domingo, 23 de maio de 2010

Sobre formaturas, escola, vestibular, e uma porção de coisas.

Certa vez, eu devia ter uns 10 anos, eu preparava meu pão com manteiga e leite com Nescau para o café, e minha mãe me falou o seguinte: “Aproveite enquanto você está estudando porque é a melhor fase da sua vida”. Nessa época, eu era uma pessoa meio desiludida com a vida, muito cética, pragmática, e não dei muita bola para o que ela falou, mas inconscientemente e felizmente, mais tarde acabei seguindo o seu conselho e me diverti horrores nos meus tempos de colégio.

Ontem teve formatura do ensino médio da minha irmã e, claro, eu fui lá prestigiar. E como toda formatura que eu assisto (seja real, em filme ou seriado, e até em livro) eu me emocionei. Já é de conhecimento geral que tenho muita saudade dos tempos de escola. Foi lá que eu me transformei da pessoa pragmática dos 10 anos, nessa outra totalmente diferente aos 20. Lá que eu aprendi a resolver meus próprios problemas, vivi momentos que nunca vou esquecer e conheci pessoas que levo no coração até hoje.

Por mais que passem os anos, acho legal como as formaturas são mais ou menos a mesma coisa. Não a parte da cerimônia. Mas o sentimento de quem está ali reunido, celebrando o fim de uma caminhada. O brilho no olhar daqueles jovens cheios de histórias passadas e sonhos futuros. Relembrando tudo o que passou como se fosse um filme. Celebrando todas as amizades ali construídas. Com uma vontade enorme de conquistar o mundo. Alegres por terem concluído mais uma etapa de suas vidas. Tristes porque tudo aquilo agora vai ficar para trás. É um negócio bonito demais de se ver. Dá vontade de chorar.

Tenho uma identificação muito forte com as formaturas. Quando é do Cefet, então, nem se fala. Só quem estudou lá sabe, mas você pode acompanhar em posts antigos aqui, quão inesquecível foi essa fase da minha vida - mesmo com toda a dificuldade. Acho até que tanto perrengue é o que mais ajuda a unir e a formar o caráter daquele povo todo. Vai ver é por isso que quando chega na colação de grau fica todo mundo choroso, declarando uma incomensurável paixão pelos colegas, professores e pelo próprio colégio. E ao mesmo tempo que penso que a MINHA turma foi ÚNICA e INCOMPARÁVEL, também acho ótimo que as turmas que se seguiram também pensam a mesma coisa sobre elas mesmas.

E aí toda vez que vejo a formatura dos outros, me vejo ali festejando também. Lembro-me da minha e de tudo que veio antes dela. É um momento de despedida, de passagem... Mas ao mesmo tempo de felicidade, de celebração dos amigos, e de ter conquistado o objetivo. Um sentimento de dever cumprido. De olhar pra trás e pensar: "Como eu cresci nesse lugar!". É legal ver que a sensação dos nossos ‘sucessores’ é exatamente a mesma. Ficaria chateada se não fosse. Sabe aquele sentimento de que você fez parte de algo maior, marcou algum lugar, deixou um legado? Pois é.

E se você ainda está na escola, preocupado com as notas, com raiva daquele professor safado, se descabelando por causa do vestibular, vou te dizer uma coisa: O vestibular não é lá esse bicho-papão que falam. Nem é a coisa mais importante na vida. Aos 10 anos eu também achava que era, mas não é MESMO. Porque a matéria que você aprende para o vestibular faz o favor de sumir do seu cérebro assim que você termina a prova. Mas as pessoas, as histórias, as piadas, o aprendizado pessoal é aquilo que você vai levar pra sempre na memória.

Então, eu deixo o mesmo conselho que minha mãe me deu há 10 anos. Aproveite enquanto você está na escola. Pode parecer o pior lugar do mundo às vezes, mas não é. É o lugar mais legal que existe. É lá que você vai fazer amigos pro resto da vida, que vai construir sua própria história, e transformar você de criança em gente grande (não totalmente, mas uns 60%).

E se você já terminou o colégio, isso não tem nada a ver. Troque o final do conselho pelo lugar onde você está agora. É uma coisa meio carpe diem mesmo. A gente vai vivendo um dia de cada vez, mas se o fizermos de um jeito intenso, é isso que vai transformar qualquer situação comum em inesquecível.

[OFF] É hoje o final de Lost! E achei um comentário do Jorge Garcia (Hurley) sobre o final que tem tudo a ver com o post de hoje: "É como se você estivesse no último ano de colégio, quando todos estão se divertindo e um monte de lembranças voltam à tona". Pois é, a gente também está se 'formando' em Lost, dude.

2 comentários:

  1. Ah, terminar o ensino médio pra mim ano que vem nem vai ter muito significado, mudei tantas vezes de escola nessa vida que já nem lembro mais as coisas legais que aconteceram.
    Mas, sinceramente, eu não aguento mais isso. Vai ser uma felicidade imensa ter que esquecer a física depois de tantos anos de sofrimento. <3

    :*

    ResponderExcluir
  2. 1º nossa, com 10 anos vc era assim? =O
    2º é, sua turma foi única. Não fazia parte dela, mas nunca vi uma turma tão unida e legal =)
    2º Eu tenho uma certa relação de amor e ódio com aquele colégio, atualmente, mais de ódio do que amor, e nada me faz acreditar que eu sentirei falta daquele lugar...da minha turma então, nem se fala... eu desisti da festa de formatura pra não acabar aos tapas com alguém, mas não me livrei do estresse da colação...vc acredita que tá rolando um barraco danado só pra decidir como vai ser dividido o dinheiro da festa junina? ainda bem q quando rolou a discussão eu não tava na sala...enfim, é torcer pra dar tudo certo rsrs
    bjos Li =*

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?