quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O post de aniversário que não foi


Olá, amigos! Quanto tempo! 

Prometi um terceiro post da série “O que eu faço da vida” e como muitas das promessas que ando fazendo nos últimos tempos, não cumpri. Isso porque, ironicamente, o que eu faço da vida anda consumindo muito do tempo. Principalmente nessa época do ano. Lembra que eu comentei que a maioria das empresas tem que publicar seus balanços de 31 de Dezembro? Então... Isso implica que, ao contrário da realidade de muita gente, nosso ano não começa só depois do carnaval. Enquanto muitos aproveitam o verão para tirar férias, viajar, curtir a praia no fim de semana, essa época pra gente é o período onde a gente mais trabalha, e tirar férias é praticamente proibido. Os dias ficam mais longos e a vida fica mais curta, sem tempo para fazer um monte de coisas, tipo terminar uma série de posts pro blog (sei que minha palavra anda com tanto crédito quanto político em época de campanha, mas vou terminar a série mesmo, já está tudo mais ou menos encaminhado) ou fazer uma postagem especial de aniversário deste mesmo humilde cantinho.

Porque quando eu falei “Quanto tempo!” lá no início, não me referi somente ao tempo em que o blog andou meio parado, sem atualização, nesse último mês. Mas também a todo o tempo em que o Inútil Nostalgia está em atividade.

Na última terça-feira, dia 05, o blog comemorou 4 anos no ar!

4 anos! Segundo o IBBE (Instituto Brasileiro de Blogosfera e Estatística), mais 90% dos blogs não chegam a completar nem 6 meses. E cá estamos nós contrariando todas as pesquisas, fazendo nossa parte para uma internet mais feliz, mais educada, mais inteligente, desafiando os paradigmas de todas as dicas bloguísticas, fazendo posts com muito mais que 5 parágrafos, sem vender a alma para sorteios trabalhosos.

(Às vezes eu tenho inveja da Ju, que consegue fazer posts curtinhos, aleatórios, sempre de coração. Mas não consigo. Sou verborrágica. Post pra mim tem que ter no mínimo 2 páginas, senão não tem graça)

Infelizmente, pelos motivos já explicitados, não deu pra fazer uma comemoração digna para ele. Não que eu não quisesse. Pra falar a verdade, pensei em várias coisas legais, só faltou tempo mesmo pra terminar o planejamento e colocá-lo em execução.

Mas, ainda esse ano, o Inútil, mais cedo ou mais tarde, atingirá a marca de 200 posts! Então, vamos combinar de adiar a festa até lá, ok? Tava pensando até em fazer uma promoção, assim com brindes, porque esse ano cheguei à conclusão de que a maioria do leitores do Inútil já acessam a página há quase três anos (senão desde o início), e que vocês merecem um prêmio por me aturarem por tanto tempo e por ainda aparecerem por aqui, mesmo quando eu desapareço. Mas não vou prometer nada, porque não tenho cumprido nenhuma delas nos últimos tempos.

Mas hoje, só pra não perder o hábito, queria fazer um balanço (e de balanço eu entendo!) da trajetória do Inútil desde o início até aqui, mas principalmente do último ano, já que não rolou nenhum post de retrospectiva no final de 2012.

2012 foi um ano ruim. Pra mim. E consequentemente pro blog. Fiquei amarga na maior parte dele. Se você for esperto o suficiente, vai perceber uma certa névoa rondando os textos, ao invés das habituais gracinhas espalhadas no meio deles. Foi o ano em que eu menos postei na história do blog. Foi o ano em que teve mais textos mais curtos. Foi o ano em que o blog ficou menos colorido e eu coloquei menos figuras para ilustrar os textos. Mas também talvez tenha sido o ano em que eu mais me abri, desabafei, falei de mim (mesmo que às vezes tenha feito o possível para não entrar em detalhes demais). E foi bom também.

Talvez seja o Inútil chegando à maioridade... Talvez. Só talvez. Não sei.

Em 2012 não teve NENHUM post da Coisas que a Esther Odeia, mesmo eu insistindo pra ela escrever quase sempre e já tendo vários temas pra desenvolver. (Pra você ver como eu estou com moral!) O que não quer dizer que a coluna tenha acabado. Acho que só falta um incentivo pra ela voltar, porque por mais que eu diga que as pessoas gostam dos seus textos, ela não acredita. Então, acho que não seria nada mau da parte de vocês fazer uma campanha #VoltaEsther no Twitter, vídeos com declarações de amor no Youtube, cartas quilométricas, um flashmob no meio do shopping... Assim, são só ideias...

Mas em compensação, em 2012, eu fundei a UPP, uma coluna de música aqui no Inútil que tem como objetivo traçar um perfil de uns artistas (quase sempre desconhecidos do público brasileiro), comentar algumas músicas por um outro viés menos óbvio, mais bobildo e quem sabe angariar mais meia dúzia de fãs para os caras e fazer novos amigos que chegam por aqui através do Google. E eu sei que às vezes os posts podem parecer um pouco cansativos, mas a ideia é servir de guia mesmo, com curiosidades, etc. (E só pra constar, aqueles meninos, personagens da 1ª UPP paparam nada menos do que 4 Grammys Latinos ano passado. Os recordistas da noite (Falei que os garotos eram bons!). Só perderam Disco do Ano pro Juanes, outro papa-Grammys.  Mas, aguardem, se tudo der certo, ele será o próximo protagonista da UPP.

Em 2012 eu falei que não ia mudar o layout do blog. Mas, novamente não cumpri minha promessa, e mudei. Não muito. Mas mudei.

Em 2012 eu tive um monte de ideias para novos posts. Algumas delas ficaram pelo caminho, outras ainda estão no forno, esperando a massa crescer até ficar no ponto certo, e acho que a maioria delas acabou vindo para o ar já. Mas uma coisa legal de 2012 foi que eu consegui escrever um monte de coisas que já estava nessa fila de espera, aguardando o momento perfeito para serem servidas, praticamente desde o início do blog. Muitas delas acabaram ganhando um recheio a mais aqui, uma aparada ali e uma maquiagem diferente acolá, e talvez até não tenham sido o texto que eu imaginei no princípio de tudo. Mas o importante é que eu finalmente pude tirá-las do papel, onde estavam por tanto tempo. E no final das contas, acho até que valeu a espera, e que eles não ficariam tão legais se já tivessem sido escritos quando a ideia inicial nasceu.

E acho também que essa tenha sido a principal mudança no blog desde o seu início até aqui. Sim, o Inútil ainda tem muita Nostalgia. Mas sinto que agora blogueira por trás do Inútil fala um pouco menos do passado do que antes e está mais preocupada com o futuro também. Se outrora as questões sobre o tempo norteavam as ideias e preenchiam os posts, talvez por a maioria delas já ter sido abordada de um jeito ou de outro durante esses 4 anos também, sinto que agora a maioria dos textos passam por outros assuntos, que eu nem imaginava abordar quando comecei isso aqui. 

Porque assim como o layout do Inútil, e a Sandy em Segredo, eu mudei. A blogueira que vos escreve já não é mais tão menina e acho que está finalmente está entrando na fase de aceitação desse negócio de ser adulto.

E isso é bom também.

Talvez seja um sinal de que Inútil está chegando à maioridade... Talvez. Só talvez. 

4 comentários:

  1. Nossa, quatro anos! Que coisa boa... Parabéns pelo sucesso, porque, realmente, um blog com essa idade, é um senhor de respeito.

    Acho que sou uma dessas leitoras razoavelmente antigas, né? Quero dizer, sou de antes da época do post sobre o Crepúsculo tupiniquim (ÉPICO! E inesquecível, haha)

    O Inútil tem muitos posts e histórias otimas. parabéns mais uma vez por cuidar dele com tanto emprenho.. ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!

      Você está aqui desde o início praticamente! Muito obrigada pelo carinho! É por causa disso que dá cada vez mais vontade de continuar com o blog.

      Excluir
  2. Seguidor desnaturado que aparece um mês depois do niver do blog pra dizer um Oi, porque Parabéns não rola mais.

    "desafiando os paradigmas de todas as dicas bloguísticas, fazendo posts com muito mais que 5 parágrafos" Hahahahahah
    E sorteios não são trabalhosos, sua chata. São práticos e deixam pessoas felizes.

    Quem não tem inveja da Ju, né? AMO os posts curtinhos dela, aleatórios, sem sequência. Também não consigo mas me seguro mais que você. Você poderia experimentar um dia. Cortar aleatoriamente 3 parágrafos (Mas deixa o primeiro e o último) e ver se causa algum efeito positivo :P
    Sua felicidade é medida pelo tamanho dos seus posts rs

    Acho que a Esther deveria ter um blog sobre qualquer coisa. Não entenda como ela consegue NÃO TER UM BLOG! É a melhor coisa pra quem gosta de escrever. E ela poderia falar do que ela odeia também, mas também do que ela gosta, do que faz rir, do que faz chorar, tudo.

    (Verdade. Você ficou menos nostálgica)

    PS: Descobri que a única forma que eu consigo deixar um comentário aqui é abrindo um bloco de notas e comentar enquanto leio. Porque é muita coisa! Quando chego no final já esqueci o que eu ia comentar no começo. Mas assim, acho que foi. O comentário fica meio truncado mas sai! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, seguidor desnaturado! Quanto tempo!

      Então, sorteios são trabalhosos sim. Tem que se organizar, sortear, colocar as coisas no correio. Lembre-se que minha vida é nômade e eu não consigo me programar para as coisas mais simples e que tem semanas em que o expediente praticamente dobra.

      Não vou fazer essa experiência de cortar os meus posts pq o primeiro e o último parágrafo, geralmente são aqueles que não dizem nada, haha, o miolo é onde está todo o recheio. Mas vc está certo em uma coisa, minha felicidade realmente pode ser medida pelo tamanho dos posts. Qd estou deprimida não tenho vontade de escrever. Às vezes até escrevo, mas é difícil sair alguma coisa, aí os posts ficam curtos.

      A Esther é meio antissocial na internet (e na vida real tb, aliás). Mas ela escreve poemas e guarda só pra ela. Não é como se ela deixasse de escrever por não ter um blog.

      Obrigada e volte sempre.

      Excluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?