sábado, 25 de julho de 2009

10 razões porque O Diário da Princesa é perfo

Ok, agora que você já sabe a minha saga com a série e a origem da mesma, decidi fazer uma lista (igual as que Mia faz) pelos quais eu adoro O Diário. E já que são 10 livros,

10 razões porque O Diário da Princesa é perfo

1. Porque os livros são diversão pura
Em DP, você nunca vai ver ninguém morrendo, grávida, com AIDS, com bulimia, tendo que deixar de estudar para sustentar a família... Nada disso. A leitura é despretensiosa, fácil e faz você rir em todas as páginas. Até nas situações dramáticas, você vai ter motivo para abrir um sorriso. As piadinhas vão das mais descaradas às mais sutis e a autora se aproveita de todo tipo de humor (todos mesmo! Quer dizer, com exceção daqueles de baixo nível) para fazer graça.

2. Porque os personagens são cativantes e críveis
Todos os personagens têm sua própria história, sua própria personalidade, seu jeito de ver o mundo e você vai se apaixonar até por aqueles que não têm muitas falas. A sensação que se tem ao ler é a de bater um papo com os melhores amigos. É impossível não gostar até daqueles personagens que atrapalham a vida da mocinha às vezes.

3. Porque o Michael é tudo de bom
Também é impossível não se apaixonar pelo herói da história. Eu podia ficar linhas e linhas aqui relacionando os porquês. Mas o mais legal é que, ao contrário de muitas obras, o mocinho não é perfeito. Num dado momento da história a autora desmistifica o herói e eu juro que fiquei com raiva dele e apoiei total a decisão da protagonista. Mas a raiva só durou umas 50 páginas e eu continuei gostando dele depois, mesmo ele tendo feito besteira.

4. Porque os finais são perfeitos
Eles dão aquela sensação de bem estar que poucos livros conseguem dar. São lindos. Perfeitos demais! Você se sente nas nuvens depois de ler. E mesmo o objetivo principal sendo o entretenimento puro e genuíno, ainda assim você consegue tirar umas lições bacanas de amizade e auto-estima.

5. Porque a série que não se leva a sério
São livros assumidamente cômicos. Não espere grande profundidade deles. A autora se aproveita do universo da realeza da Mia e adiciona umas coisas muito surreais, mas que ao mesmo tempo são possíveis de acontecer, tirando uma onda com a própria série (são umas das minhas partes prediletas, diga-se de passagem). Nos outros livros de Cabot, dá pra perceber que ela ainda tenta manter um tom mais ou menos sério. No Diário é liberdade total. Pode surtar à vontade. São 10 livros! Conforme o tempo vai passando, a gente se sente cada vez mais confortável em ler sobre aqueles personagens já conhecidos de longa data, e também sente através das páginas o prazer da autora em escrever para a série com a qual tem mais intimidade. As melhores tiradas e os maiores devaneios definitivamente estão aqui. E se às vezes a personagem principal surta e reclama de coisas ridículas, a gente sabe muito bem que ela está exagerando e ri da cara dela, porque essa é a intenção mesmo! A própria heroína tira sarro da própria desgraça, então não vou ser eu que vou questionar o seu comportamento, que pode até ser imaturo, mas me faz dar risada, então está tudo certo, porque redondo é rir da vida!

6. Porque a série é atual, sem apelar para futilidade
Comentários sobre celebridades e elementos da cultura pop (filmes, músicas, seriados, etc) são freqüentes. Os personagens trocam e-mails, SMS e mensagens instantâneas (é legal ver o avanço da tecnologia através dos livros através dos livros. No início a Internet era DISCADA!). Mas tudo isso tem razão de ser e não são meras desculpas para introduzir o miguxês na literatura (os personagens nem usam miguxês na Internet \o/). Essas referências ajudam o leitor a entender melhor os personagens, muitas vezes servem de metáforas para os enredos, além de deixar tudo bem atual, dinâmico, e divertido do jeito que a vida é. Ou pelo menos, deveria ser.

7. Porque a série é esperta
A história é de uma princesa adolescente, quase não tem nada polêmico, os finais são super fofos, a linguagem é fácil, mas isso não quer dizer que a série não seja esperta e que você não precise estar atento para sacar tudo o que está escrito. Tem que estar muito ligado no livro e no mundo ao nosso redor para não comer mosca e não perder as sutilezas de cada parágrafo. A autora é genial e não deixa passar um comentário sarcástico, jogo de palavras, trocadilho, NADA!!! Às vezes eu estou pensando em uma coisa por causa de uma frase que eu acabei de ler e essa coisa já virou uma piadinha na próxima sentença. Isso sem contar as referências sempre pertinentes ao mundo pop e as listinhas que as personagens fazem, que dão um tempero todo especial à narrativa, e alguns bônus extra-diário para a gente se deliciar ainda mais. E de quebra a gente ainda aprende umas coisas sobre psicologia, alguns cientistas e filósofos famosos (tudo altamente justificável e que não está ali de graça, mas também não está lá para te ensinar propriamente ou tirar onda de intelectual) e pasme: em um dos livros tinha uma lição de microeconomia que eu só fui aprender no período passado da faculdade! É, minha gente, Diário da Princesa também é cultura!
* Segundo esse site, DP ensina até geopolítica! Pô, minha professora de geografia do ginásio perdeu uma ótima oportunidade de usar o livro. Ela se amarrava em DP!


8. Porque a série faz meta-referências!!!
Não bastassem as citações da atualidade, a série ainda faz alusão a si mesma em alguns momentos! Essas são as citações mais espertas e que exigem mais da sagacidade do leitor. Ao invés de ignorar os filmes da Disney, que são pouco fiéis a obra literária, a autora os incorporou aos livros e freqüentemente a diferença entre eles é citada e, como sempre, rende altas gargalhadas. Até os próprios livros do Diário da Princesa já foram citados de forma velada na série e outros personagens famosos de Meg Cabot também foram lembrados por Mia. No último volume, ainda há uma referência disfarçada ao caso de uma mulher que plagiou o Diário da Princesa e foi processada (isso foi verídico!) e outra ao leitor que está com o livro não mão (é, você mesmo que está lendo o livro)!!!! Genial, Dona Meg! Genial!
Edit: O negócio da referência ao plágio foi viagem minha. Perguntei pra Meg e ela falou que não tem nada a ver. Mas é que com o histórico que a Meg tem, era bem capaz de ela fazer algo do tipo mesmo.


9. Porque a história não tem ponto sem nó
A história é muito bem feita e bem amarradinha. Tudo o que acontece ou é comentado tem um motivo. Os personagens constroem sua própria mitologia e até o passado histórico de Genovia é destrinchado. Durante a série é possível notar elementos nos últimos volumes que relembram coisas aparentemente sem importância lá de trás. Tem aqueles personagens que você achou que nunca mais ia ouvir falar, e voltam como peça fundamental de uma situação nova. E aqueles personagens que eram meros figurantes, e de repente você descobre que, bem, não são tão figurantes assim. Quer ver um exemplo disso sem dar detalhes do enredo?
Tem um "livro meio" que é todo em forma de flashback, tipo Os Normais – o Filme, só que ao invés do flashback ser de um dia antes, é de 2 anos antes. Até aí tudo bem. Isso se esse livro-flashback não tivesse sido escrito e lançado às vésperas do lançamento do 8º volume! Achou absurdo? Não é! Para situar o leitor no tempo passado, as referências aos casais famosos são fundamentais e nesse livro você encontra pistas para o que aconteceria nos livros posteriores já lançados, para o que ia acontecer no 8º volume (que se passa 2 anos depois), além de retomar uma coisinha láááá do primeiro volume!

10. Porque o Diário da Princesa ultrapassa os limites das páginas de papel e não acaba quando termina
Quando você acaba o livro, você corre pra Internet pra discuti-lo com outras pessoas e ler o extras! Sim, extras! Você já viu livro com cenas deletadas? E personagem de livro com perfil OFICIAL no MySpace? E personagem de livro que tem blog? E personagem de livro que lança livro? Pois é. DP tem! E eu ainda nem falei que o site inventado no 9º volume está na rede de verdade. E que Genovia, o país fictício da série, também tem website. Demais, né?

Quem leu, tenho certeza que vai ter que concordar com os meus argumentos. E quem não leu, agora tem 10 bons motivos para começar a ler.

5 comentários:

  1. Caaara a Meg é demais! Suuuper legal essa idéia de ter blog da Mia, myspace, livro, site de Genovia xD
    Ah sim, mas nem todos os finais são perfeitos -.-'

    ResponderExcluir
  2. Ola!!!! Por favor pode dizer me como acaba o vol.8 do diario da princesa?! Obrigada :P beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, colega! Infelizmente, não posso te dizer esse tipo de coisa. Ia acabar com a graça do livro. É melhor vc ler. Só posso dizer que no final de todos os finais tudo acaba bem, não se preocupe.

    ResponderExcluir
  4. Eu amei ler os 10 livros.
    Mas eu conheci mesmo os livros por pela Disney. Qu apesar de não ter nada a ver, me fez ter mais vontade de saber a história detalhada de Mia Thermópolis.

    Não me arrependi de ler nenhum minuto

    ResponderExcluir
  5. Ei Lisa!

    Eu só li 2 livros da série, emprestados e há muito tempo.

    Agora vou ter que comprar tudo!
    Meu bolso não agradece.

    Ótimo post!

    Bjins

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?