico. De tempos em tempos, dá novas roupagens e outros nomes a velhas fórmulas já conhecidas. Assim cada geração tem uma boy band, girl band, ídolo teen, fenômeno absoluto para chamar de seu. New Kids On the Block nos anos 80 então deram lugar aos Backstreet Boys na década seguinte, que por sua vez abriram espaço para o One Direction no final dos anos 2000.

Mas, 10 anos depois, não apareceu nada nem parecido com o que Sandy e Junior foram no Brasil. As letras dotadas de uma inocência quase fora de lugar, as melodias que, embora adolescentes, combinadas com uma cantora afinadíssima, tinham uma doçura de dar inveja a muita “música de adulto”, a onipresença em todas as mídias, os recordes quebrados... Sandy e Junior eram GRANDES, com todas as letras maiúsculas. E eram de verdade. E daí fica difícil copiar.



(No cenário mundial, Jesse y Joy, no México, até chegam perto, mas ainda precisariam de muita histeria e produtos licenciados pra se igualar ao que Sandy e Junior foram há mais de uma década atrás)

Por isso eu sou geração Sandy e Junior, sim, com muito orgulho. E quem achava que aquele sentimento lá atrás era “coisa de adolescente” sinto informar, mas 10 anos já se foram, e “o tempo e a distância entre nós” não fizeram nenhum arranhãozinho “na vontade que a gente tem aqui no peito”... Estamos só na espera da volta.

***************************************************************************

E por isso que eu lembro muito bem daquele 17/04/2007. 

Lembro que era dia de Ed. Física no colégio, e por isso eu só ia chegar em casa à noite. Na hora do almoço (acho que comemos na Morte nesse dia), a notícia de que a Nair Bello tinha morrido. Na parte da tarde, meu amigo Jonas me conta da outra tragédia, mas eu não acredito porque, né, a Nair Bello já tinha morrido, era demais pra um dia só. (Ajuda o fato deu o Jonas nunca falar nada sério também, mas isso não vem ao caso, rs!). Quando chego em casa à noite, é que minha irmã me fala. Era verdade, afinal de contas. Que diazinho péssimo! Não vou dizer que meu mundo caiu, até porque essa música é da Wanessa Camargo, e fã de Sandy e Junior que se preze não fica dando IBOPE pra essa daí (rs!), mas fiquei abalada.

Assisti a todos os programas de fofoca no dia, ainda meio sem acreditar que estava acontecendo mesmo. Não era possível! Mas eles não iam gravar um Acústico MTV? Geralmente esses discos são pra dar uma retomada na carreira!

O vídeo do anúncio (tinha esquecido disso!!!)

A verdade é que era uma tragédia anunciada. Mas a gente não queria acreditar. 

Os dois cada vez menos interessados na carreira em dupla, aquele último álbum sem foto com um clima quase fúnebre e uma última música INSTRUMENTAL que chamava...ÚLTIMO!!!!

(Na época não gostava desse CD e desde então tomei birra. Hoje acho que tem umas músicas muito boas, mas ainda assim o trauma é tão grande que não consigo botar pra escutar)

Mas, ao mesmo tempo, os dois juravam de pés juntos que não iam separar nunca, que esses boatos eram tudo intriga da oposição...

O fórum onde se encontravam os fãs entrou em polvorosa. Alguns revoltados com a cara de pau dos dois que passaram todo esse tempo mentido pra gente (fã é um bicho muito dramático!), outros tentando descobrir qual dos dois tinha tomado a iniciativa da separação, todos tristes porque, se antes a gente já achava ruim ter que esperar 3 anos por um CD novo, o que fazer agora que a gente sabia que NÃO IA MAIS ter CD NOVO?

Sempre lançando tendências

De certa forma, o fim da dupla, naquele 17/04/2007 era quase como uma concretização do fim da adolescência, tanto pra eles (já em pós adolescência) e para a maioria dos fãs, a maioria com idade próxima dos 18 anos.

Na época, apesar de reconhecer que os dois já não estavam mais no auge, ainda achava que davam mais um caldo juntos. E, sinceramente, acho que ainda dão. Porque não tem jeito, quando eles tão juntos, não tem carreira solo, não tem projeto independente que supere, é magia, é sentimento, é emoção...

Mas se fosse pra continuar sem vontade, era melhor parar mesmo. Hoje, analisando as coisas em perspectiva, consigo ver exatamente o porquê do fim da dupla. 

Você imagina só trabalhar feito um condenado durante os anos que você mais devia curtir? Imagina já ter conquistado tudo que você pudesse? Imagina ser tão rico que você não precisasse mais trabalhar? Pois é, você ia ficar aturando desaforo? Ia abdicar de outras prioridades que você descobriu que agora tinha? Então, eles também, no alto da sua humanidade também cansaram...

E acho até que foi melhor assim. Tiveram a dignidade de terminar por cima, diferente dos BSBs, que por mais que tenha toda uma nostalgia envolvida, gente, dá muita vergonha alheia de ver os caras lá todos caquéticos hoje, vamos combinar.

Mas, na época também fiquei com raiva e dizia: “Agora que vocês separaram, façam o favor de continuarem separados. Quero volta nenhuma, não! Vão brincar com sentimento de outro”. Mas agora já deu pra sentir saudade, e uma turnezinha comemorativa não faria mal a ninguém.

Se esse turu-turu-turu aqui dentro...

PS. Tem que ver esse negócio de astrologia pra ver o que tem de errado com 17/04, porque, olha, depois da separação de Sandy e Junior, só tragédia nesse dia mesmo. 17/04/2016: Dia do Golpe no Congresso. 17/04/2017: Fim do Ego. TÁ MUITO DIFÍCIL VIVER ASSIM!!!!

3 comentários:

  1. A Tatá Werneck entrevistou a Sandy dia desses e perguntou se rolava uma volta de Sandy & Júnior. Tatá inclusive é MUITO fã. Sandy disse que eles não tem planos, mas que até toparia uns shows, alguma coisa assim pra matar a saudade. Vai que :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que ver essa entrevista da Tatá ainda. Mas não levo fé em nada não. Outro dia mesmo, ela falou que não pensa em fazer nenhuma turnê comemorativa. Mas é aquela coisa, né, vai que....

      Excluir
  2. Nunca fui fã, mas cresci com os dois. Eu não concebia um mundo sem Sandy e Júnior juntos.

    Achei o modo como eles puseram fim à dupla muito digno e sensato, mas imagino como deve ter sido pros fãs.

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?