terça-feira, 12 de outubro de 2010

Nostalgia pura

Eu tenho saudades da época em que tudo parecia mais simples. Uma época em que a gente não tinha muita responsabilidade e dormia de tarde. Ou melhor, da época em que não dormia de tarde, porque o mais cedo que a gente acordava era às 9h.

Tenho saudades do tempo em que a ida pra escola levava no máximo 20 minutos a pé e a gente contava os dias pra Ed. Física. Tenho saudades do tempo em que a gente fazia “piuí-tic-tac-abacaxi-com-chocolate”, “um-atrás-do-outro-igual-a-um-gafanhoto” na hora da fila e de quando sexta-feira era o dia em que podia levar brinquedo pra escola.

Tenho saudades do tempo em que a gente se vestia de índio no Dia do Índio e de soldado no Dia do Soldado e pintava os desenhos da prova depois que acabava. E saudades da época em que os trabalhos pra casa eram do tipo “Recorte e Cole” e só tinha 4 horas de aula por dia.

Tenho saudades do tempo em que a gente brincava de vaca amarela na Kombi da Tia Sandra e comprava bala fiado na Maria. Saudades de quando biscoito waffer era Mirabel, do doce do Zorro, da bala de caramelo e de quando os desenhos do Passatempo eram letras e as pessoas brigavam por elas nas Lojas Americanas pra poderem escrever seu próprio nome na porta do quarto. Tenho saudades de quando PushPop era sensação, de colecionar as surpresas do KinderOvo e de comer por partes do corpo o chocolate da Tortuguita e do biscoito Fofy.

Tenho saudades de quando sentava todo mundo numa mesa gigantesca e ficava compartilhando/roubando o lanche dos outros e eu levava Toddynho (ou quente ou puro gelo) pra beber. Tenho saudade até das abelhas que ficavam no refeitório atrapalhando, loucas por um restinho de guaraná natural. Tá bom, mentira, das abelhas eu não sinto falta, não. Tenho saudades mesmo era de prender as abelhas com a tampa do refrigerante Minalba (Minalba!) e depois ver alguém correndo cheio de medo quando a gente soltava a bichinha.

Tenho saudades das novelas infantis do SBT, da época em que a Dança da Fadinha era hit e de quando a gente jogava bafo com os tazos de Pokemon. Tenho saudades do tempo em que a gente cantava Chiquititas na Kombi só pra irritar os meninos. E saudades do tempo em que até os meninos gostavam de Chiquititas (ou será que eu estou delirando?) também.

Tenho saudades da época em que todo mundo gostava de Sandy e Junior, via o seriado e comentava na segunda-feira sem medo de ser feliz. E tenho saudades de quando o Prezunic ainda não era Champion, que ainda era Continente e sorteava ingressos pros shows também. Mas principalmente, tenho saudades da época em que a gente cantava Imortal até enjoar e fazia concurso de quem aguentava mais a última nota (putz, isso era muito bom! Quem segurasse mais, a gente achava que sabia cantar muito, haha!).

Tenho saudades de quando a gente achava a capa da fita VHS de Jumanji a coisa mais legal do mundo, porque ela era meio 3D e se mexia quando balançava. E tenho saudades de quando todo mundo comprava a Revista Recreio ou aquela outra que eu esqueci o nome, mas vinha no domingo junto com O Globo e tinha uns quadrinhos do Doug.

Tenho saudades do tempo em que a gente chegava do colégio louco pra ocupar a poltrona no papai e assistir o CRUJ tomando aquele lanche reforçado que deixava a gente sem apetite pra janta. Tenho saudades do tempo em que a gente brincava de “polícia e ladrão” no meio da rua. E do tempo em que brincava de pique-esconde na praça de Tinguá com quase 18 anos na cara.

Tenho saudades de quando tomava vacina de gotinha e da época em que a gente podia ficar doente porque aí ainda matava aula na escola. E tenho saudades do tempo em que as consultas eram mais doces porque o médico dava pirulito no final.

Tenho saudades do pirulito do Doraime (ou era Zoraime?) que aparecia na Angélica, ainda na Manchete, e de quando eu sempre dormia no meio do programa e aí meu pai colocava um do meu lado e eu ficava crente que era o bicho da Tv que tinha trazido.

Tenho saudades do tempo em que meu despertador não era um celular e sim uma galinha (o despertador era em forma de galinha, não que eu tivesse uma Marilu aqui em casa). Tenho saudades de quando o Tamagochi era o terror das professoras e o de todo mundo era um Dinossauro e o meu era uma Tartaruga e vivia mais que o de todo mundo.

Tenho saudades do skate, bicicleta, patins e patinete de dedo e dos concursos que tinham na Eliana, mesmo eu não tendo a mínima coordenação motora pra todas aquelas manobras. Saudades do programa da Eliana, do Chiquinho, do Pitoco, e do Melocoton também. E tenho saudades do Mundo de Beakman, do Lester e daquela apresentadora que chamava Lisa e eu sempre dizia que era eu. Ai, saudades do Agente G de quando a gente pintou um tonel em homenagem ao Refri.

Ba-da-bim, ba-da-bam, ba-da-bum!

Tenho saudades de quando o videogame mais avançado era o Nintendo 64 e os meninos alugavam a fita (fita!) na locadora. Tenho saudades de quando as locadoras alugavam CD também e de quando filmes com mais de 3 horas eram raros porque senão ficava igual a Titanic, que tinha que ser separado em duas fitas. Tenho saudades da minha locadora, aliás.

Tenho saudades da época em que as festas de aniversário tinham que ter tema e eram feitas no quintal da nossa casa. E mais saudades ainda das festas que a gente dava já na época em que não tinha mais tema nenhum, e a gente jogava bola o dia inteiro, e a irmã mais nova da minha amiga roubava no placar, e sempre tinha alguém que se machucava (Adriana, geralmente), mas mesmo assim continuava feliz e contente, e a gente zoava a “Dona Jura”, e uma porção de coisas.

Tenho saudade até de quando o Mc Donald’s tinha acabado de chegar na cidade e aí todas as crianças comemoravam aniversário por lá. E tenho saudades também de quando as mesmas crianças começaram a ficar de saco cheio e passaram a sabotar aquele teatrinho do Ronald. Tenho saudades do Ronald e sua turma, aliás. Mas principalmente tenho saudades do tempo em que a casquinha custava só 1 Real.

Tenho saudades do tempo em que era a maior emoção quando a gente revelava as fotos meses depois que eram tiradas, e a gente colava aqueles adesivos com balõezinhos no plástico do álbum. Tenho saudades de quando a gente se reunia em volta do álbum pra ver as fotos, aliás. E principalmente tenho saudades de quando as pessoas não ficavam tirando fotos de si mesmas de dentro do banheiro pra depois colocar no orkut, até porque ele nem existia.

Saudades do Almanacão da Mônica e daqueles aviões/carrinhos de shopping que não saíam do lugar e só faziam barulho. Dos desenhos 2D da Disney e de quando o NorteShopping fazia aquelas gincanas maneiríssimas na sua praça central. E saudades de quando os personagens da Disney foram no BarraShopping e a gente ia várias vezes e ficou correndo o shopping inteiro pra tirar fotos com todos também.

Tenho saudades de quando a gente se preocupava com o que ia ganhar de Dia das Crianças e de quando as lojas colocavam aquelas mesas enormes cheias de brinquedos fora da caixa pra gente brincar e, lógico, pedir pros pais comprarem pra gente.

Tenho saudades de um monte de coisas e desse tempo que não volta. E é por isso mesmo que ele se torna tão especial. Mas deixa eu parar por aqui, senão esse post não acaba nunca.

E você, do que tem saudades?

8 comentários:

  1. Ain, eu tenho saudades de tanta coisa! Mas o que me mata de nostalgia mesmo são as músicas que eu ouvia na infância e adolescência (meu post de hoje foi sobre isso). Eu respiro música desde criança, não poderia ser diferente, rs.

    Mas sabe, a minha saudade não é aquela coisa de querer voltar, porque eu também estou muito feliz com as modernidades de hoje, rs. Mas de querer que meus futuros filhos vivam o mesmo que eu vivi, se divirtam tanto. Mas a gente sabe que não vai ser assim, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esses seus posts pessoais, me matam de rir (vc sabe que tenho ataque de risos com coisas simples)!

    Eu tenho uma memória fraquíssima e por isso minha infância ficou meio apagada sem me dar chance de ter saudade de muita coisa... Só de não ter preocupações como tenho hoje, eu era feliz e não sabia.

    PS: Nunca ouvi falar de Tamagochi de tartaruga! O meu também era dinossauro... lembro que chorei quando ele estragou porque deixei ele entrar na piscina não acidentalmente rs

    ResponderExcluir
  3. Viajei com o seu post! Amei... nostaçgia pura! :)

    ResponderExcluir
  4. Mais uma que viajou com seu post. Muito legal!
    Tenho saudade de como as coisas eram: eu nunca ficava entediada como agora, a escola era super legal e eu adorava segunda-feira só pra ver minhas amigas, juntava cada moedinha que encontrasse pra montar a casinha da Barbie. Era tudo tão lindo, e às vezes me dá vontade de voltar pra infância um pouquinho, sim. :)

    ResponderExcluir
  5. Bichinho virtualllll! O meu sempre morria logo.

    Meu como a gente era feliz e nem sabia...Tudo o que vc passou eu passei, as brincaderas, os mesmos programas na tv, as musicas, tudo. Foi um tempo tão bom e que não volta mais. Quando eu vejo hj as crianças com um celular numa mão e um notebook na outra eu lembro que na idade delas eu brincava de queimada na rua.

    Bonss tempos.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Lisa!
    Sinto muitas dessas saudades também..

    Ps.: A casquinha ainda custa 1,00. O McLanche Feliz que subiu de 4,99 pra 14,99

    ResponderExcluir
  7. Ai ai tenho saudade de tanta coisa...
    *Tenho saudade de quando os animes passavam na tv machete sem nenhuma censura!
    *Tenho saudade da época que eu estudava com vcs!
    *Tenho saudade de ficar com a Jamille no banheiro, na nossa quinta série, imitando todas as garotas que entravam no banheiro huahuahua
    *Tenho muita saudade do meu tamagochi que jaz a mto tempo...
    *Tenho saudade de desenhar na aula de inglês
    *Tenho saudade dos vídeos loucos que a gente fazia e davamos umas pras outras de presente de aniversário
    *Tenho saudade do meu mega drive T_T (meu pai deu pro meu primo)
    *Tenho saudade da época em que a gente lia capricho e ia pra banca depois da aula, huahua
    *Saudade de quando viajávamos e fazíamos cada musiquinha doida
    Ai ai é tanta coisa
    ^^'

    ResponderExcluir
  8. Tenho saudade de quando churros custavam 50 centavos!!!!
    E de quando passagem de ônibus custava 1 real .-.
    E de quando estudava com vceees e eu me tornei uma pessoa mais feliz =D
    Tenho saudade do tamagoshi que eu nunca tive =(
    Tenho saudade de quando chegava 14h e passava a tarde assistindo e baixando animes...ou jogando rpg...ou jogando ragnarok...ou dormindo...
    Tenho saudade dos tempos em que eu era viciada em HP, e os filmes eram bons, e liamos fics, e jogavamos rpg, e vc ficava zoando dizendo que o Dan era feio, e eu e a Esther te batiamos =p
    Tenho saudade dos programas de televisão realmente voltados pra crianças, e que eram bons (Eliana, TV Cruj, Angélica)
    Saudade de épocas mais simples...

    PS: eu só me machuquei uma vez tá ¬¬ só que foram muitos machucados em um dia só.

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?