domingo, 1 de março de 2009

Y soy careta

Na edição de Janeiro de 2009, a SuperInteressante dedicou algumas páginas de sua revista aos atuais fenômenos infanto-juvenis, prometendo desvendar todo o pensamento maquiavélico por trás dos mesmos. Dentre eles, a revista destacou:
• High School Musical
• Hannah Montana
• Jonas Brothers
• Harry Potter
• O Diário da Princesa
• Crepúsculo

A reportagem dava bastante ênfase ao fato de que esses fenômenos tinham em comum a ausência de sexualidade ou o incentivo à abstinência, assim como o hype ao politicamente correto, porque esses é o tipo de produto que qualquer pai gostaria que seu filho ficasse fã e, por isso, esse pai estaria disposto a gastar barbaridades por qualquer quinquilharia com a marca do ídolo teen (o que ficaria muio mais difícil se o “produto” pregasse valores de rebeldia, etc). Isso tudo fora o baixo custo das produções, que geram um rendimento absurdamente maior.

A Época também tem criticado bastante a moda do politicamente correto em suas reportagens ultimamente. Só nos últimos 6 meses foram pelo menos 3 reportagens sobre assuntos diferentes (HSM, Crepúsculo e rock contemporâneo), que no fim chegavam a mesma conclusão de que “não se fazem mais jovens como antigamente”.

A Super não está de todo errada. Quer dizer, o argumento deles faz até bastante sentido, e podem ser mesmo verdade algumas discussões levantadas pela reportagem. Mas eles esqueceram de analisar alguns outros fatos:

• Mais da metade dos exemplos que ela dá são produtos Disney
E lá vou eu defender a Disney de novo. Eu estou seriamente voltando a levar em consideração aquela idéia de fazer Direito e depois pedir pra Disney me contratar, porque o que eu defendo a Disney não está no gibi!!!!

O que é que eles queriam? A Disney tradicionalmente apóia veementemente o policamente correto em suas produções. É a marca da Disney! Você NUNCA vai ver cenas de sexo, nem drogas, nem nada muito pesado num filme da Disney. Sabe por quê? Alô! É uma marca destinada às CRIANÇAS!!!!! As produções Disney são aquelas que os pais podem pensar: “Ok, é Disney. Toda a família pode assistir” ou então “Ok, é Disney. Fica aí vendo a TV, filhinho, que eu vou ali lavar a louça”. * Não dá pra ficar colocando assuntos polêmicos em coisas da Disney! E mais: a Disney SEMPRE se aproveitou de suas produções para lançar com elas uma tonelada de produtos licenciados. Então para mim é o seguinte: falar mal da Hannah Montana e de HSM porque são “puros demais” ou porque são “armadilhas comerciais” é falar mal do Rei Leão, da Bela e a Fera e do Aladdin. Porque nenhum deles tem sexo no meio e venderam seus produtos igual água na época me que foram lançados e até hoje, por sinal.
* E não me venha com aquele papo de mensagens subliminares, por favor! Eu estou falando das coisas normais. Não dessas doideras.

• O mercado de quinquilharias é muito mais amplo
E não são só os filmes adolescentes/infantis que vendem bonequinhos dos personagens. Ou alguém aí se esquece do quão loucos são os fãs de ficção científica/HQ/Mangás?
E nem por isso você vê comentários maldosos sobre Star Wars, Super Homem, ou sei lá, não conheço muito de mangá, mas você entendeu.

• O custo de produção desses hits infanto-juvenis nem sempre é mínimo
Bom, na maioria das vezes é mesmo. “O diário de uma Princesa”(Por que é que eles NUNCA conseguem colocar o nome certo? É até mais fácil: O diário da Princesa! Viu? Uma palavra a menos!) e o 1º HSM custaram uma barganha se comparados ao que arrecadaram. Mas convenhamos que nenhum desses filmes tem grandes atores consagrados há anos(alô! São atores jovens! Pra eles já serem conhecidos há anos iam ter que começar fazendo muito sucesso desde nenéns igual às gêmeas Olsen), nem altos efeitos especiais pra gastar mais de 100 milhões de dólares. Então, 40 milhões pra um filme desses é bastante coisa até.

Mas e quanto a Nárnia, Harry Potter, Bússola de Ouro e Eragorn? O custo dessas produções é bem alto e ninguém fala nada. No caso de HP, o retorno é garantido, agora quanto às outras... São produções de alto risco, se você for analisar, visto que não possuem tantos fiéis seguidores quanto o menino-bruxo e algumas delas foram até fiascos de bilheteria, tipo a Bússola.

• Nem tudo o que faz sucesso hoje em dia é por causa da pureza da história
Só na nossa década, a gente encontra diversos exemplos de sucessos que nem toda mãe iria aprovar tão de cara.

A começar por Gossip Girl. Não li os livros. Não assisto à série. Mas já li algumas coisas a respeito do conteúdo. Dizem que os livros transbordam sexualidade e tratam de temas até bem pesados como estupro, fora bulimia e drogas, etc.

Na coleção de livros do Diário da Princesa, o sexo não é exatamente ignorado e apesar de não conter nada demais, o assunto só na idéia é até bem importante no desenvolvimento da história. E olha só que estranho: os livros em que esse tema é o principal, são os que as próprias leitoras, em sua maioria adolescentes, menos gostam.

Crepúsculo eu também não li, mas tenho certeza de que os outros livros não são tão castos assim.[Edit: Depois de ler o primeiro volume, eu tive a impressão justamente oposta. Os livros podem até ser castos, mas de bom exemplo, eles não dão nada!]

E quanto a OC e Rebelde? Fizeram um sucesso estrondoso até pouco tempo e ambas as produções tinham temas bastante polêmicos como homossexualismo, drogas, sexo também, violência, etc.

Só pra lembrar: As obras que eu acabei de citar são destinadas ao público ADOLESCENTE. E não ao público infantil, como as produções Disney ou Harry Potter. Deu pra entender aonde eu quero chegar?

E por fim...

• Por que é que todo adolescente tem que ser rebelde e politicamente incorreto?
As pessoas tem uma mania de achar que todo adolescente é besta e revoltado e não tem nada na cabeça! Qual é o problema em ser um adolescente careta que não bebe, não fuma, gosta de estudar, se dá bem com os pais...?
Por que é que a TV, o cinema e a literatura só podem mostrar jovens idiotas que picham muros e batem em empregadas? Por que é que esse tipo de comportamento tem que ser considerado mais legal do que respeitar os outros, o próprio corpo e essas coisas?

É como na escola: o cara que estuda é sempre o otário e o cara que faz bagunça é sempre o esperto. Como se estudar fosse uma coisa errada!

Qual o problema dos atuais ídolos dos jovens pregarem um pouco mais de paz no mundo? Por que tudo hoje em dia tem que ser modernoso e descolado? Qual o problema dos ‘caretas’ estarem em alta? Também existem pessoas assim no mundo!

As pessoas falam tanto em respeitar as diferenças e as minorias, mas na hora que algo diferente desse tipo aparece, o resto do mundo cai de pau.

E eu não vejo problema nenhum se eles tornassem maioria. Assim como não vejo problema nenhum em um pouquinho mais de inocência na mente suja das pessoas. Ou o mundo não seria melhor se elas de fato respeitassem umas as outras ao invés de ficar arrumando arruaça por aí?

Pra terminar, deixo vocês com uma linda canção da minha mais nova paixão musical, Jason Mraz. O nome da música é Love for a Child.

What about taking this empty cup and filling it up
With a little bit more of innocence
I haven't had enough, it's probably because when you're young
It's okay to be easily ignored
I like to believe it was all about love for a child

2 comentários:

  1. Convenhamos que HP é uma história adolescente/adulta disfarçada de infantil , e a cada filme tá ficando menos politicamente correta.
    Tbm não gosto dessa imagem de jovens rebeldes q só pensam em coisas que não prestam... acho mais divertidos os jovens q conversam sobre música , televisão , cinema , mais televisão e etc. Sai muito mais risada e as pessoas adquirem um pouco mais de cultura. Por la manera , yo también soy careta

    ResponderExcluir
  2. Ow, muito bom esse post, Lisa! eu ainda não tinha lido...

    concordo com td! ;)

    Bjs

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?