sábado, 16 de maio de 2009

Liberdade Pop & Junior

Em 2007, Junior Lima se despediu de 17 anos de carreira da maior dupla pop do país formada por ele e por sua irmã. Desde então, o rapaz vem assustando aqueles que o viram migrar do sertanejo infantil com um corte de cabelo duvidoso até se tornar um instrumentista respeitado.

A força está na peruca!

No último ano, Junior deixou a barba crescer, fez um moicano, montou uma superbanda de rock(o super ali se deve ao talento atribuído aos integrantes da banda e não à qualidade da mesma. Eita banda ruim! ) e, segundo ele mesmo, adotou uma postura “mais áspera”, porque agora ele é rock’n’roll. Tudo para dar a entender de que finalmente agora ele é livre, apesar de ele já fazer essa afirmação veementemente desde os 15 anos, quando todas as revistas começaram a colocá-lo como matéria de capa e muito criativamente nomear a reportagem de “Junior CRESCEU”(o “cresceu” era em caixa alta mesmo pra dar a impressão de que ele realmente GRANDE agora).

Pai, Mãe, agora eu sou rockeiro! Uhuuu!

Mas que liberdade é essa que ele tanto vê no universo hardcore? Que eu me lembre, ele, assim como eu, era apaixonado por música, acima de tudo, independente do gênero. E a gente até partilhava alguns artistas favoritos.

Então, pra que é que ele foi inventar esse negócio de rock? O pop é tão mais legal!!!! Ainda mais esse rock puro e insípido que ele quer fazer. Porque eu só vejo algemas ao invés da tal liberdade que ele tanto exalta.

Com a minha banda, agora eu posso ser livre...

A começar pela própria questão musical. Numa banda onde só há uma guitarra, um baixo e uma bateria, e sem o apoio de outros instrumentos como um teclado(que por si só já vale por uma orquestra inteira), as possibilidades harmônicas ficam bastante reduzidas. Não estou dizendo que não haja bandas boas nesse estilo econômico(U2 está aí mais vivo que nunca), mas eu penso que elas são mais raras do que aquelas que são mais abertas a outros instrumentos. Quer dizer, eu acho que numa banda de rock assim do jeito que está a do Ju, é muito mais difícil de acrescentar umas sonoridades mais inventivas, tipo uns recursos eletrônicos, uns samples, uns sons de instumentos de metais... Por fim, numa banda de rock puro, a possibilidade de flerte com outros estilos mais diferentes é praticamente inexistente.

Isso tudo sem falar da tal ‘atitude áspera’ exigida no mundo rock.

E fazer poses variadas bem hardcore também...

Agora perceba como o pop é muito mais abrangente.

No pop, você pode ir do jazz ao samba, do hip-hop ao blues, da dance music ao soul, do rock à musica regional.

No pop você pode abusar dos instrumentos, podendo inclusive brincar com as modernidades do mundo musical e acrescentar coreografias a sua performance, mas isso nem é regra. Se você quiser fazer a sua música de um jeito simplista, tipo voz e violão, há espaço pra você também!

E não preciso mais sorrir nas fotos. Rockeiro tem que ter cara de mau.

E o melhor de tudo: não há perfil de atitude pré-definida para o artista pop! Você pode ser uma louca de pedra como a Amy Winehouse ou a típica boa moça como a Sandy, só pra ilustrar.

Viu só, Juninho? Por mais que você ache o máximo esse novo caminho que você quer trilhar, será muito mais penoso obter reconhecimento no meio do rock, visto o seu histórico nada Rock’n’Roll, e ainda vai ficar devendo no que diz respeito a sua musicalidade.

Então, faz um favor pra mim, larga mão desses malucos, bota um sorriso nessa cara e aproveita a liberdade que o pop tem pra dar.

*Medo*

PS. Ele podia aproveitar e fazer a barba, e tirar esse moicano, porque já deu, né? Mas, sabe como é, o corte de cabelo nunca foi o forte dele. rs
PS2. Cara, acabei de ver isso na Globo.com. Muito engraçado. O pior é que eles são bons! Num tempo em que o rock tá virando sertanejo e o sertanejo tá ficando pop, esses caras são autênticos. Pelo menos são mais descarados e colocam logo as letras iguais. Dica pro Junior: Tô sentindo, hein! Esse vai ser o nova moda. Se você souber aproveitar, vai fazer sucesso. Vai nessa, Ju! rsrsrsrs
PS3. Gente, sério, eu gosto do Junior, mas do jeito que está, não dá!

4 comentários:

  1. Eu acho que por mais que o Junior vista essa máscara de rebelde rockeiro, nunca vai deixar de ser aquele menino do penteado brega perguntando a Maria Chiquinha o que ela foi fazer no mato. E esse negócio de misturar estilos musicais tá em alta mesmo, a mtv faz vários shows desse tipo, me veio à cabeça agora o fresno e o chitãozinho & xororó cantando fio de cabelo. Que bizarro!
    Falando em Junior, cadê a Sandy? (Como eu sou mau! ò_ó) Largou a carreira musical pra virar professora do Soletrando mesmo?

    ResponderExcluir
  2. O CD da Sandy sai esse ano. Ela descansou, deu tempo de pensar um negócio direito, ao contrário do irmão que mal acabou a dupla, já saiu montando essa banda ruim.

    E Fresno é o caso de banda que está mais pra sertanejo do que pra rock. Você já viu a calça que o cara usa? Acho eles legais como pessoas, mas as músicas são péssimas. rsrs

    Vejam o link que eu coloquei no final, tem um outro link pro MySpace da banda Hardnejo Sertacore. É demais!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto mais de rock do que de pop, mas esse visual do Júnior ficou totalmente estereotipado! Seria mais legal se ele raspasse a cabeça de uma vez, rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Cíntia, tem tempo já, mas uns meses após o post, parece que o Junior ouviu nossas preces, desmontou a banda e tirou esse moicano ridículo. Agora ele anda mais sossegado e muito mais bonitinho tb *-*

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?