domingo, 10 de abril de 2022

Um maluco odeia o Cris

Em tempos em que cada vez é mais difícil emitir qualquer opinião sem que antes ela se torne uma polêmica absolutamente desnecessária, há umas duas semanas, o Oscar nos brindou com uma polêmica DE VERDADE.

Não vou mentir pra vocês. Eu não suporto mais esse assunto. Geralmente eu consigo desviar das brigas usuais da rede do passarinho, porque, ou são discussões inúteis que escalam para discussões ainda mais inúteis (vide o caso da coitada da menina que só tinha um pai legal e ganhou uns potinhos de Baccio de Latte), ou são discussões complexas demais para tomar algum partido sem o conhecimento adequado.

Mas essa daqui eu presenciei ao vivo. E tava me irritando profundamente ver pessoas sendo extremamente irresponsáveis nos seus comentários, sem nenhuma razoabilidade. Pela primeira vez na vida, usei a ferramenta de silenciar palavras no Twitter. Pois estava cansada de tentar embutir algum discernimento na cabeça de gente que só repercute o discurso “questionador”.

Mas daí eu lembrei que eu ainda tenho um blog. E que eu costumava discorrer muito bem por aqui sobre esses assuntos polêmicos, sem incitar a ira de ninguém. Porque é assim que a gente discorre sobre as coisas. Num texto de 3 páginas. E não num tweet de 280 caracteres.

Pra quem mora numa caverna ou não possui uma TV, segue um resumo da história:

Will Smith, mega estrela de Hollywood, na noite em que era favorito a ganhar a estatueta de melhor ator, ao escutar uma piada sem graça envolvendo o fato de sua esposa ser careca, simplesmente se levantou de seu lugar, arrumou os botões de seu terno, se dirigiu ao comediante Cris Rock e tacou-lhe um tapão no meio da fuça do sujeito.

Meme devidamente atualizado

Todo mundo demorou alguns minutos pra entender que aquilo tinha acontecido de verdade e não era uma esquete encenada da cerimônia. A mulher do Will Smith tem alopecia. Cris Rock já tinha feito piada com eles em 2016. Team Will x Team Cris Rock. As redes sociais estavam em polvorosa e dali até o final da premiação ninguém prestou atenção em mais nada.


Mais tarde, Will subiu ao palco para receber seu Oscar, fez um discurso emocionado em que se fez de vítima e não pediu desculpas para ninguém.

Essa é a parte que É VERDADE MESMO, e não há contestação porque todo mundo viu.

Mas nos dias que se seguiram, a imprensa nos bombardeou de notícias relacionadas, dentre as quais, nem todas parecem ser verdade. Não porque a imprensa esteja inventando. Mas porque os relações públicas de todas as partes envolvidas estavam no modo FULL gestão de crise (estilo empresários da Karol Conká no dia da eliminação dela do BBB21), cada um tentando salvar a sua pele. Segue a lista então do que descobrimos nos dias seguintes:

. A Academia tentou tirar o corpo fora dizendo que a piada não estava no script e que Cris Rock tinha improvisado da cabeça dele (altamente improvável).

. A Academia tentou tirar Will Smith da cerimônia, mas ele se recusou a sair (mais uma mentira que logo depois caiu por terra). Segundo fontes, de fato houve alguma negociação com os empresários do ator com a polícia, mas o pedido de retirada nunca chegou ao ator.

. Cris Rock se negou a prestar queixa na polícia

. Cris Rock disse que não sabia que a mulher do Will tinha alopecia (duvido).

. Após somente 2 dias, quando viu que o negócio estava ficando feio para o seu lado, Will Smith soltou um pedido de desculpas pelo seu ato inconsequente pelo Instagram.

. A Academia prometeu instaurar um processo administrativo interno para apurar o acontecido e decidir o que ia fazer com Will Smith.

. Will Smith, muito esperto, vendo que ia ser expulso da Academia, foi mais eficiente e ele mesmo pediu pra sair. O efeito de sair da Academia é mínimo: a pessoa só nunca mais pode votar nos indicados às premiações.

. Will Smith perde contratos por causa da polêmica.

. A Academia resolve banir Will Smith do Oscar por 10 anos. O que significa que ele não pode comparecer à festa por 10 anos. Seu Oscar continua em seu poder.

. No último golpe de misericórdia da equipe de RP de Will, eles noticiam que Will Smith vai para a rehab.

Dito tudo isso, agora vem os meus dois centavos sobre o tema:

 1) A Academia é muito incompetente

Não é de hoje que os produtores do Oscar têm errado a mão nas premiações. A cada ano que passa, as reportagens de dia seguinte destacam como a audiência fica cada vez menor e como a cerimônia foi longa e chata. A culpa geralmente recai sobre os coitados dos apresentadores. Mas, o que pouca gente se lembra é que: TUDO AQUILO LÁ É ROTEIRIZADO!!!! (*) (Incrivelmente, mesmo nos piores anos, o Oscar continua ganhando Melhor Roteiro Especial de TV, se não me engano). O que significa que tirando uma coisa ou outra, todos os apresentadores contam piadas que foram APROVADAS por um time de produtores, e pelos próprios chefões da Academia. Então, pra quem tá querendo punição pro Cris Rock, foi mal, mas tem outras pessoas muito mais responsáveis do que ele nessa história. (E é por isso que a Academia não vai punir o Cris Rock, porque o Cris Rock FEZ O COMBINADO!!!!).

(*) Em pleno 2013, Seth MacFarlane cantou uma música inteira sobre como as mulheres indicadas a Melhor Atriz já tinham mostrado os peitos quando interpretavam algum personagem!!!

2) A piada não era racista, talvez fosse um pouco de mau gosto, mas o pior de tudo é que ela não era engraçada.

Pra quem já assiste o Oscar há algum tempo, sabe que algumas piadas são meio prontas e eles fazem praticamente todo ano: a piada de não conseguir ler o teleprompter, a parte que eles dão uma sacaneada nos indicados de documentário porque ninguém conhece eles, a parte em que o apresentador faz algum seguimento brincando com os seat fillers...

Enfim, geralmente piadas inofensivas e na maioria das vezes até meio sem graça mesmo. A piada de Cris Rock só falava que a mulher do Will poderia estrelar uma sequência de Até o Limite da Honra, porque a Demi Moore aparece de cabelo raspado nesse filme. O equivalente a falar que aquele careca gordinho e bigodudo do seu trabalho parece o Sgto Pincel, com a diferença de que o Sgto Pincel é um personagem muito mais legal, todo mundo o conhece, e por isso a piada é engraçada. A mulher pode ter se sentido meio chateada porque não lida muito bem com a calvície, mas em nenhum momento o cara ofendeu tremendamente sua honra (a personagem do filme é super badass até. Se parar pra pensar, foi até um elogio). Só atestou que era careca. Por uma certa ótica, talvez a piada tenha sido um pouco insensível, mas o principal é que não era engraçada mesmo.



3) 
Will errou. MUITO. FEIO. E não pode ficar impune.

Por mais que você ache que a piada foi imperdoável, acho que todos temos que concordar que Will Smith errou. Sua atitude foi absolutamente desproporcional e nunca deveria ter descambado para a violência.

Por mais que ele tivesse se sentido ofendido (e ele até tem direito de se sentir ofendido), ele poderia ter lidado com a situação de MILHARES de outras formas. Podia ter ido lá e pegado o microfone dele, estilo Suzana Vieira/Kanye West, e gritado umas atrocidades. Podia ter esperado seu Oscar, que certamente viria, e incorporado uma crítica no discurso. Podia ter soltado uma nota de repúdio depois no Twitter, estilo Rodrigo Maia. E se ele quisesse muito bater nele e sair ileso dessa, devia ao menos ter esperado a festa acabar.

Mas bater numa pessoa só porque ela fez uma piada sem graça na frente de BILHÕES de pessoas? Foi um mau exemplo ENORME!!!!!! E ele PRECISA lidar com as consequências agora. NÃO DÁ PRA DEIXAR ESSA PASSAR, foi mal. Não pun-lo é dizer que outras pessoas podem sair estapeando outras ao vivo no Oscar também. Não puni-lo é dizer que a violência, quando bem justificada, é aceitável.

Querendo ou não, Will Smith estava no ambiente de trabalho, e tá cansado de saber que, além de bater em pessoas ser errado, bater em pessoas no ambiente de trabalho (sem estar atuando) é MUITO ERRADO. Em qualquer lugar isso é demissão na hora.

É por isso que tanto no esporte, quanto no BBB, é motivo de expulsão. Me admira não terem arrancado ele de lá no meio da cerimônia mesmo.

No final, acho que está sofrendo as consequências justas: sair da Academia, banir da festa do Oscar, perder uns contratos... Pra quem tá achando que a carreira dele acabou, não sejam ingênuos. Ele vai passar um tempo na geladeira, mas vai dar uma entrevista chorando na Oprah e depois vai voltar. Will Smith tem muito carisma. Seria realmente injusto o cara ter toda a carreira arruinada por causa de um tapa. Mas que vai sofrer um tempinho, vai sim.

4) A militância em questão de afinidade cega as pessoas

Quando começaram a sair as notícias de que Will ia sofrer alguma consequência por ter dado um tapa em ambiente de trabalho na frente de bilhões de espectadores, algumas pessoas já começaram a trazer à tona alguns outros casos de celebridades brancas que também tinham se envolvido em polêmicas e estão aí alegremente até hoje. E bom, realmente existem casos de gente branca que faz coisa muito pior do que dar um tapa na outra e tá por aí de bobeira.

Mas para cada velho branco escroto que sai impune, tem muitos outros que, graças a Deus e ao movimento Me Too em 2018, se ferraram também. No contexto Oscar, Roman Polanski e Harley Weinsen foram expulsos da Academia recentemente. Em 2006, Zidane estava com a mão na taça de Melhor Jogador da Copa, encerrando a carreira, e deu uma cabeçada no italiano em plena final, depois do cara ter falado umas gracinhas sobre sua irmã (situação bem parecida com a de Will Smith), e, obviamente não levou o prêmio (foi a primeira vez na história que um zagueiro ganhou Melhor da Copa!). Mel Gibson deu umas declarações antissemitas e passou ANOS sem produzir um filme. A carreira do Kevin Spacey acabou. A Globo demitiu o José Mayer. A Nike descontinuou o contrato com o Neymar. Você só está vendo o Army Hammer em exibição nos cinemas esse mês porque Morte no Nilo ia sair em 2020 (!!!) e foi adiado por causa da pandemia. E o estúdio fez DE TUDO pra esconder ele nos pôsteres e na divulgação do filme depois que saíram notícias de que ele era canibal (pra esse aí acho que é fim da linha também).
 
É preciso salientar que algumas polêmicas são mais complexas que outras e demandam muita investigação e de fato julgamento no tribunal para gente saber onde a verdade está. Cancelar uma pessoa por causa de um boato algumas vezes pode causar danos irreversíveis na vida de alguém inocente. E outra coisa é que as marcas e os contratantes na verdade só querem ter seu nome longe de polêmicas. Não é racismo: são negócios!

Veja bem: o racismo EXISTE! Mas não justifica todas as situações, como muita gente gosta de bradar. Um cara com a popularidade do calibre do Will Smith está acima de qualquer questão racial. E o caso dele não tem nem discussão: FOI FLAGRANTE!!!! BILHÕES DE PESSOAS VIRAM! AO VIVO!!! Não tem como ele não sofrer punições pesadas!!!

E como eu disse, ele vai passar um tempo na geladeira, mas vai voltar. Parem de brigar por causa disso.

5) As pessoas são hipócritas pra caraca

Aí bastou essa polêmica toda pra galera do “tem que acabar o humor das piadas ácidas” começar a encher o saco. E, se você parar pra observar, são as mesmas pessoas que todo ano reclamam e pedem Ricky Gervais no Oscar. Ora bolas! Vocês precisam decidir o que vocês querem!!!! Ano passado tavam azucrinando que o BBB tava pesado demais, crucificaram a Karol Conká (não sem razão), reclamaram que só colocam gente com ficha na polícia pra dar audiência... Esse ano, na primeira semana do BBB22, não faltou gente saudosista: BBB bom era aquele da Mamacita, viu! A essa hora ela já tinha ido lá no quarto e falado que o Lucas não podia almoçar com o resto das pessoas! Karol Conká Rainha, o resto nadinha... E quanto mais o elenco desse ano se provava uma trupe avessa às tretas, mais a audiência reclamava: Onde já se viu um BBB em que as pessoas não querem brigar??? Boninho, faça alguma coisa!!!

Então, veja bem, as pessoas veem o BBB pra assistir outras pessoas brigando. Só que historicamente as pessoas que arrumam grandes confusões são logo eliminadas!!!!

Simplesmente a melhor de todas

Ano que vem, vão pegar um apresentador bem chapa branca, ou deixar sem apresentador mesmo o Oscar, daí vocês vão falar: Caraca, tinha que ter chamado era o Cris Rock, viu! Pelo menos a essa hora já tinha umas 10 piadas constrangedoras e a gente tava com medo de ele apanhar mais uma vez.

6) A gente não pode deixar de brincar, só porque alguém se sente ofendido 

Essa daqui entra dia, sai dia, eu reforço porque não é possível que a gente viva num mundo tão sem razoabilidade. As pessoas cada dia que passa se sentem mais e mais ofendidas por coisas cada vez menos ofensivas. É uma hiperleitura daquilo que é escrito ou dito que está INSUPORTÁVEL!!!!! Sério, gente, vocês tão precisando de uma louça pra lavar.


Existe um problema grave de interpretação de texto e uma pré-disposição a encontrar polêmicas em situações cotidianas, que ignoram a existência de qualquer nuance. Não há boa vontade em de fato ENTENDER aquilo que o outro está querendo dizer.

Esse é outro injustiçado, coitado. As pessoas perderam muito a noção.

E isso é ruim PRA CARACA. Porque a gente deixa de crescer, se para de escutar o outro lado. Muitas vezes você vê gente pedindo desculpa por atestar o óbvio. E se ela não pedir, ganha a pecha daquilo que foi acusada injustamente e pronto. (O moço do Diabo Veste Prada, com medo do cancelamento, tava concordando com os absurdos que as pessoas começaram a falar do personagem dele. Simplesmente, PAREM!!!!)

E se tá assim nas coisas mais estúpidas, aí fica difícil pro comediante mesmo, porque, fora a comédia física, o humor é ESSENCIALMENTE dependente da interpretação de texto e da boa vontade e conhecimento de mundo do receptor da piada. (Repara na quantidade de tirinhas que tem num livro de português, ou na prova do ENEM. Humor é teste de interpretação de texto NA VEIA!)

Quer dizer que o comediante pode fazer graça com tudo? Bom, depende. Tem um vídeo muito legal do Gregório Duvivier com um humorista português em que eles discutem exatamente isso, e ele conta a seguinte piada:


Ironicamente, o cara começa comentando uma outra piada do Cris Rock. Mas a piada que eu queria que vocês ouvissem mesmo começa em 27:00. A discussão é muito boa, de verdade. Vale a pena ver o vídeo. E é bem rápido, no minuto 30 eles já mudaram de assunto.

E aí? É ofensiva? Tem um tema espinhoso sim. Mas, a graça não está no machismo em si, mas na situação estúpida que está sendo contada. (*)
(*) Da mesma forma que a piada de 2016 sobre o casal Smith não é ofensiva porque diz que eles não foram convidados para a festa. Eles de fato não foram. Mas tem uma misoginia embutida ali no finalzinho sobre a calcinha da Rihanna, que não tinha nem nada a ver com a história que, putz, totalmente desnecessária.

Percebe a nuance? E a gente tem que aceitar que as pessoas e situações são complexas, e que, naturalmente, isso vai exigir que a gente observe as diversas camadas de cinza para temas que a maioria só enxerga “preto e branco”. Não dá pra colocar uma regra pra tudo. Não dá pra proibir todas as brincadeiras.


Além disso, as pessoas são seres humanos, e, por mais bem intencionadas que elas sejam, elas VÃO COMETER ERROS!!!!!

E ok, a gente pode e deve continuar brincando, a gente pode e deve tentar ficar de boa com as situações e a gente pode e deve dizer pro outro que não gostou da brincadeira quando aquilo de fato te ferir, mesmo sabendo que não teve a intenção. Daí o outro pede desculpa, para de fazer a gracinha e pronto, vida que segue.

É claro que vão ter situações que a gente não pode mais aceitar mesmo e são CRIME. Mas na maioria das vezes vão ser mal entendidos, ou situações cinzentas que vão precisar na nossa boa vontade pra seguir em frente.

E a gente realmente precisa querer ficar de boa, galera. Senão, ou a nossa vida vai virar o inferno da TL do Twitter ou o tédio do BBB do Amor. E ninguém quer uma coisa nem outra.

Imagina um Oscar sem zoar o fato do Leo DiCaprio só pegar novinha? Imagina não brincar com os colegas de trabalho na hora do café? Imagina viver num mundo sem nenhuma leveza? Não tem a menor condição.

E eu sei que vocês são melhores do isso. Vocês conseguem. É só querer.

Agora o que eu quero mesmo é um especial Will x Cris na Oprah, com os dois terminando o programa vestindo essa camisa aqui, pra enterrar esse assunto de vez. 


Tudo vai ficar bem, acreditem.

0 comentários:

Postar um comentário

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?