sexta-feira, 9 de março de 2012

Com quem fica o cachorro?

Em outros tempos, o fim de um relacionamento era sinônimo de montar aquela caixa com os pertences do ex, trocar as chaves de casa e decidir com quem ficava o cachorro. Em tempos de internet, a “separação de bens” se estende também ao mundo virtual em que a vida compartilhada (até demais) exige um pouco mais do que apagar as fotos do Orkut Facebook e atualizar o status para “Solteiro” novamente.

Com o surgimento dos perfis conjuntos e senhas compartilhadas, no momento da partilha, além de trocar as fechaduras, agora também é preciso trocar a senha do email (entre outras contas) e decidir com quem fica o perfil. E aí tem-se de reconstruir toda uma cadeia de amigos, porque, estes, coitados, é que fazem o papel do cão sem dono nessa história toda.

No caso da Anne, ela é que ficou com o bicho, até porque não dava pro ex levar o au-au pra cadeia

Edit (23/07/2012): Depois de ter saído da cadeia, uma das declarações do ex foi justamente: "Eu não vou brigar pela custódia do cachorro. Comprei o cachorro pra Anne, e ele fica com ela, ponto final". HAHAHAHA! Me acabei de rir, na moral.

Já deu pra perceber que eu não sou muito fã do perfis conjuntos e da não-privacidade de senhas no casal, certo?

Pois é, porque eu acho que se o casal tem um problema, ele tem resolver entre si, não ficar envolvendo todas as outras pessoas com as quais eles mantêm contato porque não conseguem viver sem saber com quem e o que a outra parte do relacionamento anda conversando.

Eu sei que para alguns esse tipo de coisa é um sinal de confiança, mas, na realidade, É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO!

E se o relacionamento precisa apelar para esse tipo de coisa, é porque alguma coisa está muito errada aí.

É muito fácil confiar no que se vê. Difícil é acreditar naquilo que não se tem evidências, quando tudo o que você possui é a palavra do outro dizendo que “não tem outra pessoa, eu só tenho olhos pra você”.

E não dá pra estar com o seu parceiro o tempo todo para evitar que aquela piriguete puxe papo com ele no trabalho, por exemplo. E não dá pra exigir que ela te conte tudo o que ela conversa com as amigas também.

Não é porque vocês estão juntos que necessariamente precisam ser um só. Sempre achei que, na verdade, deveriam ser um, mas ainda feito de dois.

Uma das coisas que mais me irritam no perfil conjunto é essa supressão de identidade dos dois em detrimento de uma nova personalidade compartilhada. Como se a partir do momento em se começa um relacionamento a dois, a individualidade de cada um desaparecesse também.

Até Sandy& Junior apareceram separados na capa do CD! Vivam com isso!

Pode não parecer, mas mesmo que vocês agora sejam Eduardo&Mônica, não quer dizer que o Eduardo não exista longe da Mônica. E que não haja os gostos e amigos do Eduardo e os desgostos e desafetos da Mônica. Até porque um perfil conjunto de Eduardo&Mônica não ia dar nada certo mesmo. Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus, Van Gogh e dos Mutantes, de Caetano e de Rimbaud, E o Eduardo gostava de novela, E jogava futebol-de-botão com seu avô... Como condensar isso numa única página?

Por mais que vocês não tenham nada para esconder um do outro, ainda tem uma terceira pessoa nessa história que também está tendo sua privacidade invadida e que não foi consultada se ela queria que a conversa fosse lida.

Existe uma razão para as senhas aparecerem na forma de ******. É porque elas são feitas para serem SECRETAS!!!!!

E se vocês não confiam um no outro o suficiente para “esconder” essa pequena parte da vida chamada email, Twitter, Orkut, Facebook, ou, o que quer que seja, isso é problema de vocês!!!!!

Vou contar uma história:

Tenho uma amiga que uma vez fez um desses perfis conjuntos. Ela contava tudo pro namorado, ele era ciumento à beça (sério, o cara tinha ciúme até de personagem literário), e aí eu queria falar uma coisa com ela (coisas inocentes, tipo personagens literários, mas que só diziam respeito a mim e a ela) e ficava sempre me perguntando se ele estava lendo, e o que ele ia achar daquilo. Era como se eu fosse algum tipo de procurada pelo governo que tem de ficar se preocupando se a linha está grampeada.

Eu não falei nada com ela na época, porque: 1) sei lá se ela ia contar pra ele e 2) é uma situação muito constrangedora você ficar opinando no namoro dos outros.

Agora eu pergunto: Será que é justo que por causa dessa política “Casal Sem Segredos”, todas as outras pessoas sejam obrigadas a ficar se perguntando se existe alguém na linha, se tem alguém no ar? Sério mesmo que eu tenho que me perguntar se eu estou falando com Ela ou com Ele, se estiver numa conversa via texto?

Algum tempo depois, os dois até terminaram, e fiquei imaginando a conversa deles pra ver quem ia ficar com o tal perfil, afinal, era nele que estavam os amigos (em comum ou não) dos dois. Isso porque um dos dois (ou mesmo os dois) já havia sacrificado o próprio em nome do “amor”.

Esse é do tempo em que você nem sonhava em "entrar no computador"...
...que dirá ter banda larga em casa!

No caso deles, tudo acabou até bem, eles trocaram todas as senhas (como quem troca a fechadura de casa) e voltaram a ser felizes. Mas existem outros ex não tão legais assim que se aproveitam da posse da tal senha pra transformar a vida do outro num inferno (nunca se esqueça de que ele pode trocar a senha antes de você, fazer o que quiser com a conta e aí depois você vai ter que ficar implorando pra ele devolver o seu chip).

E no meio de tanta cachorrada, quem faz o papel do cachorro são os amigos que não tem nada a ver com a história. Porque no final das contas, tudo se resume àquela velha máxima de que “o que os olhos não vêem o coração não sente”, então se você quiser mesmo ver o que o seu parceiro tanto faz na internet, pelo menos não deixe que eu saiba disso.

4 comentários:

  1. Eu também não acho legal esse negócio de compartilhar senhas, perfis etc. Se você confia, não precisa ficar fuçando no Facebook do outro. Posso até imaginar algumas poucas situações em que ter a senha do outro pode ser útil. Mas, para essas situações, acho que o "ideal" seria ter, mas não precisar usar. Tipo, eu tenho a senha da minha irmã mais nova, porque eu entrava no Facebook dela pra jogar Caf World, e ela não quis mudar depois que eu parei, mas nunca uso.

    É um saco você ver alguém online e não ter liberdade de chamar, porque não sabe se é sua amiga ou o namorado. Sem contar os desavisados, né? O casal termina e atualiza o status, mas ninguém fica online 24 horas por dia, monitorando cada movimento de todos os contatos, então dias depois chega lá falando com o outro. Constrangedor é pouco!

    ResponderExcluir
  2. Assim, o Danilo tem minhas senhas e eu tenho as dele, mas isso é pra alguma emergência. Exemplo: tô na rua, meu celular tá sem internet e eu estou esperando um e-mail super importante; ele entra e vê pra mim, e vice-versa. Não fico futucando as coisas dele, nem ele as minhas. Isso é invasão de privacidade e falta de confiança em si mesmo e no outro.

    E esses perfis conjuntos são coisa de adolescente, ou pelo menos deveriam ser! Não tem outra explicação a não ser total imaturidade e desconfiança pra fazer uma coisa dessas. "Ah, fulano não usa muito, mas quer ter contato com os amigos dele..." Sei ¬¬ Num perfil desses, você não sabe quem é quem, perde-se a identidade. E, por mais que eu não esconda nada dele, às vezes quero desabafar com meus amigos (até mesmo sobre nós dois) sem ter ninguém olhando, poxa. É privacidade, é uma coisa minha.
    Concordo plenamente com o post! E, realmente, os amigos ficam no meio da situação... Espero ficar com o Danilo pra sempre (é o que queremos), mas caso aconteça alguma coisa, vou ficar decepcionada em perder as amizades que conquistei através dele =/ maaas isso não vai acontecer :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. @Roberta Enquanto escrevia o texto fiquei comparando as senhas dos perfis, emails, etc, com, por exemplo, uma senha de banco. E logo me veio à mente que o parceiro ter a senha da sua conta bancária pode ser muito útil numa situação de emergência como vc falou. É tão (ou mais) arriscado qt uma conta de email, mas como se trata de dinheiro, as pessoas pensam duas vezes antes de compartilhar esse tipo de coisa. Acho que uma das coisas mais complicadas num relacionamento a dois é justamente esse limite entre o que é meu, é seu e é nosso. Mas aí isso vai variar muito do casal, do tempo em que estão juntos, etc, pra ver o que deve ser conjugado e o que não. E isso realmente não é problema meu.

    O chato de senhas de internet principalmente é isso de não ter privacidade, porque aí o problema deixa de ser só do casal e envolve um monte de gente que não tem nada a ver com isso.

    Infelizmente perfis compartilhados não são coisa de adolescente. Tem muita gente velha caindo nessa besteira. Qd aconteceu isso da minha amiga fazer um desses perfis fiquei com tanta raiva que pensei seriamente a dizer pra ela que achava aquilo uma babaquice sem tamanho. Mas e o medo de o cara estar vigiando o email dela, estar logado com a conta de MSN dela? É uma situação muito chata. E como vc mesma disse: E se vcs quiserem desabafar com outras pessoas sobre o próprio relacionamento? Será que não pode?

    Admiro muito a relação que vc tem com o Danilo (e fiquei feliz de saber que se eu quiser falar com vc ou com ele, "em particular", não preciso me preocupar com espionagem, rs) A gente vê q antes de namorados, vcs são muito amigos e se respeitam muito. E adorei ter conhecido vc através dele, parece que vc já faz parte da trupe há muito mais tempo :)

    ResponderExcluir
  4. Pra mim isso chega a ser absurdo. Eu sou uma pessoa individualista, por natureza, não ia aguentar perder a minha identidade assim. Cada um é uma pessoa diferente, tem seus próprios gostos, não dá pra ficar nessa de um perfil só.

    Esses perfis, geralmente, são tão chatos que só tem declarações de amor de um para o outro rs

    Numa dessas de conversar com um perfil desse tipo eu tive que perguntar: Com quem eu estou falando?

    Trocar senhas não tem nada a ver com confiança, como você já falou. Acho muito invasivo

    Eu tenho uma amiga (em como com você, aliás) que tinha um perfil desse com o namorado mas quando o namoro acabou, ninguém ficou com o cachorro. Excluíram o perfil do casal e foi cada um para um canto.

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?