domingo, 10 de maio de 2009

Branca de Neve e os Três Porquinhos

Imagine você que num belo dia, alguns dos anões da Branca de Neve resolvam fazer uma visitinha à casa nova dos três porquinhos (aquela mesma de tijolo que o lobo não conseguiu derrubar). Chegando lá, Soneca, Atchim e Dengoso encontram os três porquinhos doentes. Assim como a Branca de Neve fez com eles, os anões fazem de tudo para ajudar os porquinhos e passam uma tarde toda fazendo sopinha essas coisas que a mãe da gente faz quando a gente está de cama. No fim do dia, os anões voltam para casa cantarolando alegremente sua feliz canção: “Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou. Pararatinbum pararatinbum, Eu vou, eu vou, eu vou, eu vou”.

Uma semana depois, Atchim deu um espirro daqueles bem típicos. Normal. Ele sempre espirra mesmo. Não demorou muito, todos os anões também ficaram doentes. Branca de Neve foi lá ver o que estava acontecendo e dias depois, também caiu de cama.

Basicamente é isso que está acontecendo no mundo nas últimas semanas com a gripe suína. Tinha um porco que estava doente e passou para uma pessoa, que espirrou perto de outras, que também ficaram doentes e transmitiram o vírus para mais gente e assim por diante.

Só que na vida real as dimensões estão um pouco MUITO mais alarmantes. A OMS está a ponto de elevar o grau da doença para 6, o nível mais alto de gravidade, que indica pandemia (quando a doença se alastra pelo mundo todo rapidamente).

Mas como é que pode um porco que estava lá no México contaminar tanta gente no mundo todo, sendo que a carne de porco não está nem sendo proibida? A resposta é simples e leva direto a uma questão da qual não dá para fugir em qualquer discussão: Globalização.

Se os anões não tivessem saído de casa para visitar os três porquinhos, não teriam ficado doentes e nem passado o vírus para a Branca de Neve. O lance é que nos dias de hoje todos os personagens de conto de fadas se conhecem e vivem se encontrando por aí desde de que Shrek fez o maior sucesso.

Em outras palavras: de uns tempos para cá, ninguém mais fica preso em casa para sempre. Tem gente de todo lugar do mundo em outros todos os lugares do mundo. Tem coisas de todo o lugar do mundo em todos os outros lugares do mundo. É muito fácil chegar em lugares cada vez mais distantes. Você pega um avião e zapt, atravessou o oceano! Não estou dizendo nem que seja uma questão de escolha. Às vezes não é. Ou você também não tem que sair de casa e pegar um ônibus, um trem, caminhar pela rua para chegar ao trabalho, à escola, à faculdade, quando vai pagar uma conta, enfim? Nem que é uma coisa ruim. Gastar menos tempo para chegar aos lugares que a gente quer é bom pra caramba. E comer aquele sushi que só teria lá no Japão na esquina da sua casa é um negócio fantástico. (foi só um exemplo, eu nem gosto de sushi).

O lance é que, num caso de doença desses, o vírus também chega a lugares cada vez mais distantes com a mesma facilidade com que as pessoas chegam. E no caso da gripe suína é ainda pior porque é uma doença transmitida pelo AR! Não há nada que se possa fazer a respeito.

Tipo, quando se trata da dengue, eles sempre dizem para a gente combater o mosquito transmissor. Quando ocorre um surto da síndrome da vaca louca, o governo suspende a importação das carnes suspeitas, e se mesmo assim você estiver com o pé atrás, é só parar de comer carne por um tempo.

Agora, o que fazer contra uma doença ainda pouco conhecida que se propaga pelo ar? Parar de respirar? Isso não é nem uma opção, uma vez que, mesmo que você tente fazer isso, será em vão, e o seu bulbo não vai deixar você se matar por asfixia. O máximo que você pode tentar fazer é evitar o contato com pessoas que tenham a doença, que por acaso pode ser qualquer um! Essa semana um cara tossiu do meu lado no trem e eu juro que me correu um arrepio na espinha.

E se na semana passada tinha gente na torcida do Flamengo com máscara tirando um sarro da situação porque a gripe não tinha desembarcado no Brasil, não se pode brincar mais tanto assim, porque, como se sabe, alguns casos já foram confirmados no país.

Só nos resta pedir a Deus que nos livre de todo mal e todo vírus quando nós sairmos de casa agora. Porque a menos que o governo mande todo mundo ficar em casa, a vida continua e a gente também tem que continuar a fazer as coisas que a gente tem que fazer. Os mais precavidos podem fazer igual aos flamenguistas e colocar máscara. Mas, o mais importante é que, como já diria Chapolin, ‘não priemos cânico’, ok? Sem pânico e tudo vai ficar bem. Eu disse: SEM PÂNICO. SEM PÂNICO!!!!! SEM PÂNICO!!!!!!!!!! AAHHHHH!!!!! rs

A foto é da gripe aviária asiática, mas serve.

PS. Quer saber o que aconteceu com a Branca de Neve, os sete anões e os três porquinhos? Bom, isso fica por sua conta. Não sou eu que vou acabar com todo o reino dos contos de fadas por causa de uma gripe suína. Outro dia eu fiz a Julieta assassinar o Romeu já. Não posso ficar mexendo assim nos grandes clássicos da literatura sempre...

Mas falando nisso, o povo anda comparando a gripe suína, ou melhor, a influenza A (até parece que mudar o nome da doença vai mudar alguma coisa) à gripe espanhola e por um momento me passou pela cabeça que o Carslile, o vampirão-patriarca dos Cullen, fosse dar uma passada por lá pelas bandas da floresta mágica. Sabe como é... Ele quer dar uma segunda chance às pessoas... Espero que não passe. Já imaginou que coisa mais bizarra: uma anão-vampiro? Melhor não. Deixa isso pra lá.

2 comentários:

  1. Adoreeeei o anão-vampiro! [imaginando os anões correndo atrás da cinderela doente]
    E esse negócio de trocar de nome da gripe do porco tá enchendo o saco já... Nos primeiros dias ligo a TV: Gripe Suína. Depois: Nova Gripe. Mais depois ainda: Influenza tipo A...
    Vejo a hora deles quererem falar agora o nome científico do vírus que causa a doença... ¬¬

    ResponderExcluir
  2. O q está se alastrando também é a frase " É suína?" que sempre tem um que fala toda vez que alguém espirra ou diz estar gripado ¬¬

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?