segunda-feira, 10 de maio de 2010

Onde Glee desafina

A série queridinha do momento voltou ao ar mês passado. Com uma direção de arte e fotografia caprichadas e antigos e novos hits do pop interpretados por um coral de losers, Glee conquistou milhares de fãs ao redor do mundo (inclusive aqueles do tipo fanático que dão vergonha alheia na alma de quem vê aquele povo todo fazendo L na testa ou jogando um balde de tinta na própria cara).

Alçada ao patamar de ‘o melhor que aconteceu na TV nos últimos anos’, é comum ver atrelados ao seriado adjetivos como ‘inovador’ e ‘revolucionário’ citados por gente séria e entendida, mas basta assistir uns 2 ou 3 episódios para perceber que a série passa longe dessa inovação toda.

Se você é fã de Glee, provavelmente vai me odiar agora, mas a real é que a série foi pensada especialmente para agradar o público órfão e agora mais crescidinho de High School Musical. (Nem vem com esse papo de que não tem nada a ver. Até o pianista barbudinho* do HSM bate ponto em Glee) E não há nada errado com isso.
*O mais engraçado é que o cara já tem fã-clube sem ter dado uma palavra na série. Tô pra ver o dia que vão fazer um episódio só pra ele, ou derem uma fala pro cara, haha.
Edit: Foi mal. Eu confundi. Ele não aparece em HSM e sim e Gilmore Girls.

Eu adoro HSM. Acho os filmes uma gracinha e com mensagens de “você pode ser quem você quiser” muito legais pra essa garotada que tem a TV como babá eletrônica. Já assisti várias vezes, adoro as músicas e acho a maior bobagem esse povo que fala mal das canções do filme quando essas não são nada lá muito diferentes do que qualquer hit que toca na rádio e esse mesmo pessoal adora.

E como gosto do HSM, esperava que Glee seguisse a mesma linha. E em parte segue. A parte musical é ótima, mas o seriado do coral tem sérios problemas narrativos. Os diálogos são prepotentes, querendo pagar de humor ácido dentro de uma trama absolutamente clichê, cheia de lição de moral (que ficam forçadas dentro de um roteiro que mira no politicamente incorreto o tempo todo. Incorreta por incorreta, Gossip Girl é menos enjoativa) e muito repetitiva. Já perdia a conta de quantas vezes alguém quis sair do coral, a história da gravidez é muito novela mexicana e os personagens mudam de opinião como mudam de roupa. E HSM pode ser muita coisa, mas pelo menos é da Disney, o que já o torna por si só genuinamente inocente, e foi muito mais honesto e esperto ao acabar logo no 3º filme (e é claro que a Disney também não é boba e fica criando umas coisas sem noção em cima da franquia, mas pelo menos a história que o povo queria ver mesmo já acabou).

Glee não é o primeiro e nem será o último fenômeno jovem que se apóia em “música + coreografia”, porque a fórmula é praticamente infalível e, além de tudo, viciante. Por mais que muitas vezes a trama não seja lá essas coisas, a gente sempre pode dizer: “Mas as músicas eram boas”, e mesmo que elas não sejam as melhores do mundo, é divertido demais ficar em frente à TV tentando imitar os passos da coreografia.

Dos imortais Michael Jackson, Grease e clássicos Disney, passando por boys band tipo N’Sync e BSB (Esse último merece o nosso respeito!), versões latinas como Menudos, Chiquititas (esse abrasileirado, né!) e RBD, sem esquecer dos produtos nacionais Twister (eu rio só de escrever, hahaha. Aquele cabelo do Sander era muito vergonha alheia), Br’Oz e Rouge (vai dizer que você nunca tentou fazer a coreografia de Ragatanga? Lá no colégio era febre total. O povo botava o Cd e aí ficava todo mundo, inclusive os meninos – esses de zoação, claro - na arquibancada dançando. Bons tempos!), e finalmente chegando ao melhor videoclipe de 2009, que conta somente com um fundo branco e uma dancinha contagiante de Beyonce (este, inclusive, homenageado no seriado), são inúmeros os casos de sucesso que nos conquistam por causa das canções ou por desafiarem nossa inábil coordenação motora.

Caraca! Lembrei daquele Ivan Santos - o dançarino mais POP do Brasil, como ele mesmo se define - que ia na Claudete para ensinar as coreografias acompanhado por aqueles (d)efeitos especiais na imagem, pra ficar parecendo vídeo-clipe, aos brados de “Atitude!”. Hahahahahaha! Muito bom! Gente, vale a pena assistir. É hilário: 
Se liga que logo no início eles ainda falam do Dominó! A gente era feliz e não sabia...

O único problema desses fenômenos teen é que, como o nome já sugere, são voltados para um público específico e esse público, infelizmente, cresce. E os caras dos grupos também crescem. E aí querem mostrar amadurecimento, querem dispensar os produtores, não querem mais dançar, aí não demora muito, o negócio acaba. (Por isso que eu falei que a gente tinha que respeitar os caras do BSB. Esses são corajosos. Trinta anos na cara e continuam gravando o mesmo tipo de música para um público sei-lá-quem!).

Agora tá assim. Antes mesmo do Michael Jackson morrer, toda festa de casamento já que tinha que rolar uma encenação de Thriller. Esse vídeo é de um casamento no Azerbaijão!

E aí que mora o inimigo de Glee. Até quando uma série com uma trama tão rasa e instável vai se sustentar? Até quando o público vai se interessar por essa história que não vai pra frente? Até quando eles vão enganar a gente de que aqueles atores são adolescentes e ainda estão na escola? Até quando eles vão ficar na escola, aliás?

Sessão Good Times. Imagina todo mundo no salão, no supermercado, na escola andando feito egípcio. Pois é, a letra fala isso mesmo. Mas o melhor é a dancinha!
E pode parar de zoar o vídeo, tá? Foi indicado a melhor clipe na época. Merecido. Até que enfim uma coreografia que todo mundo consegue acompanhar!

Acho que o formato da trama sugere muito mais um filme, tipo Mudança de Hábito 2, do que um seriado (de fato, o projeto inicial era de que fosse um filme mesmo), porque o desafio ali enfrentado pede uma resolução mais imediata e sem muito espaço para criar outro grande dilema que envolva a todos. E eu digo isso sem nenhuma implicância porque adoro os números musicais de Glee e a série tem seus bons momentos (o episódio 1.13 é sensacional!), mas alguém aí tem ideia do que mais o coral do Mr. Schue pode enfrentar depois que vencer o campeonato, sei lá, mundial dos corais lá na frente? E isso tinha que acontecer no máximo daqui a uns 2 anos, mas cadê que os produtores vão deixar uma aquela renda polpuda oriunda de músicas no iTunes, CDs, DVDs e outros produtos licenciados ir embora assim fácil? A ganância dos caras sempre fala mais alto. Fato!

Ah, sim! Quase esqueci da Macarena!
Fala sério! São essas coisas que fazem nossos dias e festas mais felizes!

O pior é que apesar de tudo, eu continuo assistindo Glee. Eu ainda mantenho viva a chama da esperança de que o seriado pode melhorar, porque Glee tem tudo pra ser muito mais legal, se cortarem alguns exageros. E como eles cantam logo no episódio piloto, eu atendo o pedido e não paro de acreditar.

Ah, se Glee fosse assim o tempo todo...

6 comentários:

  1. Eu concordo com tudo o que você disse. Eu estava pensando outro dia e cheguei à conclusão de que Glee não conseguiria passar de 2 temporadas. Digamos que cada ano fosse um ano da escola, eles começam no segundo ano, logo no fim do terceiro ano: cabum, acabou.
    Quero só ver como vai ficar. Eu acredito que Glee possa melhorar, mas essa segunda parte da temporada está desandando demais. Como se já não bastasse todos os clichês, introduziram o Jesse (tá, eu amo o Jesse), com o famoso "amor proíbido" e sendo ele um provavel espião... tá ficando muito mais óbvio do que o que eu esperava.
    E eles precisam tocar músicas mais legais. No 1x17 eu faltei me matar quando cantaram Total Eclipse of the Heart e Run Joey Run. Quer cantar música antiga e brega? Tudo bem, mas que pelo menos seja uma que não dê vontade de se pendurar com uma corda no pescoço!

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante de Glee, mas acho que tem ficado tão ruinzinha depois que voltou do hiatus. Continuo assistindo, porque ainda assim é bem legal pra passar meu tempo! :P

    ResponderExcluir
  3. Bell, quanto às músicas velhas e bregas de Glee eu tenho que discordar de você. Pra mim isso é virtude. Faz a geração atual conhecer os antigos hits, que iriam provavelmente iriam achar brega (porque são mesmo às vezes), e apreciá-los como na época em que foram lançados.
    Total Eclipse of the Heart é tão brega que é boa. E não sei se você percebeu, eles fizeram tipo uma homenagem ao bizarro clipe original, com aquele monte de bailarinos. Mas legal mesmo é essa versão do clipe narrada:
    http://www.youtube.com/watch?v=lj-x9ygQEGA. Vale a pena dar uma olhada, você vai rachar de rir!

    ResponderExcluir
  4. Nada a vê esse filme da macarena , meu dia não ficou nem um pouco feliz assistindo isso! perdi meu tempo! aff

    ResponderExcluir
  5. gosto muito de "Glee" e tbm sou fã de "HSM" entao nao concordo com nada do q vc disse!
    Mas respeito sua opniao!!

    ResponderExcluir
  6. EU TBM SOU FÃ DE HSM TENHO ATÉ HJ OS DVDS DELES, MAIS TBM SOU FÃ DE GLEE,NA MINHA OPINIÃO OS DOIS SÃO OTIMO ...

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?