quinta-feira, 10 de março de 2011

O pássaro e a rata de fórum

Durante muito tempo achei o Twitter a maior babaquice. Não via utilidade em escrever o que se estava fazendo em 140 caracteres. Minha vida não é tão interessante a esse ponto. E 140 caracteres não dá pra nada (olha o tamanho dos meus posts!).

Só que aí, um dia, um trio de amigos insistiu muito e eu acabei entrando na onda.

Não vou mentir para você, eu acabei gostando no negócio. É extremamente viciante (isso era uma coisa que eu temia, aliás) e até que o bichinho pode ser informativo e divertido.

Só que se eu tivesse que escolher entre o Twitter e as outras formas de me comunicar na Internet, foi mal aí, Twitter, mas você ia dançar – ou melhor – você ia baleiar (viu só como eu já estou por dentro das gírias da parada?). Porque, apesar de tudo, eu ainda acho o Twitter muito estranho. Ao mesmo tempo em que você fala com todo mundo, você não fala com ninguém. De vez em quando é como ter um megafone e falar para as paredes. E isso é meio...esquisito!

Tweety vs Twitter

Mas pior do que a sensação de falar sozinho (isso há algum tempo atrás seria considerado loucura, mas enfim) é quando se percebe que realmente as pessoas te ouvem. Você encontra com alguém e do nada a pessoa puxa assunto sobre algo que você comentou no Twitter como se você tivesse contado diretamente para ela. Aí você fica totalmente confuso com cara de “Como você sabe disso tudo?”, e só depois de uns 3 segundos se lembra (ou é lembrado pela pessoa) do maldito do Twitter. É uma situação absolutamente embaraçosa.

E os constrangimentos de estar seguindo alguém ou não? O povo leva pro lado pessoal e arranja a maior confusão por causa do tal do Unfollow. Na boa, Twitter não é Orkut, não! Seguir uma pessoa significa que você está disposto a dar atenção ao que ela tem a dizer, e se ela não diz nada interessante ou twitta pelos cotovelos inundando a TimeLine, sinto muito. Não quer dizer que não você goste dela. Só que não está a fim de segui-la no Twitter – e às vezes você nem conhece o dito cujo! Porque, ao contrário do Orkut, que a pessoa fica lá adicionada quietinha, no Twitter, essa pessoa fala. E vamos combinar, nem sempre nossa vida é assim tão emocionante. Se eu não me conhecesse, não sei se me seguiria também.

Outra coisa que eu não gosto no Twitter é que aquele passarinho assassino mata as outras formas de comunicação virtuais (ou presenciais). Não se acessa mais o Orkut, não se entra mais no MSN, não se manda mais email... E por que o povo deixa de usar todo o resto? Porque as pessoas não gostam de falar a mesma coisa várias vezes. Aí falam no Twitter pra todo mundo ao invés de direcionar ao seu público-alvo - que dependendo do assunto seria conversado com o pessoal dos fóruns, dos Orkuts, do MSN... (Essa falta de direcionamento, inclusive é responsável por esses problemas do tipo “Eu falei isso pra você?”) e renderia umas boas discussões, mas no Twitter o assunto fica lá 'jogado no vento'.

No Twitter, os assuntos são jogados no vento. Igual à Jade.

E, sinceramente, eu odeio esse massacre das outras redes sociais mais antigas. Porque elas são MUITO mais legais que o Twitter.

Fora a liberdade na quantidade de caracteres e a privacidade dos comentários, tem um monte de histórias engraçadas nos fóruns da vida. E eu não sei se eu já comentei aqui, mas eu sou viciada em fóruns! Visito uns 3 ou 4 e me divirto horrores com os comentários postados neles. São as coisas mais hilárias que tem. O povo inventa cada teoria bizarra que vocês não têm noção! Só quem participa dessas coisas é que sabe o quanto é bom.

Dependo do fórum, o pessoal fica amigo, tem os usuários engraçados, os usuários sarcásticos, os usuários malas... É um melhor que o outro. Teve uma época em que o Alenda (que, dos que eu frequento, é - ou era - o mais animado) saiu do ar e o vício do povo era tão grande que fizeram um outro fórum provisório com o nome de Acampamento enquanto o oficial não voltava. Ai, ai, me divirto horrores com o Manicômio (Mani, pros íntimos).

O Mani também tinha carteirinha, ó
Pena que ele ande tão abandonado agora. Pois é, as pessoas crescem...

Outra coisa legal é que no final do ano tem amigo – ou inimigo - oculto de siggy (apelido carinhoso para signature – a imagem que o usuário coloca no final de cada postagem) e inclusive premiação de Melhores do Ano (com apresentação e tudo) em que se premiam coisas como Usuário mais Participativo, Tópico do Ano, Usuário mais Barraqueiro... Ah, sim, esqueci de falar, sempre tem os barracos. Muitos barracos!

Acho que nada vai bater o dia em que, no Alenda... Minto não era o Mani não, era um outro que o povo estava acampando enquanto o Mani estava fora do ar que também não era o acampamento, o usuário carlinha.barros85 se revelou ser o Lucas Lima. Sim, o marido da Sandy!!!! (Taí mais uma vantagem dos fóruns: Anonimato!). Isso aí era na época em que a Sandy era analfabyte e não tinha Twitter. Por isso, o povo ficava no pé do marido dela - obviamente a parte conectada do casal. Quem não se lembra do episódio em que ele foi blogar em plena lua-de-mel? Lucas, eu sei que você fez aquilo na maior boa vontade, mas cê pediu pra ser zoado, né não? Hahaha!- e fizeram até uma campanha intitulada Acessa Sandy, para que ela criasse um perfil na rede do passarinho mais tarde. Divertidíssimo!

Antes de dar Unfollow na Wanessa Camargo pra mostrar que é devassa, a Sandy teve que aprender a 'entrar no computador' com a SOS

Mas, então, o barraco. Eu quase peguei o 'ao vivo' da coisa. E era o cara mesmo porque o negócio ultrapassava as barreiras do fórum e se estendia até os comentários do blog dele. A briga foi feia! Ele ficou revoltado por causa de uma discussão besta pra caramba (besta foi uma palavra muito usada naquele dia, aliás) sobre, sei lá, o cabelo dela. Era algo bem idiota desse nível mesmo.

Mas foi um negócio que entrou pra história do fórum. Durante meses, foi uma zoação infinita com o caso 'carlinha.barros85'. É claro que esse dia fatídico (apelidado carinhosamente de Carla Day) levou o prêmio de Melhor Barraco do Ano. Agora eu só não lembro se a Carlinha levou de Usuário Mais Barraqueiro também. Ah, lembrei de uma coisa legal. O Carla Day é 'comemorado' no mesmo dia do aniversário da Sandy. Aí toda vez que a mulher completa primaveras, o povo lembra do incidente.

Outras coisas bacanas de fóruns:

- Quando tinha apresentação na TV. Aí o pessoal fazia o Aquecimento (o flood que rolava antes do programa) e depois o Torramento (comentando o programa em si). Agora o Torramento está todo no Twitter. Ô Saco!
- Relatos (geralmente Bíblias – gíria para comentário gigantesco)
- Tópicos absolutamente sem noção em que o conteúdo não tem sentido algum (na parte do OFF, claro. Ou não...)
- Teorias conspiratórias sobre a identidade de alguns usuários
- Teorias conspiratórias sobre descobertas feitas na Internet ou por meio de fontes não-identificadas
- Comentários bem humorados sobre quase tudo
- Avatares animados
- Barracos (ah é, eu já falei dos barracos. Mas é que eles são muito bons, desculpaê!)

Mudando de assunto, tem umas histórias engraçadas de Orkut, Fakes do Orkut também (Tenho que admitir que em matéria de Fake, o Twitter é bem mais divertido, justamente porque o fake fala)... Mas o mais legal do Orkut é a burrice das pessoas. Acho que a campeã foi um tópico em que a menina dizia que viu o Michael – o personagem - na webcam. E o povo dizia que isso era impossível e ela cismava que tinha visto sim porque uma vez tinha visto o Daniel Radcliffe também. Pena que o Orkut apagou o tópico, senão eu dava print pra vocês verem. Quando eu vejo essas coisas, eu ligo logo pra Jami pra gente rir, porque é muito hilário, sério!

Agora, vê se tem essas coisas no Twitter? Pode até ter uns barracos assim. Mas o veículo não permite reprises. Não dá pra ficar sacaneando o negócio por meses (dá pra zoar por uns dias, no máximo). Não dá pra ter premiação (só acompanhar as premiações de verdade em tempo real). Não dá pra ressuscitar os assuntos. No Twitter só o agora importa. Qualquer coisa depois disso é (ultra)passado. E você sabe como eu gosto de revirar essas coisas velhas... (Aliás, estou me divertindo revirando os fóruns pra fazer esse post).

Aprendi a gostar do Twitter, e é um negócio mais que viciante, que rende algumas risadas. Ele é até útil em algumas situações (quase nenhuma).

Mas prefiro as histórias e o anonimato dos fóruns, a facilidade e privacidade de conversar por MSN, a burrice das pessoas do Orkut, fora a liberdade de caracteres e a organização das ideias de todos eles (com quotes, etc). Porque neles dá pra rir de novo e de novo um monte de vezes depois.

PS. Nossa, tô vendo uma campanha de revitalização de fórum aqui e a galera falando que tinha invasão de haters e até rixa com fóruns rivais! Na moral, é por isso que eu adoro os fóruns!
PS2. Ah, lembrei das "Máfias" do fórum também! Era uma mais legal que a outra. MDFA, MDL, MDS, MDJ, MLQTNS... Hahahaha!

4 comentários:

  1. Nossa, meu pensamento é totalmente oposto. Atualmente, meu meio de comunicação preferido é o Twitter. Se eu estiver em casa, vejo no TweetDeck. Se estiver na rua, recebo as mentions como SMS (isso nos raros momentos em que eu não tô conectada pelo celular). Quer coisa mais prática que isso? Agora o TweetDeck arranjou até um jeito de aumentar a quantidade de caracteres. (Ok, eu acho que isso descaracteriza o site, mas em alguns casos é útil). Uso pra me divertir e pra me informar também.

    Nunca tive paciência pra fóruns, uso só alguns de informática quando tenho dúvidas. Ultimamente tenho andado só entre Twitter e blogs mesmo. Se bem que um blog bem interativo é quase como um fórum...

    ResponderExcluir
  2. Essa vida de fórum é muito engraçada mesmo... quer dizer, era.

    Outros fóruns eu não acompanhei, mas eu gostava muito do Orkut. Entrei logo na comunidade Hillary Duff X Lindsay Lohan e todo dia tinha um barraco. Até eu arrumei um barraco pra entrar kkkkkk
    É muito legal porque a gente conhece as pessoas que sempre aparecem por lá, sabe os gostos de cada um, tem um monte daquelas piadinhas, indiretas para alguns participantes. A gente também fez uma retrospectiva no fim do ano!

    Mas eu fiquei sem tempo, não consigo acompanhar um fórum, nem entro no Orkut direito e nem tem mais graça. Deve ser isso, as pessoas estão ficando sem tempo e correm pro Twitter que é algo mais rápido, prático e tal.

    Atualmente o Twitter é o que eu mais uso, mas o que eu mais gosto é o skoob e com certeza os blogs. Ao blogs *-*

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Twitter é um bichinho que vicia rapidamente, e eu tbm sinto essa sensação as vezes de estar falando com ninguém ao mesmo tempo com todo mundo , é muito doido!!Adorei o blog, estarei sempre por aki dando meus pitacos, já to te seguindo viu?!!Bjkss

    http://normalzero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Aaaah eu gostava da época dos fóruns *-* orkut nunca serviu d muita coisa pra mim pq nunca fiz nada nas comunidades... mas fóruns eram muito divertidos xD saudade desses tempos

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?