segunda-feira, 30 de abril de 2018

Não era promo, era... Cilada!

Olá, amiguinhos, tudo bom? Tem tempo que não apareço por aqui, e já não faço mais questão de pedir desculpas por isso (perdi a vergonha mesmo), mas, mesmo assim, não me desfaço do blog porque é sempre bom ter um lugar para escrever histórias que não cabem num espaço de 140 280 caracteres. Eu sei que tem gente que posta fanfic, contos, promove debates no Twitter, mas, sinceramente, a plataforma não foi feita pra isso, e fico até com preguiça de ler quando a thread é muito longa. (A cada dia que passa fica mais difícil segurar essa barra que é a internet sem os fóruns ou sem o Orkut. Pois é, já falei que eu nunca vou superar!). Mas, resmungos à parte, vamos ao que interessa.

Desde que comprei o apê (pois é, contei o início da aventura em algum ponto do passado, e não voltei pra contar o final... Foi uma novela emocionante, cheia de reviravoltas, blefes e muito estresse, uma vilã pior que bruxa má da Disney... Mas, no final, deu tudo certo, e posso dizer que é bom demais ter um cantinho pra chamar de seu). Mas enfim, desde então, venho me empenhando no Projeto Decoração, que já colocou vários quadros e nichos nas paredes (outra coisa legal de ter casa própria é poder furar as paredes o quanto você quiser!) e recentemente, principalmente, depois de ter ganhado um porta-retratos lindíssimo de aniversário do pessoal do trabalho (ah, tem isso também, agora todas as datas comemorativas eu quero coisas de casa...), estava numa fase “Fotos”.


Como geralmente esse não é o tipo de coisa com o qual eu gaste normalmente, procurei no programa de pontos do Santander se eles tinham algum pacote de revelação de fotos. E tinha! O mínimo para revelar era um total de 200 fotos, e na verdade, eu só queria umas 20. Mas, como era de graça, fiquei meses selecionando as melhores fotos dos últimos anos. Ia ser legal fazer um álbum bem bacana com elas depois, como nos velhos tempos em que a gente revelava os filmes e depois se reunia para vê-las. Foi um processo gostoso e deu uma saudade danada das pessoas, dos lugares, de momentos que foram especiais.

Depois de muito garimpar, finalmente cheguei ao número exato de 200 fotos para revelar. Entrei no site do Santander Esfera, digitei “Revelação de fotos” na busca, selecionei o produto que me daria um voucher para revelar as 200 fotos, digitei o meu CEP e... “Não entregamos neste CEP”. COMO ASSIM VOCÊS NÃO ENTREGAM NESSE CEP???? Coloquei o CEP lá de Nilópolis. A mesma coisa. Entrei em contato com a loja responsável pela revelação e contei o que havia ocorrido. A loja respondeu dizendo que entregava normalmente. Obviamente era um bug no site (mais um, na verdade, eita sitezinho horroroso!!!!).

Podia começar dando um jeito nesse site do Esfera...

Comecei a procurar na internet outras lojas que faziam revelação e os preços eram bastante acessíveis, cerca de R$ 0,20 cada uma em alguns pacotes promocionais. O que encarecia era o frete, e mesmo assim, ainda ficava bem em conta. Encontrei um site, inclusive, que dava 30 fotos grátis na primeira compra! Pensei então, em revelar só umas 50, e com o desconto de 30 fotos, só pagaria 20 fotos mais o frete. Um excelente negócio, exclamei para mim mesma!

Já estava com essa ideia na cabeça, quando pensei: “E se eu procurasse essa outra loja, que tem essa promoção, no Esfera, pra ver se eles também têm convênio com o Esfera? Porque aí eu não ia precisar pagar NADA! E o serviço deles, na verdade, parece ser muito bom!”. Entrei novamente no site do Esfera e digitei o nome da loja. Para minha surpresa, o Esfera achou a loja, e um produto para troca: “Vale Revelação - Leve 150 fotos e pague 100”!!!!! A quantidade de pontos estava razoável, e as 100 fotos equivaliam a mais ou menos a um produto de 20 reais, com a proporção geralmente atribuída a esse sistema de trocas totalmente louco... E eu ainda ia poder usar o desconto das 30 fotos grátis, o que no final das contas, só me faria pagar por 20 fotos, como havia imaginado, mas levaria as 200 fotos que eu queria inicialmente!!! (quer dizer, que eu passei a querer, depois de achar que poderia trocar todas elas por pontos, e agora que eu tinha passado tanto tempo escolhendo, eu queria revelar todas elas mesmo!).

A Becky Bloom dentro de mim logo percebeu o que estava acontecendo. Eu, na verdade, estava ECONOMIZANDO! Por isso, troquei os pontos pelo voucher da loja dos mil descontos. Surpreendentemente o Esfera não deu pau, e a compra foi feita com sucesso. YES!


Fiz o upload das 200 fotos, mas coloquei pra revelar primeiro somente 50 fotos (coloquei as 50 primeiras da ordem que ele mesmo escolheu), porque o site não aceitava duas promoções ao mesmo tempo, e o desconto das 30 fotos só era válido na primeira compra. Depois selecionei as outras 150 fotos, ajustei todas as configurações de tamanhos, coloquei até mais algumas para imprimir em tamanhos um pouco maiores, ou menores, para caber nos porta-retratos que ainda tem aqui, e, finalmente, fui fechar o carrinho. Quando fui ver o total da compra, alguma coisa estava errada! Eu estava esperando pagar pelas 150 fotos mais ou menos uns 5 reais, ele estava me cobrando mais de R$ 50!!!!!

Ué, tem alguma coisa errada! Esse site está com problema, vou falar com eles para reclamar! Não é possível! Eu coloquei o número do voucher! Era pra ele estar me dando um desconto de 100% nas 150 fotos! O que será que está acontecendo?

Voltei ao site do Esfera e li novamente o que eu tinha comprado: “Vale Revelação - Leve 150 fotos e pague 100”. NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOO!


A troca não era por um voucher que dava direito a 150 fotos. A troca era para um desconto de 50 fotos se você levasse 150!!!!!!!! Ele dizia que todos aqueles pontos eram equivalentes a um produto de 50 reais*! Só que o desconto equivalente só dava 23 reais!!!! EU GASTEI 3000 PONTOS, QUE, SEGUNDO ELE, ERAM IGUAIS A 50 REAIS, POR UM DESCONTO DE 23!!!!!!!

*(ATENÇÃO! Fique atento: o Esfera sempre dá a opção de você resgatar o produto só com pontos, ou com metade dos pontos, mais uma parcela em dinheiro. Só que, veja só, quando você escolhe a segunda opção, você ainda assim paga o valor integral do produto se comprasse em qualquer outra loja!)*

E o pior: QUALQUER OUTRA PROMOÇÃO NO PRÓPRIO SITE, OU UM OUTRO VOUCHER DO PRÓPRIO ESFERA (que eu só descobri depois) QUE DAVA 40% DE DESCONTO EM TODO SITE, DAVAM MAIS DESCONTO DO QUE ESSA CILADA EM QUE EU TINHA CAÍDO!!!!!


No final das contas, eu não estava mais economizando nada! Eu tinha perdido 3000 pontos (fora o dinheiro das primeiras 50 fotos) e estava pagando 15 reais a mais por 200 fotos que eu NEM QUERIA REVELAR DE VERDADE!!!!!!

Fui olhar se ao menos dava para cancelar a troca dos pontos. E é claro que era contra o regulamento.

Mais uma vez, me encontro na própria definição contábil de Contrato Oneroso.

Agora estou aqui desolada, me xingando de todos os nomes, e tentando pensar em uma saída para não sair tanto no prejuízo, mas já, talvez aceitando, que a melhor alternativa seja desistir dos pontos e revelar com o cupom da promoção de Dia das Mães, que vale mais a pena.

E a lição que fica hoje é o velho provérbio desse homem trabalhador:

1 comentário:

  1. Realmente, uma cilada. O que, vindo do Esfera, não me surpreende nem um pouco. Eu nem conto com esses pontos pra nada, só entro de vez em quando pra resgatar os que estão vencendo e sempre pego creme de mão ou fone de ouvido, que são coisas que eu vou acabar tendo que comprar mais cedo ou mais tarde, então fica de reserva.

    Espero que, pelo menos, as fotos que você resolver revelar fiquem boas.

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?