quarta-feira, 1 de junho de 2011

Maktub

Você acredita em destino? Aquela coisa de ter alguém planejando a sua vida para você? A sensação de que ‘estava escrito’? Eu acredito.

Porque quanto mais eu penso que minha vida tem que ir por um caminho, Deus vai lá e faz um desvio e me coloca na outra estrada que eu nem pensava em entrar. E aí um monte de coisas que você tinha planejado mais ou menos vai por água abaixo, porque aquilo que você tinha em mente de repente não é mais o melhor pra você. Pelo menos não naquela hora que você achava que era. Ou então, você fica pensando no outro monte de coisas que deram errado antes, mas que na verdade eram só o plano de Deus para que outra coisa muito melhor viesse depois. Na hora certa.

Bom, o objetivo do post não é ser tão filosófico quanto parece. Na verdade, é mais um comunicado do que uma reflexão.

Certo dia, abri a minha caixa de emails do Gmail, que eu só abro de vez em quando porque sabe-como-é, naquele email nunca tem nada de interessante. Só Spam. Mas nesse dia tinha um email falando que uma grande empresa de auditoria estava iniciando o processo seletivo para contratação de trainees. Acontece que eu já estava cansada desses processos seletivos. Perde-se um tempão naquelas dinâmicas que nunca dão em nada. Tinha prometido a mim mesma nem entrar mais nessas coisas, que no final das contas também nem são lá essas coisas. Mas também acontece que desde a vinda da Anne ao Brasil, eu tinha adotado uma nova filosofia de vida que diz que “Se você não tentar, nunca vai saber se poderia ter dado certo”. Então, para não quebrar o meu juramento, fui lá e cliquei em Participar.

Muito tempo depois, eu já tinha até esquecido desse negócio, abri a caixa de emails de novo e lá estava um outro email da empresa me chamando pra fazer uma prova de classificação lá tipo dois ou três dias depois, tendo que confirmar até o dia seguinte. Fui lá e agendei.

A prova foi moleza. Vou te falar uma coisa sem falsa modéstia: eu sou boa nesse negócio de prova. Se ela estiver bem feita e com o conteúdo que eu já tenha estudado, eu não dou mole e acerto as questões mesmo e aí as chances de eu tirar uma nota bem acima da média são muito grandes.

Fiquei só aguardando eles chamarem para a dinâmica, porque tinha certeza de que tinha quase gabaritado aquela bagaça. Mas não fiquei colocando todas as esperanças da minha vida nisso, porque, aí vou te falar uma outra coisa, sem falsa modéstia: Detesto esse negócio de dinâmica. Nunca passo, e acho isso um troço bobo e subjetivo. Porque nas provas eu vou lá e marco as respostas, e se eu não passar, a incompetência é toda minha. Por isso acho que os processos ‘impessoais’, em que somente aquilo que é ‘preto no branco’ vale, são os mais justos.

Mas em dinâmica impera aquela falsidade em que as pessoas querem parecer sérias e responsáveis e falam aquele monte de mentiras que os gerentes de recursos humanos gostam de escutar. Eu não sei o que ele quer ouvir. Tudo o que você disser pode ser usado contra você ou a favor de você. Depende muito de quem esteja escutando. O que eu posso considerar ‘não saber trabalhar em equipe’, outra pessoa pode achar que é ‘espírito de liderança’. Vai entender.

Acontece que eu fui lá pra tal da dinâmica e agi mais ou menos do mesmo jeito que em todas as outras. A mulher disse que eles queriam contratar 1º de junho, período em que eu ainda estaria em aulas, e eu fiz questão de frisar que estudava pela manhã. Porque eu faço questão de me formar no fim desse ano. E não vai ser qualquer coisinha que me faça perder o período. Segundo ela, o resultado sairia em duas semanas e como eu já tinha avisado que estaria estudando na data em que eles queriam contratar e a resposta da outra vez demorou realmente duas semanas para chegar, não abri aquele email do Spam nos dois dias seguintes.

Mas quando eu abri tinha um email lá, enviado duas horas depois da dinâmica: Parabéns, você foi aprovado para a próxima etapa, favor responder esse email até ontem. PUTZ, GRILA! QUE AZAR! EU NÃO TINHA NADA QUE TER PASSADO NESSE TRECO. EU FALEI QUE ESTUDAVA DE MANHÃ. ELES NÃO ESCUTARAM, NÃO? Mais uma vez seguindo o meu mais novo lema, mandei o email atrasado mesmo. A essa altura eu já não sabia se eu não ter aberto o email antes era uma coisa boa ou ruim e decidi entregar nas mãos de Deus. Ele é que sabe o que é melhor para nós.

Aí, mais de uma semana depois, eles entraram em contato para marcar a entrevista. Fiquei agoniada, não pela expectativa de passar ou não, mas com o que ia acontecer com a minha vida caso o resultado fosse positivo e eles me quisessem mesmo. E eu só conseguia pensar nos aspectos negativos dessa mudança. Depois de um tempo, coloquei nas mãos de Deus de novo. O que quer que acontecesse seria para o bem.

O resultado, se você ainda não adivinhou, foi que num dia em que eu esqueci meu celular em casa, eles ligaram e informaram ao meu pai que eu tinha sido contratada. Quando ele me falou, a primeira reação foi de preocupação com a faculdade. Depois de um tempo, percebi que pra tudo dá-se um jeito, e que se eles me quiseram, mesmo eu falando a verdade o tempo inteiro, estavam cientes da minha disponibilidade também, e então consegui relaxar e aproveitar a alegria da vitória. Meu 1º emprego! E numa grande empresa! Carteira assinada, um montão de benefícios! (Vou te dizer mais uma coisa sem falsa modéstia: Eles são muito chiques. Só isso. É, até que esse negócio de estudar dá futuro, viu!)

Bom, e se Deus quis assim, quem sou eu pra discordar? Por maiores que sejam as minhas preocupações, já entendi que essa vai ser uma ótima oportunidade e que devo aproveitá-la enquanto ela estiver ótima também. Depois dessa história toda mais uma vez ficou comprovado que só perde quem não corre atrás, quem não joga o jogo, por ter medo de errar. Então, se você me perguntar o que vai ser do meu futuuuuro, eu faço igual a Sandy e digo que não sei. Só sei que espero que a vida me mande algo bom, só sei que eu não quero cantar minha trilha fora do tom.

A essa hora em que o post está programado para ir ao ar, eu estarei lá no meu 1º dia de treinamento, descobrindo se entrei ou não numa furada. É provável que as postagens no blog fiquem um pouco mais escassas porque dizem que lá o trabalho consome a gente pra caramba. (Não chorem, não chorem!) Mas farei de tudo para que isso não aconteça, porque postar aqui no Inútil é uma das coisas que eu mais gosto nessa vida.

A julgar por umas experiências nessa minha vida, algumas até inicialmente indesejadas que se tornaram a melhor coisa que já me aconteceu, tenho certeza de que Deus tem tudo lá planejadinho pra mim. O negócio é esperar em nEle. Ele é que sabe o que é melhor pra nós e o melhor momento pra isso também. Mas não fica esperando só, não, viu? Se eu não estudasse, entrasse nos emails, clicasse nas coisas e enviasse as respostas, nada disso teria acontecido.

Me desejem sorte,
Lisa

7 comentários:

  1. Ahhh boa sorte, Lisa! /o/

    Primeiro emprego é tãooo legal! Por sinal, quase tudo o que é novo é muito legal.
    Boas lembranças do meu!

    Espero que você curta e que seja realmente o que você estava procurando.

    E eu também não curto dinâmicas de grupo.. u.u

    Isso aí!

    Beijo! o/

    ResponderExcluir
  2. Eu já falei com você antes e falo de novo: Parabéns! Você é tão esperta! Espero que se dê muito bem nesse novo trabalho (mesmo que pareça assustador), espero que você goste demais e que esse seja realmente o plano de Deus pra você. Ah, se não for também, você é inteligente demais da conta e pode arrumar um emprego até melhor.

    Acho que nunca fiz uma prova para concorrer a essas vagas, mas já participei de algumas dinâmicas e me saí muito bem! O segredo não é ser quem você é, é fingir ser aquilo que os avaliadores querem #FATO

    Não saber trabalhar em equipe ser igual a espírito de liderança foi ótimo! kkkkk

    Eu sei que contabilidade não tem nada a ver com advocacia (ou tem?) mas estou impressionado com o livro que estou lendo que fala do mundo dos advogados. As grandes empresas realmente arrancam o couro! Desejo que esse não seja um trabalho que lhe roube a vida mas vc é esperta o suficiente para não vender a alma ;)

    Ah, você está agorinha em treinamento! Que legal! Depois conte como foi.

    ResponderExcluir
  3. Aí, Lisa, parabéns! Te desejo tudo de bom nessa nova empreitada, e é como vc falou, se vc entregou nas mãos de Deus, e Ele te colocou nesse emprego, é pq é o melhor! :)

    Bjooos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Lisa! Com certeza Deus tem o melhor, e se o melhor não for exatamente esse emprego, ele sabe porque lhe colocou aí. E vc logo vai saber também. Puxa, empregada antes mesmo de se formar, isso deve ser ótimo! Eu, mesmo com diploma, só arranjo emprego com uma carteirinha... =P

    PS: Ainda n sou advogada, mas estou quase sem couro. Tem certeza que eles não arrancam órgãos internos também? (Descobri hj q o escritório onde eu trabalho abre 24 de dezembro e 31 de janeiro. Como assim?! Até lá já fuuuui...)

    ResponderExcluir
  5. Outro dia eu estava comentando com o Danilo que você faz tudo bem. Porque ele e o Jonas (e também a Cris, quando fazíamos pré juntas) me contam sempre as histórias do Cefet e como você é inteligente e boa nos esportes e tudo mais. No dia do boliche eu comprovei isso rs.
    Enfim, sempre encontrei pessoas que te encheram de elogios e disseram a boa amiga que você é, dentre todas as qualidades. Então ficava com muita vontade de conhecer você e quando isso aconteceu, vi que era tudo verdade!
    Você merece essas vitórias, e muitas outras que virão na sua vida. Deus te abençoou grandemente, com seus dons, e você sabe aproveitá-los muito bem. Parabéns pelo trabalho novo :D

    PS: Felipe, concordando com a Annie, eu também ainda não sou advogada, não trabalho em escritório, mas posso dizer que nos estágios eles também arrancam o couro. Estou sobrevivendo rs

    ResponderExcluir
  6. Que ótimo, Lisa!!!
    Fico muito feliz por você :-) Estou torcendo pra que continue ótimo por muito tempo. E pra que você não tenha que diminuir as postagens no blog.

    Essa história me lembrou de quando eu consegui meu estágio, sete anos atrás. Eu avisei que estudava à tarde, e eles me avisaram que queriam alguém pra trabalhar o dia todo, mas... Tô na empresa até hoje.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, gente. Obrigada pela força. Por enquanto está tudo bem tranquilo pq estou em treinamento até o fim do mês. É claro que já vejo e prevejo alguns pequenos probleminhas, porque não existem pessoas, nem trabalho perfeitos. Mas por enquanto, estou tentando não me preocupar muito e vivendo um dia de cada vez.

    Felipe, na verdade Contabilidade tem bastante a ver com Direito, sim. São cursos que conversam entre si em algumas matérias. Não é raro você encontrar contadores que também são advogados, e tenho alguns colegas que trabalho inclusive em escritórios de advocacia, prestando consultoria na parte tributária, etc.

    Annie, pois é. Como diz uma amiga minha, estou fora das estatísticas de formados e desempregados. Mas contador também tem que fazer exame de suficiência pra tirar carteira do CRC e poder assinar os balanços e pareceres de auditoria. Mas até agora quem tem assinado as coisas que eu faço são os meus chefes.

    Roberta, fiquei emocionada de verdade com o seu comentário. O Cefet foi a melhor coisa que já aconteceu na minha vida. Mais do que todo o conhecimento adquirido, acho que õ que mais marcou por lá são essas histórias e os amigos que fiz. Foi muito bom te conhecer também, e uma pena que vc não tenha estudado com a gente. Pelo q te conheço, vejo que vc ia curtir pra caramba, rs!

    Bjs
    Lisa

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?