quinta-feira, 20 de agosto de 2009

30 canções do Jamie que você devia escutar antes de morrer

Jamie Cullum é um cantor completo. Ele canta de um tudo. Desde covers de clássicos da música, até composições próprias, JC sempre dá um jeito de deixar sua marca nas canções. E já que seu Jamie está completando 30 anos, a listinha de hoje terá 30 itens.

30 canções de JC que você devia escutar antes de morrer
Não precisa ouvir se não quiser. Eu só vou escrever tudo isso, porque eu não tenho mais o que fazer rs Mas se interessar, eu já adianto que as melhores são as que estão mais pro final.

Do Pointless Nostalgic

Em seu 1º álbum Pointless Nostalgic (que por acaso inspirou o nome desse blog), a maioria das músicas são covers de músicas antigas, mas ainda assim tem um par de ótimas canções originais.

1. Pointless Nostalgic – Mais nostálgica impossível.
2. I want to be a popstar – Nessa ele descarrega todo o seu sarcasmo contando que queria mesmo era ser um cantor pop que vende milhões de discos e dá milhares de autógrafos e que ele vai fazer de tudo para conseguir a fama, nem que tenha que fingir que é gay rs (Foi só brincadeira, ele não chegou a colocar o plano em prática).

Do TwentySomething

Já no 2º disco, Jamie faz uma reflexão sobre os pensamentos e dúvidas que passam pela cabeça de um jovem de 20 e poucos anos. Praticamente todas as canções, mesmo as regravações, fazem alusão aos problemas relacionados à juventude.

3. Next year, baby – Quem nunca fez aquelas listinhas de resolução de ano novo? Comprar menos sapatos, prestar atenção às notícias, pagar as contas em dia... No final, a gente nunca cumpre nada dessas listas, mas tem uma coisa que JC diz que vai fazer de qualquer jeito. A canção é simples e cheia de energia, e na minha opinião, a que melhor resume a personalidade de Cullum.
4. TwentySomething – Você passa a vida toda estudando e quando acaba a faculdade não sabe mais o que fazer. Ajudar os pobres? Viajar pelo mundo? Encontrar a alma gêmea? Essa é TwentySomething. Eu nem terminei a minha e já me identifiquei com a letra irônica e sincera dele. Ele cantando essa no show é um capítulo à parte. Corre pelo palco, se equilibra no piano, salta de lá de cima... Um dia ainda vai se quebrar todo. Tenho pena da mãe dele. Deve ter sofrido com ele quando criança.
5. It’s About Time – O tempo passa, a idade vai chegando e JC percebe que ainda não encontrou “aquela” pessoa especial. Mas ele não desiste e resolve que vai encontrá-la não importa como. Simplesmente linda essa canção.
6. All that Sea – Já teve aqueles momentos em que você não queria falar com ninguém, jogar o telefone fora e só ficar sozinho reorganizando os pensamentos? JC fez isso em All that Sea.
7. These are the days – Depois de um término de relacionamento, JC percebe o quanto ele sentia falta da solteirice e reflete sobre o rompimento. Muito gostosa e relaxante, a música é batata para ouvir quando se está estressado.
8. But For Now – Essa é um cover de mil novecentos e bolinha, mas a letra é muito atual. No início do namoro, a menina quer saber tudo da vida do cara de uma vez. JC despista e diz que tudo tem seu tempo, e o importante é ele a ama. Hoje eu vejo porque a Sandy gosta tanto dessa música. É absolutamente singela e muito romântica. A canção é puro mel e da melhor qualidade.
9. Cant’t we be friends – Cover do Sinatra. “I thought I'd found the girl of my dreams, now it seems, this is how the story ends, She's gonna turn me down and say: ’Can't we be friends?’”. A letra diz tudo.
10. Wind Cries Mary – Cover do Jimi Hendrix. O melhor dessa não é nem a música, é a performance. Jamie incorpora o Hendrix e só falta pôr fogo no piano. De uns tempos pra cá, deu pra pedir pra platéia trocar o nome que aparece na música pelo dele. "And the wind whispers Jamie" Rs

Do Catching Tales

Em Catching Tales, Cullum está mais livre para misturar estilos e arriscar nos sons. Seu 3º álbum mescla covers antigos e canções originais e está mais pop do que nunca.
Esse é o meu CD preferido. É o que tem mais ritmo e músicas cujos temas variam da simples declaração de amor até a crítica social, sem esquecer dos temas relacionados à juventude.

11. Get Your Way – Composta toda em cima de um sample da antiga Get Out of My Life Woman, a música tem pegada e seu clipe é muito legal.
12. London Skies - “Nada é certo, exceto de que tudo que você sabe pode mudar, Você venera o sol, mas agora você pode se apaixonar pela chuva?” Londres é uma cidade molhada. Quase todo dia chove. Não é à toa que a Isabella, brasileiríssima, não gosta do clima de lá. Então, o Jamie fez London Skies pra ver se ela mudava de idéia. Lindo, né? O mais legal é que ele continua cantando essa música no show, mesmo estando noivo de outra.
13. Photograph – Nada como pegar um álbum de fotografias antigo e relembrar boas histórias do passado. Em Photograph, JC pega essas fotos e revive o dia do seu 1º beijo em que tudo parecia que tinha dado errado. “Quando eu olho pra trás e vejo minha vidinha comum, Eu percebo quão mágico foi, apesar de não ter percebido na época”. Como boa nostálgica que sou, eu também adoro olhar fotos e relembrar do dia em foram tiradas, e por isso eu adoro essa canção. Agora, seu Jamie deu pra mudar a cor do cabelo da menina da música pra homenagear a atual namorada que deve ser tão alta quanto à garota da canção. Se bem que ser mais alta que o Jamie não é das tarefas mais difíceis. Rs
14. Nothing I Do – “Nós estávamos tão bêbados na noite passada, Tivemos aquela briga idiota, Você me chamou de safado inútil e egoísta”. A mulher bateu a porta, saiu chorando e agora Jamie faz de tudo para descobrir o que de fato aconteceu (isso que dá abusar do álcool) e tentar uma reconciliação. “Será que nada do que eu faça pode te fazer feliz de novo? Será que nada que eu digo põe um sorriso no seu rosto?”. A história é divertida e o jazz aqui ganha ares de séculos XXI com uma letra pouco correta.
15. Mind Trick – Cheia de swingue, podia tocar numa danceteria fácil, fácil. A mais pop do disco e que me apresentou ao talento de Mr. Cullum.
16. 21st Century Kid e Oh God – À primeira “ouvida”, duas músicas chatas. Depois de ver a letra e saber que 21st Century Kid é sobre a guerra do Iraque e Oh God sobre o tsunami no SriLanka, duas críticas sociais disfarçadas de belas canções.
18. 7 Days to Change your Life – Essa é muito lenta, mas tem uma parte que é incrivelmente rápida. Muito louca, mas a letra é ótima. É basicamente uma propaganda de um livro de auto-ajuda que promete mudar sua vida em 7 dias. A parte rápida é o depoimento de alguém que leu o livro no maior estilo: “Tomei Magrins, olha como eu era”.
19. Back to the Ground – Ela demora pra engrenar, mas o solo de piano faz a gente balançar a cabeça igual heavy metal (eu gosto de fazer air piano nessa rs) A letra também é punk. Quer dizer, é sobre um cara que aprontou à beça, mas, agora com a ajuda dos amigos, está de volta ao chão.
20. My Yard – “Então chame um táxi e venha para cá, E eu te esperarei bem do lado de fora, Eu tenho alguns DVD´s e umas cervejas, Se você quiser poderemos ficar acordados a noite inteira”. Jamie faz um convite para dar um pulo no jardim dele, afinal a “a grama é sempre mais verde do outro lado”. A música é simples e gostosa. O que mais essa menina tá esperando? Vai logo, mulher! Rs

De outros lugares mil

21. Why Do Today What You Can Do Tomorrow – Tanto a letra quanto a melodia são uma ode à preguiça. Dá vontade até de soltar aquele bocejo. “Por que fazer hoje o que se pode fazer amanhã?”.
22. Everlasting Love – A música já tinha sido regravada milhares de vezes. Nenhuma delas ficou tão boa quanto a versão de JC. Tema de O Diário de Bridget Jones 2.
23. Bittersweet – Uma participação com um grupo desconhecido. Ficou bem bacana.
24. I’d probably do it again – A música é gigante, e conta uma historinha bem incorreta. O melhor é ele imitando a voz da mulher.
25. Jump for Joy – Depois de semanas separados, Cullum pula de alegria quando vê sua cara-metade. Desconfio eu que essa era pra Isabella também.
26. Grand Torino – Clint Eastwood fez a melodia e pediu pro Jamie fazer a letra do tema do filme homônimo. A parceria deu certo e a canção caiu com uma luva no final do emocionante longa-metragem.
27. I love this – Essa é nova! Inspirada nos dias em que jogava futebol de meia com o vô quando era criança. Quando se trata de futebol, inglês é igual brasileiro, né? Adoro essas músicas que falam sobre a insignificância do dia-a-dia.
28. So They Say – Nova também! Cheia de ritmo, Jamie manda um recado para George Bush.
29. I’m all over it – Num show recente, antes de cantar essa, Cullum foi explicar a origem da música. Jamie: Nessa música eu quis fazer uma coisa mais pop, meio Elton John... Essa canção é sobre um cara que acabou de ser rejeitado pela namorada... Platéia: Ooooouch! Jamie: Calma, não se preocupem! A história tem um final feliz! Aí no início ele fica muito triste e tal, mas depois ele fica tipo: “Uhu! Ser solteiro é o máximo!”. Ficou ótima. É primeiro single do próximo disco. Hoje eu vi um vídeo dele explodindo alguma coisa pro clipe. Ai Cristo! Esse menino não pára nunca!
30. Dindi – JC cantando Jobim em português! O sotaque deu um charme todo especial à canção.

Ufa! Cansei!

3 comentários:

  1. Oi, vim olhar esses posts porque o Felipe Fagundes me disse que vc sabia tudo de Jamie Cullum. Menina, descobri o moço ontem e tô APAIXONADÉRRIMA demais. =)

    Vou usar o seu post como guia pra ouvir tuuudo desse homem que destrói pianos e o coração da gente. Que VOZ!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Que bom que vc gostou! E eu aqui achando que esse post nunca ia servir de nada, viu? Foi exatamente pra esse tipo de situação que ele foi escrito. Bem-vinda ao clube dos Cullumaníacos!

    ResponderExcluir
  3. Eu conheci o Jamie Cullum atrvés do cd da novela Belíssima, a primeira música que ouvi foi Mind Trick, depois disso nunca mais parei... Acreditem, todos os dias eu ouça essas músicas. Jamie Cullum está "enraizado" no meu MP# Player... =D

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?