quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Post nº 50: o último do ano e da década!

É isso aí. Quinquagésimo post (o ordinal de 50 é essa palavra gigante e feia aí mesmo)! Parece até que foi armação o último post do ano (e da década) marcar um número tão redondinho, mas não foi, não. E como final de ano (de década então nem se fala) é época de retrospectivas, nada melhor do que fazer alguns balanços e avaliar as coisas boas e ruins do período. Até porque relembrar as coisas é uma das propostas iniciais do blog, então, mais apropriado impossível.

Eu bem que queria começar falando que a década se encerra amanhã foi pouco marcante e que a nossa geração não deixou nada de bom para nossos descendentes futuros, mas a verdade é que os anos 2000 bombaram (nos dois sentidos) e a gente vai ter muita história pra contar, SIM!

Do ponto de vista político, a década já começou quebrando tudo com a queda das torres gêmeas e o atentado ao Pentágono. Isso tudo NUM SÓ DIA! O dia 11/09/2001 ficou pra história não só pela grande tragédia que foi, mas também por pautar toda a política externa mundial dos anos que se seguiam. O medo tomou conta do mundo e foi justificativa para a guerra ao Afeganistão e mais tarde a Invasão ao Iraque. O Saddam foi encontrado, julgado e morto, mas o Bin Laden que era bom, está desaparecido até hoje.

O presidente americano que iniciou esses ataques ao Oriente Médio como forma de “defesa”, sr. George W. Bush, colocou os EUA (e o mundo) numa das maiores crises da história do capitalismo, mas finalmente seu mandato acabou e deixou o cargo para Barack Obama, o primeiro comandante negro da nação mais poderosa do mundo, que por ironia do destino, tem origem árabe e Hussein como nome do meio.

Por aqui, em 2002, elegemos nosso primeiro presidente com apenas quatro dedos e origens operárias, Lula. Não que isso tenha feito TANTA diferença assim, mas do historicamente falando, é um marco. E no mesmo ano vimos o Brasil ser PENTACAMPEÃO de futebol! \o/ ("Regina, eu te amo!")

No campo musical, dançamos o refrão enigmático de Ragatanga até cansar (o colégio paraaaava só pra fazer a coreografia), nos livramos do pagode de corno (pelo menos daqueles que ficavam fazendo aquelas dancinhas horrendas) e do É o Tchan. Em compensação, o hip hop tomou conta das rádios e tivemos que aturar coisas ainda mais assustadoras como MC Serginho acompanhado por sua dançarina (seu dançarino?) Lacraia, e MC Créu e um pomar inteiro de mulheres.

Nos últimos anos, a onda dos musicais voltou legal com HSM e os vampiros parecem que dominaram o mundo. E desde o início da década “o menino que viveu” transformou o mercado literário/cinematográfico infanto-juvenil, abrindo caminho não só para a leitura, mas também para uma série de obras com temas de fantasia (eu sei que Harry Potter começou nos anos 90, mas o primeiro filme só veio mesmo nessa década). Ah, sim, quase esqueci. Também teve O Senhor dos Anéis (chato) e os heróis das HQs (quase sempre legais) arrebentando no cinema e o Fernando Meirelles (diretor de Cidade de Deus, o 3º melhor dos anos 2000, segundo voto popular no IMDB) e a Anne concorrendo ao Oscar (muito importante isso! Sem ironias).

Em 2009, perdemos ícones que achamos que nunca nos deixariam como Michael Jackson, Clodovil e Lombardi. E em 2008, a aparentemente imortal Dercy Gonçalves, que a gente achou que ia nos enterrar, também partiu dessa para melhor (Isso é Incrível!).
Edit: Para mais lembranças do que foi importante na década, favor visitar esse e esse post do gente boa do Zeca Camargo.

Deixando o lado histórico de lado agora, e falando de um modo mais pessoal, os anos 2000 também vão deixar boas lembranças pra mim. Conheci meus melhores amigos, me formei na escola, passei no vestibular... Minha primeira década de total consciência dos acontecimentos ao redor, de auto-conhecimento e uma época de começar a tomar as rédeas da própria vida. É legal ver como você cresceu em 10 anos.

E assim como a década em geral, 2009 também teve coisas boas e ruins para o mundo e para mim, que inclusive se refletiram nesses últimos (ou seriam primeiros?) 50 posts. Comecei o blog (dã!), minha locadora querida fechou (e eu tive que me cadastrar em outra), morri de saudade dos amigos do colégio no início ano, tomei um legítimo Starbucks (não gostei, mas me diverti horrores no dia), quase surtei numa semana em que tudo parecia conspirar contra mim, principalmente o sistema de transportes públicos, e o dia 11/09/2009 foi bem mais legal que 2001, visto que eu encontrei com a escritora mais legal de todos os tempos, minha ídola, Meg Cabot (*-*) e pra terminar, meu quarto começou a desmoronar (só pra constar, a cama está consertada).

É, acho que no geral, o saldo de 2009 foi bem positivo e encerrou bem a primeira década do século (e do milênio!). E que 2010: ano de Copa (\o/, 2014 vai ser aqui inclusive), de eleições (OMG! - /o\) e aquilo que realmente interesse no meio disso tudo, o fim de Lost! Hehe!

Muita paz, amor e prosperidade para todos e muitos outros posts para o "Inútil" no ano que se inicia. Quem faz lista de resolução de ano novo e nunca cumpre (acho que a única que eu cumpri até hoje foi criar esse blog), vai gostar dessa música aqui.

Abraços e até o ano que vem.

1 comentário:

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?