sexta-feira, 20 de março de 2009

Jacks e Jecas

Jack Sparrow, pirata dono de um sarcasmo singular e que só pensa em si mesmo, levou milhões de pessoas ao cinema para assistirem seus filmes. Depois, ainda fez mais alguns milhões na venda de DVDs (originais).

Mas Jack ficaria espantado com os outros milhões que seus amigos falsários o impediram de ganhar. E esse é uma guerra perdida para Jack.

É bem verdade que Jack é um grande safado que cobra um baú de ouro por um único ingresso de cinema e mais outro baú um pouco mais pesado para que você leve suas aventuras para casa em definitivo.

Mas você não precisa ir até Jack ou comprá-lo para conhecê-lo. Sempre há uma locadora perto de casa em que você pode entregar apenas meio baú peso médio, bater um papo com ele e devolvê-lo no outro dia de um jeito bem legal(nos dois sentidos da palavra).

Perái, ‘há’? Havia!!!

No fim do ano passado, a locadora perto da minha casa, que existia desde antes de eu nascer, fechou. E as outras locadoras da redondeza, se já não afundaram, estão prestes a afundar.

Malditos Jecas! Que droga! Como pode a locadora que eu ia sempre fechar? Foi lá que eu aprendi a gostar de cinema e aluguei clássicos da Disney, entre outros filmes! Eu adorava ficar lá meia hora discutindo com a minha irmã até escolher um filme para levar. E a mulher já sabia até o meu nome e a forma de pagamento que a gente preferia! Onde é que eu vou arrumar os filmes agora?

“Ora!”, você me diz, “Por que alugar um filme 6 meses depois se você pode tê-lo para sempre por metade do preço hoje mesmo? Ou ainda melhor: por que alugar um filme 6 meses depois se você pode tê-lo para sempre DE GRAÇA?”

Por quê? Eu lhe respondo também:

Porque eu quero qualidade. Porque eu quero ver os extras do DVD. Porque eu quero desfrutar da qualidade de som e vídeo que o DVD proporciona. Porque eu quero ter a opção de trocar a legenda, que foi feita por um tradutor formado, além da opção de mudar a dublagem. E porque eu não quero ter o trabalho de ter que baixar e configurar o meu próprio DVD. O único trabalho que eu quero ter é abrir a caixinha do DVD, colocar no player e fazer a pipoca, para depois apreciar um trabalho bem feito de alguém.

E vamos combinar, né? Baixar filme na Internet é um saco! Primeiro você bota o negócio pra baixar, aí demora um tempão até concluir o download (às vezes mais, às vezes menos, dependendo da sua conexão), aí às vezes o filme vem dublado numa língua pra lá de absurda, tipo russo, ou com no idioma original, mas com legendas em russo. Então você tem que baixar de novo. E arranjar a legenda certa para então gravar o DVD. Aí o som até que está bom, mas lá no meio do filme você percebe alguém levantando do cinema para ir ao banheiro e que fica na frente da imagem, que por sinal, também não é das melhores. Se nada disso acontecer, com certeza a legenda ‘capenga’ que você arranjou na Internet vai dessincronizar em algum momento e você não vai entender bulhufas do que os caras estão falando. E claro que você não pode nem reclamar porque afinal de contas: “Cavalo dado não se olha os dentes”.

A única diferença de baixar para comprar no camelô é a parte de gravar, porque o problema da qualidade do DVD é o mesmo.

Aí você diz, “DVD? Mas agora o que vai mandar é o BlueRay, que vai revolucionar o mercado! 40GB e High Definition de imagem e som!”

Vai, vai sim! Mas o preço do BlueRay para variar, assim como todas as novas tecnologias, está elevadíssimo!

E aí o Jack, como não deveria fazer, afinal é o capitão da bagaça, abandona o navio e desiste do BlueRay, porque ninguém vai comprar e vai continuar baixando da Internet. E logo, logo, o BlueRay, assim como o CD há 10 anos, vai ser coisa do passado e todo mundo vai quer que dar uma de Jeca e fabricar o próprio produto. Um trabalho que é do Jack!!!

Mas talvez isso tudo não seja culpa nem do Jack nem do Jeca. È o tempo, a tecnologia, esse capitalismo sem pé nem cabeça em que a gente vive...

Mas eu ainda não me conformo e não sei se um dia vou me conformar que a minha querida locadora fechou. Não pode ser![criança fazendo birra] Não pode! Não pode! Não pode!

É por essas e outras que eu às vezes eu odeio a tecnologia. Affe!

Lembra?

- Quando as locadoras alugavam fita de videogame e CDs?
- Quando a gente alugava Titatic e vinha com 2 fitas?
- Quando os artistas vendiam 1 milhão de cópias em 1 dia? E depois apareciam no Gugu para ganhar o disco de ouro?

Bons tempos aqueles!

PS. Será que eu vou ter que fundar um grupo tipo MSL - Movimento dos Sem Locadora? Por que, é sério, tá precária a situação! Ontem juntei as meninas aqui em casa para a gente praticar um pouco de nadismo e eu NÃO TINHA NENHUMA LOCADORA PRA PEGAR FILME!!! E a Jami, que até pouco tempo era associada a todas as 10 locadoras do bairro dela, ontem teve que andar um pedaço até chegar à locadora mais próxima, porque todas as outras FECHARAM! E a única remanescente ainda está aberta porque agregou uma lanchonete ao negócio. Estou quase lançando a campanha: Não compre Filme Pirata. Alugue, é mais legal. Você vai sentir falta quando a sua locadora fechar.

5 comentários:

  1. As locadoras realmente estao se extinguindo... mas eu nunca fui de alugar filmes , vejo na Tv mesmo assim qd tenho tempo. Mas ADORO um bom filme!

    A Pirataria com certeza não é legal! O artista ou uma equipe inteira trabalha arduamente pra fazer o melhor para o público e muitas das vezes trazem para nós obras maravilhosas e inesquecíveis q vao ser lembradas por nós pra sempre ( Mean Girls forever \o/) , pra depois ter seu trabalho nas maos de qq um , sem ganhar nem um tostao! Aff

    Eu adoro comprar os originais , Cds q vem com a capa , as letras das músicas , fotos do artista , assistir os Extras dos Dvds q faz a gente ainda dar umas boas risadas!

    Pirataria NÃO!

    ResponderExcluir
  2. Bom, pirataria não é mesmo legal. Acho que acabei de piratear a frase do colega acima, mas tudo bem (ou não). Sei lá, uma boa maneira de amenizar esse problema seria de as gravadoras baratearem os produtos originais (assim como o Calypso faz, um CD do Calypso original não é nem 10 contos... Se bem que, quem compra isso por mais barato que seja? o__õ) e uma política eficaz de punição aos pró-pirataria, até mesmo as do tipo online.

    ResponderExcluir
  3. eu tenho locadora perto de casa, vc não teem lero lero =P hsuahsuahsuhau
    tá, parei :x

    ResponderExcluir
  4. Vai tirando onda, Adriana! Quero ver quanto tempo mais a sua locadora vai sobreviver hahahahahah(risada maléfica). Sério. Espero mesmo que a sua locadora NÃO feche, pq aí vai ser uma locadora a menos no mundo pra gente poder usar.

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha cartão de membro na Blockbuster <3 Quando fechou , dei adeus a tanta coisa!Se brincar não existe mais locadora nenhuma aquI!

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?