domingo, 11 de setembro de 2011

10 anos de 11/09

Eu não lembro bem o que estava fazendo durante o 11/09/2011. Provavelmente estava vendo desenho.

Só lembro que quando começaram todos aqueles plantões urgentes em todos os canais, achei tudo muito exagerado. E daí que teve um ataque terrorista nos EUA? Todo dia morre uma porção de gente, acontece um monte de tragédia e nem por isso eles fazem esse estardalhaço todo. Sério mesmo que eles vão deixar de passar Pokemon por causa dessa palhaçada?

Mal sabia eu que estávamos presenciando o evento que iria mudar o mundo nos últimos 10 anos. Era a História acontecendo diante dos nossos olhos. Ali. AO VIVO! E é por isso que as TVs tinham que PARAR TUDO para mostrar.

De lá pra cá assistimos a invasão ao Afeganistão numa busca por Osama Bin Laden, que só foi ser encontrado muito tempo depois, quando o bafão da coisa já tinha passado, no governo de um cara com ascendência árabe e com sobrenome muito parecido com o do terrorista mais famoso da história (ao contrário do que se acreditava, não estava escondido num barraco aqui no Brasil, rs), e outra ao Iraque que culminou na queda do ex-ditador Saddam Hussein (ao contrário do que se acreditava, ele não tinha armas de destruição em massa, justificativa usada por George W – de War – Bush para iniciar a tal guerra).

Lembro também dos meus colegas da escola comentando sobre as pessoas pulando da altura de 100 andares e caindo como folhas de papel (essas eram realmente as palavras deles). E outros comemorando porque “os EUA, aqueles idiotas que se acham os melhores em tudo, tinham mais é que se ferrar mesmo”.

E pois é, eu até concordo que eles são uns idiotas que se acham melhores em tudo. Mas as pessoas que estavam no avião e no prédio e nas redondezas das torres não tinham nada a ver com isso. Antes de serem estadunidenses-metidos-à-besta, elas eram pessoas inocentes, que estavam lá levando suas vidas, com trabalho, amigos e família como qualquer um. Diz pra mim: o que aquelas pessoas em específico fizeram para merecer passar por uma tragédia dessas?

Antes de sair atirando o seu anti-americanismo por aí, pense em como você se sentiria se um avião atingisse o prédio em que você (ou alguém que você gosta) trabalha. Será mesmo que milhares de cidadãos comuns mereciam pagar com as próprias vidas por causa de interesses políticos de uma meia dúzia?

O 11/09 foi traumático. Vários filmes com temática de terrorismo tiveram suas estreias adiadas, ou seus projetos cancelados. As torres gêmeas foram apagadas do pôster do Homem Aranha. E uma sequência inteira do filme em que o herói se dependurava nos prédios atingidos também. Até DP (livro) teve uma cena censurada!

É uma ferida que demorou para cicatrizar. Pra falar a verdade, é uma ferida que deixou uma baita cicatriz no mundo.

E é por isso que eu adoro História. Porque História é uma ciência “sobre pessoas”. E por ser sobre pessoas, o que acontece depois, é imprevisível. E por ser sobre pessoas, é algo que diz respeito a nós DIRETAMENTE. Quem ia imaginar que do nada dois aviões iam derrubar um dos principais cartões postais e símbolos de poder da nação mais poderosa do mundo ser destruído do jeito que foi e que ESSE DIA ia mudar o rumo de vida de tanta gente?

Vimos os EUA assustados e fragilizados. Vimos a nação mais poderosa do mundo completamente perplexa diante dos acontecimentos.

E agora, 10 anos depois, com após terem gastando tanto dinheiro com os conflitos militares, agora o que vemos é um EUA que anda patinando economicamente e sob ameaça de perder o título de “nação mais poderosa do planeta”.

E a gente VIVEU isso!

Testemunhamos o dia e acompanhamos as conseqüências do momento mais importante da História do século XXI (até agora)!

De alguma forma, somos todos coadjuvantes dos capítulos mais recentes dos livros de História Geral. E a História Geral serve de coadjuvante para aquele capítulo referente ao 11/09/2001 de cada um.

Todo mundo tem algo pra contar sobre aquele dia. Alguns têm histórias mais emocionantes. Outros ficaram sem entender por que Pokemon não ia passar.

E eu queria saber o que VOCÊ estava fazendo no 11 de Setembro de 2001. E pegando a onda de Um Dia, o que você estava fazendo nos anos seguintes? No de 2009 eu estava aqui. E se o de 2001, todo mundo quer esquecer. O de 2 anos atrás foi pra guardar na memória.

Abraços,
Lisa

2 comentários:

  1. Acredite, só quando vi esse post é que me toquei da data. 10 anos é muito tempo, né? #alienado

    Eu me lembro que estava vendo desenho na Globo, se não me engano era Sakura ou Dragon Ball Z, fiquei completamente frustrado porque aquele episódio estava bom a beça. Era uma época que eu estudava à tarde, acho que nem teve aula nesse dia pra mim...

    Dos anos seguintes eu certamente não faço ideia, memória muito fraca.

    Adorei o texto ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro que levantei tarde, porque o CEFET estava em greve. Minha irmã do meio estava na escola e a mais nova, que ainda estudava à tarde, revoltada porque tinham interrompido a programação infantil por causa dos atentados.

    - Que aconteceu, Jéssica?
    - Um avião bateu num prédio lá nos Estados Unidos.
    - Ah, tá - e saí pra tomar café.

    Depois passei o dia todo na frente da TV oO Hoje não fico nem 15 minutos e já enjoei. Mudei MUITO de lá pra cá.

    Não consigo entender como alguém pode achar bom o que aconteceu. Se tivessem destruído a sede do governo sem matar nenhum inocente, eu poderia até tentar. Mas quantas crianças ficaram sem pais por causa disso? Quantas mães choraram seus filhos? E o pânico que se instalou na cidade? Até hoje eles morrem de medo de novos ataques! Por mais que nós também tenhamos nossos problemas, nossos medos, isso foi triste, muito triste!

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?