quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pop Art

Às vezes é muito difícil explicar o tipo de música de que eu gosto. As pessoas tendem a achar que eu sou roqueira. Ou que só escuto música erudita.

Na verdade, não tenho paciência para gente que pinta o olho e se veste de preto para dizer que é “rebelde”. Também não simpatizo com os músicos das bandas de rock, que, ou pregam a rebeldia sem causa e fazem coisas estúpidas no palco como forma de auto-afirmação (mesmo que indiretamente façam parte da mesma engrenagem da indústria fonográfica que o Justin Bieber), ou são rebeldes de pelúcia, pregando a paz e amor, apesar de toda a pose de bad boy. Ademais, acima de tudo, não suporto todos aqueles gritos guturais em cima de qualquer acorde sujo de guitarra.

Da mesma forma, não tenho paciência para aqueles álbuns com músicas lentas de dar sono, nem com o público, em sua maioria, apático nos shows, que só sabe cantar uma das canções.

E eu sei que é difícil de acreditar, mas eu gosto de música pop. Tenho certa predileção por canções que grudam no ouvido, ficam na cabeça o dia todo e fazem todo mundo cantar junto (e alto). Gosto do pop justamente por ser tão despretensioso, aberto e assumidamente “vendável”.

I don't know why you say goodbye, I say hello, hello hello

Não me importa se é comercial, porque tenho a consciência de que o comércio é que move o mercado. E, mais do que isso, me enxergo dentro desse contexto como consumidora. O pop comercial, aliás, é aquele que financia os projetos não tão comerciais assim. Faz parte do jogo. Essa é uma das razões, inclusive para o Pop do Brasil andar tão pobre de coisas novas e de qualidade. Porque a indústria fonográfica quebrou e não tem mais dinheiro pra aplicar na divulgação de gente legal também, direcionando todo o orçamento para os Restarts da vida. Mas acho que isso é assunto para um outro dia...

No entanto, não gosto de qualquer pop. Também não tenho lá muita simpatia para esse pop pré-fabricado, vazio e sem talento das rádios. Me cansa quando alguns desses fantoches insistem em nos convencer que não são de plástico (que assumam logo que só querem a fama e o nosso dinheiro!!!), ou quando querem conquistar seu espaço com um marketing que “choca” a sociedade.

All we hear is Radio Ga Ga, Radio Goo Goo, Radio Ga Ga

Gosto de pop melódico, swingado, com alma, letras bacanas e se possível com uma pitada de poesia (sim, dá pra fazer).

Muito me irritam também os artistas que acham que só porque fazem música – ou arte – não precisam cumprir suas obrigações como qualquer outra pessoa e só querem lançar um disco novo a cada década, com só 5 músicas, do jeito que bem entenderem... E tudo bem que a inspiração é importante e tudo, mas acontece que aquilo lá é o TRABALHO dele!!! Fico bem do lado da gravadora quando esta começa a ameaçar com chicote se os músicos não entrarem em estúdio ou reclama do conteúdo do disco, porque, né, eles estão ganhando pra isso. Escritores também dependem da inspiração e dão o seu jeito pra cumprirem seus prazos. Na verdade, em qualquer profissão a gente tem que dar o nosso jeito e leva bronca do patrão. Por que com eles seria diferente?
[Edit: Acho que vale a indicação de um post do Zeca Camargo sobre a música pop perfeita e como isso requer muito mais transpiração do que inspiração. O texto é tão bacana que eu fiquei com vontade de ter escrito. Acho que no fundo é porque é o texto que eu tentei fazer aqui, mas não tinha o nível de conhecimento sobre o assunto que ele tem. Porque, se você não sabe, Seu Zeca, mais do que o apresentador do Fantástico, é um poço sem fundo de cultura pop. E já que estamos falando dele, queria deixar registrado que entendo quando vocês se cansam dos textos demasiadamente longos deste blog. Eu também me sinto assim no blog do Zeca. ;)]

Também muito me irritam os artistas autistas que acham que fazem música para eles mesmos. Não cantam as músicas que o povo espera, agem como se a platéia não existisse, lançam discos meia boca... Até parece que não somos nós, o público, que garantimos o leitinho das crianças deles. Eles têm mais é que nos paparicar muito! E ainda tem de fazer isso com verdade e paixão, porque, caso contrário, não adianta muita coisa.

Aliás, se tem uma coisa que eu detesto é aquele papinho de: "Nesse disco a gente mostrou realmente quem a gente é, agora sim estamos fazendo música com a nossa cara". Primeiro porque dá a entender que antes eles estavam "nos enganando" e fazendo algo de que não gostavam, quando diziam adorar aquilo tudo (no mínimo anti-ético isso) e depois porque esse discurso costuma se repetir disco após disco, tirando toda a credibilidade da declaração.

E é aí que mora o perigo porque nem sempre o que os músicos querem é o que a gente quer. Até porque o “a gente” é dividido em um monte de facções. Cada um tem um gosto e uma mentalidade diferente. Tem a galera que prefere qualidade ao invés de quantidade. Tem a galera que prefere as superproduções. Tem a galera que acha tudo o que o cara faz lindo e maravilhoso...

Como consumidora, eu quero o “pacote completo”. Quero CDs que sejam legais por inteiro e não apenas 3 músicas boas. Quero clipes bacanas, shows bem feitos e artistas que gostam do que fazem. E nem acho que seja muito exigente, mas se querer um trabalho de qualidade é ser exigente, bom, então eu sou mesmo.

Mas fazer aquilo que se gosta e ainda por cima agradar ao público é algo difícil de se conseguir.

Por causa disso eu fico extasiada quando encontro um artista que tem suas metas alinhadas com as minhas expectativas. Quando vejo que tudo o que ele quer é tocar, se divertir e que as pessoas se divirtam com o seu trabalho, eu já fico feliz. Simples assim. E quando eu consigo me incluir nesse grupo de “as pessoas”, eu já fico mais feliz ainda. E se o trabalho tiver um toque de originalidade e sofisticação, aí eu fico é fã. Porque é praticamente uma combinação cósmica achar música pop grudenta de qualidade e feita com paixão ainda por cima.

É, Michael, você faz falta, viu!

É difícil, mas não é impossível. Por isso, da próxima vez que você vir um post começando com UPP, fique tranqüilo, não é a polícia que apareceu por aqui para pacificar o blog, é só uma postagem de Um Pé no Pop. Uma coluna que tem como missão vez ou outra tirar alguns artistas legais das ondas obscuras do meu player e compartilhar com você, leitor, o sentimento de que existe música pop (ou com um pé no pop) muito boa por aí, embora muitas vezes não encontre espaço sob os holofotes do mercado brasileiro.

4 comentários:

  1. Oi, Lisa!

    Quanto tempo eu não comento aqui!

    Então, achei seu post muito pertinente! Pra ser sincera, eu ADORO essa coisa de "gritos guturais em cima de qualquer acorde sujo de guitarra". Eu deliro em solos de guitarra e nem por isso visto só preto, ando gritando palavras de ordem e dizendo que o mundo não presta. Não me considero roqueira e sim uma pessoa que ouve rock.

    Mas eu escuto muito pop também. Não pop do tipo Britney, Kesha, Bieber e afins - não que eu não curta uma ou outra música deles, mas não são meus preferidos. Agora se você me mandar uma "boyband pop-rock" tipo McFly, Hanson, Maroon 5 (mesmo Jonas Brothers às vezes), eu fico feliz. Como você falou, o pop é feito pra grudar na cabeça e gruda mesmo. Tem dias em que eu simplesmente aposento os gritos/guitarras e me encanto em ouvir um sussurro/guitarra, e nem por isso eu viro uma pessoa melhor ou pior.

    Lembrei do McFly especialmente por causa do comentário sobre artistas que do nada mudam de estilo e não contam pra ninguém. O último album deles foi bem isso aí. Anos de um estilo pop-rock delicioso de ouvir pra virar eletrônico "Backstreet Boys" de uma hora pra outra. Não é que eu não curta o estilo, mas ficou esquisito.

    Enfim, esgotei minha cota de caracteres.. rs

    Feliz ano novo, Lisa!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Amo POP! Escuto outras músicas também, mas pop com certeza é o que eu mais ouço. Engraçado que não consigo gostar dessa modinha de sertanejo (tem umas músicas muito boas) e ouço um pouco de pagode escondido também rs.
    Quero saber quais dicas você vai dar, aposto que vou viciar em quase todas rs.

    ps: AMEI os bichinhos! Mustela e Slimlouie! *--*

    ResponderExcluir
  3. @Karol Oi Karol! EU realmente não suporto os "gritos guturais em cima de qualquer acorde sujo de guitarra", rs! Gosto mais das canções melódicas e tal. Mas é questão de gosto. O chato desses roqueiros é que tudo eles querem ficar rotulando, dizendo o que é rock, o que não é, que o que eles escutam é melhor do que os outros. E os caras que estão em cima do palco (acho q essa era a principal crítica do post, quer eles sejam roqueiros ou não) se acham os reis da cocada preta e destratam aqueles que estão ali pagando o salário dele com a desculpa de "ser livre" ou "ser arte". Uma baita falta de respeito, isso, sim!

    A-DO-RO Maroon 5 (pode ser que role uma UPP com eles um dia, rs). E o próprio Jonas Brothers não é ruim mesmo não. É um pop-rock bem gostosinho! Além do mais, os meninos são de um profissionalismo incrível, fazem clipes legais, shows pirotécnicos de cair o queixo, fazem valer o ingresso (não que eu tenha ido - vi pela TV só)! Bem vinda de volta!

    @Roberta Sertanejo tá virando porta de entrada pra quem quer fazer sucesso. Os caras que até ontem se diziam rock, pop-rock estão gravando discos assim, só pra ver se conseguem aproveitar a onda. Não escuto essas coisas escondido, não! rs Mas se gostasse, colocava até aqui na coluna também, sem problemas.

    Agora que vc viu os bichinhos??? Hahahaha! Eles estão aí desde, tipo, sempre!

    Bjs
    Lisa

    ResponderExcluir
  4. ESTOU AQUI! (Todos dizem oooooohhhhh)

    Sério, eu PRECISAVA passar aqui por daqui a pouco você lança um 4º post eu ia ficar cheio de coisas na cabeça.

    Li esse post assim que saiu e mal lembro do que está escrito nele e a preguiça me impede de relê-lo então:

    1) Você parece roqueira. Mas só de longe. É impossível alguém que já conversou com você por mais de uma hora achar que você é roqueira. Acho que de boca fechada você parece roqueira. É isso.

    2) Eu não entendo bem do que você gosta afinal. Sei que tem a Sandy, o Maroon Five e o J. Cullum no meio (Me perdoe se escrevi os dois últimos nomes errados), mas só. Tenho curiosidade em saber o que mais você ouve (se bem que ultimamente eu só ouço 1 ou 2 artistas de modo que 3 já poderia ser tudo o que você escuta).

    3) Um dia desses eu vi um trechinho de um show da Sandy no Multishow, ela estava com um saião até o pé, com uma pandeirola na mão, cantando uma música lenta no pedestal e o povo todo PULANDO lá na plateia. Não entendi nada. Ela mesma estava super calma e a galera toda animada. Imaginei você lá.

    UFA! Saiu um!

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?