sábado, 24 de setembro de 2011

O prazer em comer

Sem dúvida alguma, comer está entre as melhores coisas da vida. Ao lado de dormir (e as duas atividades estão diretamente relacionadas porque, todo mundo sabe, Comer dá sono e Dormir dá fome), papar é uma das coisas sem as quais não dá pra viver sem.

Essa é talvez a principal razão pela qual não entra na minha cabeça aquela obsessão da Bella em tornar-se logo uma vampira. Ora, viver pra sempre sem poder desfrutar de um bom prato de macarronada e nem daquele soninho gostoso depois do almoço, enquanto começa o Vale a pena ver de novo! Por favor, isso não é vida! Eu prefiro morrer, numa boa.

Não sei você, mas eu fico mal humorada quando estou com fome. Insuportável mesmo. Nem eu me agüento. Sou alguém que PRECISA comer. Quando eu como, parece que todos os problemas desaparecem, e aí sim eu posso seguir com o meu dia.

E é por isso que não entendo as pessoas que fazem dieta também com aqueles pratos sem graça, cheios de saladinha que não tapam nem o buraco do dente.

Eu não estou falando que se alimentar. Eu estou falando de COMER.

Meu prato ideal

Estou falando de salivar com o cheiro do feijão ficando pronto (ah, sim, comida sem feijão pra mim também não é comida) ou do frango assado com farofa no forno.

Estou falando de saborear a lasanha derretendo na sua boca, de fazer “hmmmm” na primeira mordida do bife, de degustar os diferentes sabores do seu prato e raspá-lo até não sobrar mais nada pra contar a história.

Hmmm

Estou falando de comer aquele misto quente com suco de laranja na hora do lanche e de lamber os beiços com um pedaço de bolo de cenoura com cobertura de chocolate.

Estou falando de se deliciar com aquele brownie com uma bola de sorvete de creme por cima e de se lambuzar com brigadeiro de panela.

Não é o original, mas Bolo de Cenoura me lembra uma história ótima com a Carol no meio....

Essas coisas que dão prazer em comer só de falar (pode confessar, você ficou com água na boca agora, não ficou?).

Porém, talvez tão prazeroso quanto devorar qualquer delícia que estiver à mesa seja simplesmente o ato de sentar-se ao redor dela com alguém de quem se goste.

Ô saudade! Mó emoção ver essa foto, viu! 
A comida nem era das melhores, mas a companhia... 

 Foi nesse dia que a gente pediu o vale-batata???

De fato, se você parar para analisar a origem da palavra Comer, vai ver que o ato só faz sentido quando se está junto de alguém.

Comer, do latim comedere. Edere em latim é comer, comedere é comer na companhia de alguém, pela formação cum (com) edere (alimentar-se).

Ou seja, só se come de verdade quando se come com.

(Ironicamente, eu como menos quando estou com pessoas queridas até. Sei lá, acho que a presença supre. Fora que, sabe como é, o horário de almoço é curto e se tem pouco tempo pra conversar – olha o prefixo ‘Com’ aí de novo - , e aí ou come, ou fala, rs.)

Mas tem gente que come menos também porque perde a briga de quem vai ficar com o maior bife

E se comer só faz sentido se estivermos acompanhados, chama atenção notar que a origem da palavra Companhia também está associada à comida.

Companheiro é ninguém mais ninguém menos do que aquele com o qual se come o pão: cum (com), panis (pão).

Ou seja, companheiro é tipo o café, rs! Ou a manteiga...

Eu até nem ligo de almoçar sozinha (dependendo da companhia, é melhor ficar só mesmo). Mas existem algumas situações em que bate até uma certa depressão ninguém sentado do outro lado da mesa, como, por exemplo, restaurante a la carte em que a comida demora (é chatão ficar esperando sem nada pra fazer, ainda mais se não tiver TV no lugar) ou chegar tarde e com fome e todo mundo já foi dormir (não precisa me esperar pra comer, até porque eu não espero ninguém também, mas dá uma sensação de solidão, né?).

Olha que legal que eu achei!

E já que estamos falando tanto em comer e em comida, eu fiquei com fome e estão me gritando já pra eu descer, então, vocês me dão licença que vou lá jantar com a minha família.



Adorava isso!

7 comentários:

  1. Eu AMO comer! hahaha Podia passar a vida comendo, dormindo, ouvindo música e conversando que ia estar ótimo :P
    Não gosto de comer sozinha, me desanima, me sinto tão rejeitada (oiiiiin). E realmente, comer com quem a gente gosta é tão bom! Eu falo pro Danilo que adoro almoçar com ele, me dá uma paz, parece que estamos celebrando alguma coisa. Por isso que gosto muito de sair com os meus amigos pra comer, comer junto pra mim também é sinal de intimidade.
    Me deu uma fome... :P

    ResponderExcluir
  2. Só pra compartilhar que tiramos essa foto do almoço na birosca em frente ao cefet (ex-macumba, se preferir rs) e o vale batata pedimos na Teca que ficava lá nos fundos. [Tá, eu sei que vc só fez a pergunta pra inculuir o vale batata na história, mas eu sou um chato mesmo. Grato)

    ResponderExcluir
  3. ^ O pior é que eu não tinha percebido que não era na Teca mesmo. Verdade. #fail

    A Carol bem que tentou, mas não conseguiu tapar o cabeção da Camila atrás, hehe!

    ResponderExcluir
  4. O começo desse post me deu fome. Fim.

    ResponderExcluir
  5. esse post só me deu mais vontade de comer doce >_<
    não entra na minha cabeça pessoas que "não gostam de comer" conheci duas pessoas ao longo da vida que diziam isso, sério

    ResponderExcluir
  6. Oi Lisa!
    Li seu texto há um mês atras, e adorei!
    Faço faculdade de cinema e audiovisual e preciso fazer uma montagem para a matéria Edição, com compilados de imagens e um texto de base, autoral ou não. Gostaria de saber se você me autoriza a usar seu texto como base do vídeo. O tema é prazer e falaremos sobre o prazer de comer e seu texto caiu como uma luva!
    Faremos apenas algumas adaptações só para caber no tempo do vídeo...
    Ficaríamos felizes se autorizasse. Daremos os devidos créditos à você e ao seu blog!
    Se preferir pode entrar em contato pelo meu e-mail ana.alvesilvestre@gmail.com.
    Aguardo sua resposta!
    Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oh , olha o Felipe aí de novo ! Ah , comer ... Para falar a verdade , estou cercada de gente , vendo o vale a pena ver de novo e comendo pipoca !

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?