sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Outras Coisas de Natal

Como eu dizia no post anterior, Natal é uma época mágica que a gente fica esperando o ano todo pra chegar e quando passa, a primeira coisa que pensa é no natal do próximo ano pra poder fazer tudo de novo!

O post de hoje vai falar um pouquinho sobre algumas tradições de Natal, a começar pelo pesadelo daqueles que estão dieta...

Ceia

Ceia de Natal é um negócio muito engraçado porque a gente REALMENTE espera o ano todo pra comer coisas que SÒ VENDEM em meados de Dezembro. Tipo: frutas secas, nozes, avelã, passas, panetone... Fora aqueles quitutes misteriosos que ninguém nunca sabe o que é, tipo: Chester, Fiesta, Outras aves suspeitas, Tender... Eu digo que são misteriosas porque alguém já viu um Chester vivo?

Apesar de tudo, eu gosto mais do Chester da Perdigão

A minha guloseima preferida de Natal é a rabanada. Amo! Nem dá pra dizer que aquilo era um simples pãozinho antes de se tornar a delícia que é.

E, claro, como as cozinheiras trabalharam demais na noite do dia 24, no outro dia, a comida que tem são só restos de ceia. Café da manhã: rabanada (gelada, claro!). Almoço: Arroz com Ave Misteriosa e Maionese. Lanche: Panetone. Janta: Tender com farofa... E assim vai até todo aquele banquete acabar. Tem vezes que dura até o ano novo!

As piadinhas

Natal é época de reunir a família e isso inclui aquele tio chato que não cansa de fazer as mesmas piadas TODO SANTO ANO! A maioria delas, claro, são relacionadas ao grande prato da noite: o peru. Como esse é um blog de família, não vou ficar exemplificando aqui. Todo mundo já conhece a infinidade de piadas infames envolvendo a ave preferida do Sérgio Mallandro.

E depois de aturar o tio fazer todas as piadas possíveis envolvendo o peru, chega a hora da sobremesa e o mala ainda tem coragem de mandar: “É pavê ou pacomê?”. Momento confissão: eu também não resisto a piada do pavê. Natal sem piada do pavê não é Natal.

Mais uma, mais uma, mais uma! Tão tradicional quanto os quitutes natalinos são os comentários de quão farta está a mesa: “Farta farofa, farta pernil, farta maionese...”

E pra fechar, a pergunta que não quer calar: Papai Noel, o senhor rói unha? Não vou nem pôr a resposta porque é muito constrangedora essa piada.

Só tendo saco de Papai Noel mesmo pra aturar. Tem misericórdia!


Os dois fazem Glu-Glu, mas só Mallandro faz pegadinha. Rá!

Filmes de Natal

São muitos e ainda bem que passam sempre. Tem uns que, por incrível que pareça, eu nunca assisti, mas, em compensação, tem outros que toda vez que passa eu tenho que ver. Os meus favoritos são:

- Meninas Malvadas
Brincadeirinha! O filme é muito legal, mas fora a cena delas cantando Jingle Bell Rock, não tem nada a ver com Natal, né! Porque para ser um filme de natal que se preze, tem que ter: neve, Nova Iorque ou Xuxa. Zoeira de novo, mas é que os filmes da Xuxa sempre estreiam perto do Natal. Não bastasse isso, eles ainda ficam em cartaz até o carnaval, impedindo que nós assistamos outros filmes de férias mais legais! Enfim,

 
- Esqueceram de Mim
Um clássico do Natal. Qual criança nunca sonhou em ficar com a casa todinha só pra ela? Kevin McCallister conseguiu e aprontou todas. A cena dele passando loção pós-barba e depois correndo pela casa toda ficou pra história do cinema. Sem contar todas as outras que também ficaram guardadas em nossa memória. Aqui em casa, a frase que a gente repetiu durante muito tempo foi aquela do início em que o primo do Kevin vai vomitar e fala: “Keviiin, pega o pratoo!”
Com uma trama original, muita neve e cenas antológicas, além de engraçado, Esqueceram de Mim ainda é emocionante e tem mensagens de amor ao próximo e a família ideais ao clima natalino. Tinha que sair da mão do Chris Columbus, né!


- Esqueceram de Mim 2
Poucos filmes ficam com o nome em português melhor do que o original. Esqueceram de Mim é um deles. Se o povo reclama que My Girl/ Meu Primeiro Amor (tb com Macaulay Culkin) ficou sem sentido quando saiu a sequência, deviam reclamar que o Kevin não fica sozinho em casa (Home Alone, título original) no segundo filme. Desta vez um outro mal-entendido faz Macaulay Culkin ficar sozinho em Nova Iorque. O que leva o filme a outro patamar, visto que época de Natal em Nova Iorque deve ser mara demaaaais. Aquelas vitrines estupendas, o rinque de patinação, a cidade toda iluminada, a árvore de natal do Rockfeller Center... E o baixinho ainda conseguiu se hospedar no Plaza, que fica de frente pro Central Park! Fala sério, esse filme não precisava de mais nada! Mas, ainda assim, estão de volta os bandidos antes Molhados, mas agora Grudentos, o plano mirabolante e o final de fazer chorar. Difícil até de escolher qual o mais legal.

- Herói de Brinquedo
Em Herói de Brinquedo, Arnold Schwarzenegger deixa de lado toda sua pose de exterminador do futuro e embarca na maior confusão [Sessão da tarde mode on] em busca do boneco do herói do momento, TurboMan. O filme retrata com exatidão e humor a loucura que é fazer compras de Natal na última hora. Outra obra-prima do Tio Columbus com Neve e NY.

Menção honrosa:
Escrito nas Estrelas
Não é exatamente um filme de natal, mas tudo começa com um casal que disputa um par de luvas que seria presente para seus então companheiros. É claro que numa situação dessas Kate Beckinsale (com o cabelo espigado implorando por uma hidratação) e John Culsack (o cara mais cool do cinema) tinham que se apaixonar. Mas a Kate tem cisma de que, se forem para eles ficarem juntos, o destino vai ter que provar isso primeiro. Um mal-entendido com o destino faz eles se separarem, mas 7 anos depois, os dois já noivos resolvem dar outra chance ao acaso que ainda reservava desencontros de fazer a gente roer as unhas e gritar: “AimeuDeus, não é possíivel” para a tela. Assisti a esse filme na Tv numa época perto do Natal, e me apaixonei por ele à primeira vista. Fora isso ainda tem o combo Neve-NYC.
Obs. Esse ano, comprei o DVD e é muito engraçado quando a gente assiste aos filmes de novo depois de um tempo e repara num monte de coisas que ganharam outro significado nesse meio tempo.

Musiquinhas!!!!

Já é Natal na Leader Magazine...

Quando toca isso na televisão, a gente sabe que verdadeiramente o Natal chegou. Já virou um clássico das canções natalinas, tal qual aquele CD da Simone que só toca nessa época do ano.

Outra que já virou tradição pra quem mora no Rio:

Eu acredito que esse meu Natal
Vai ser o melhor Natal
Guanabara!
O ano novo Guanabara bem bonito
É tudo que eu sempre quis...



Sempre com o Leonardo vestindo sua tradicional blusa verde e um coralzinho de crianças cantando com ele. Só que esse ano, EPA! O que o Daniel está fazendo ali? Fora Daniel, esse posto no comercial do Guanabara é do Leonardo. Acorda, Leo! O Daniel está querendo puxar o seu tapete! Prontofalei

Agora sério. Eu sou fãzaça de canções de natal. Os sininhos, os guizos, as guitarrinhas, os arranjos cheios de instrumentos de metais... Adoro mesmo. Acabei de gravar um segundo volume só com elas. Tem de tudo nesses Cds: Sinatra, Simone*, John Lenon, Mariah Carey, Luis Miguel, Celine Dion, coral, RBD, Pato Donald... E o melhor de todos: os Jingle Cats!

Toda vez que toca o CD, todo mundo se espanta e depois se escangalha de rir com a faixa dos gatos. Ai, Cristo, esse povo não tem mais o que inventar! E olha que a “banda” não é nova não. Tem mais de 10 anos já. Lembro que a gente fazia adaptações de outros animais para canções natalinas. Jingle Dogs, Jingle Vacas, Jingle Cabras e por aí vai.

Bom, acho que eu já me estendi demais por hoje. Saudades desses posts gigantescos.

MeowChristmas pra todo mundo!

*Alguém explica por que a Simone canta “Hirooooshiiiima, Nagaaaasakiiii...” no final de Então é Natal? Não tem nada ver com o resto da música!

4 comentários:

  1. Ceia de Natal é uma coisa... engorda mais do que deveria.
    Nunca vi nenhum desses filmes dos quais falou. :P

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. A minha guloseima preferiada de Natal é a rabanada. [2] - É bom demaaaaaais *_* não entra na minha cabeça como tem gente que não gosta.
    Aaaaah "Esqueceram de mim" é um clássico, faz muito tempo que não vejo, acho que tá passando na Record agora né? Mas só o 1 e o 2 prestam, o garoto do 3 é muito sem graça.

    ResponderExcluir
  3. Essa semana natalina eu sobrevivi a base de panetone de todos os tipos. Panetone era o meu café-da-manhã, lanche da tarde , janta e etc...
    Eu acabei enjoando do meu símbolo de Natal preferido e não consigo mais chegar perto de um.
    Acho q comi uns 4 inteiros o.O

    ResponderExcluir
  4. Aaaaaaaaaaai, eu ri com as musiquinhas da Leader e do Guanabara! É verdade, vai chegando essa época e a gente já sabe, haha... ;)

    Muito bom o post!

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?