quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Interrompemos nossa programação...

...para noticiar que o Furacão Sandy está passando novamente. E vai ficar tudo bem.


Antes de tudo queria dizer que ultimamente andava de mal com Dona Sandy. Nos últimos anos sua agenda foi tomada por muita polêmica e pouco trabalho. Com quase 30 anos na cara, a mulher ainda estava dando satisfação da sua vida sexual e aquele papo de colocar a culpa na mídia enquanto ela mesma atiçava o imaginário popular com um redirecionamento de imagem duvidoso já estava dando calo no ouvido. O esforço em mudar um pensamento formado nos mais de 20 anos de carreira não era o mesmo aplicado em divulgar suas próprias músicas, teoricamente a parte mais importante do seu trabalho.

Em agosto fui a um show organizado pelo CCBB em que Sandy cantaria músicas de Michael Jackson. Como de costume, a garota cantou bem demais, mas fiquei com a sensação de que faltou alguma coisa. Faltou emoção na voz, faltou gingado no palco, faltou o moonwalk (alguém da plateia chegou a gritar pedindo: “Faz o moonwalk, Sandy!”, ao passo que ela respondeu bem-humorada: “De salto, sem chance!”), faltou o Junior em I’ll Be There, faltou se entregar e assumir o Com Você nessa música de uma vez, faltou Black & White, Beat It, faltou uma coreografia coletiva de Thriller! O show foi muito chique, digno, elegante, uma bela homenagem ao Rei do Pop, e ela até arriscou uns passinhos eternizados por Jackson, mas... foi só isso. Num espetáculo em que ela cantava músicas que eram de MJ, mas que também não podia trazer todo o aparato grandioso com o qual Michael acostumou à plateia, a solução seria jogar para o público, que ele mesmo faria a festa. Mas a falta de traquejo, mesmo já com 20 anos de estrada, comprometeu e o que eu vi foi um show de ninguém (não era da Sandy, não era do Michael e também não era da plateia). 


Como você sabe, depois do surgimento do Twitter e da popularização do Facebook, eu fiquei órfã da maravilhosa congregação que eram os fóruns de discussão. Só que nesse meio tempo, meu coração bateu muito feliz com a notícia da volta do fórum mais legal do qual já tive a chance de participar, via Facebook. Não é a mesma coisa, mas até que dá pro gasto, e me fez dar altas gargalhadas com os comentários de fãs de todos os tipos como nos velhos tempos. 

E depois do anúncio da equipe de divulgação de que nos próximos dias haveria uma “novidade”, o pessoal entrou em polvorosa. Especulações encheram a cabeça do pessoal. Teve gente imaginando o pior. Teve gente imaginando o melhor. E teve gente botando fé que não era nada e que tava todo mundo bancando os bestas no meio da história toda. O clima lá no fórum era de revolta mesmo. A galera estava fazendo greve nas votações, toda hora saía um tópico com alguma teoria conspiratória, brigas constantes entre os membros!

Até que saiu uma entrevista da própria artista anunciando o lançamento de um EP (um álbum com menos músicas do que o usual) e do novo single “Aquela dos 30”. A partir daí mais mistério envolvendo uma apresentação no programa da Xuxa, mais teorias conspiratórias (“gravidez”, “relançamento com os maiores sucessos da carreira”, “as músicas favoritas de outros artistas”...) e mais revolta do pessoal depois que ficou sabendo que Sandisléia havia pedido pra não vazarem a música nova pra manter o suspense até o dia 30 (é muita ingenuidade achar que ninguém ia gravar e colocar a música na internet depois, né?).

Nesse momento, eu que, como disse, estava de mal com Sandy, também achava que todas as teorias absurdas inventadas podiam ter lá seu fundo de verdade (porque Leah mente na nossa cara, sem nenhum constrangimento!) e estava ficando irritada com aquele papo de “balzaquiana aposentada” e “faço o que quiser com a minha carreira, mimimi, as pessoas não me entendem, mimimi, não ganho mais tanto dinheiro quanto antes, mimimi, não preciso mais me sujeitar à gravadora” que já estava até com um pouco de raiva desse EP.

(E cá pra nós, as nossas piadas não eram lá essas coisas, mas são muito mais legais!)

Valeu que você tem 20 anos de carreira e quer se realizar, mas não é por isso que você vai deixar tudo a Deus dará, né? Depois fica reclamando que não ganha dinheiro, eu, hein! E que papo é esse de “balzaquiana aposentada? Você tem só 30 anos! Tá cheia de saúde! Quem tem motivos pra ficar cansado é o trabalhador que acorda todo dia às 6h, pega condução lotada, toma esporro do chefe, e sofre pra voltar pra casa e no fim do mês encontra aquela merreca na conta bancária. Beleza que você trabalha desde cedo, mas já tem uns 10 anos que, vamos combinar, você só trabalha fim de semana.  E de uns tempos pra cá, nem é todo fim de semana! Então, trate de ir para o estúdio, gravar uma dúzia de canções novas, porque, se você está assim, se sentindo “quase aposentada”, gerenciando sua carreira devagar-quase-parando, simplesmente porque você já está podre de rica, é porque esse pessoal que só pede um pouquinho mais de dedicação encheu o seu cofrinho.

É claro que a história de não querer que a música vazasse não ia dar certo. E não deu. Em 3 dias, já estava todo mundo com uma versão vagabunda, de um alguém qualquer que tinha gravado no programa da Xuxa. Não dava pra entender quase nada da letra. Os fãs faziam um esforço tremendo para decifrar o que estava sendo cantado. (Se você é da época do K7 e fica se vangloriando porque precisava esperar tocar na rádio pra gravar a música com aquela vinhetinha, fique sabendo que o pessoal da era do MP3 também tem seu próprio tipo de sofrimento. E olha, é muito engraçado ver o que o povo entende, viu!). E mesmo só dando pra escutar direito a parte do refrão (“Sou jovem pra ser velha, e velha pra ser jovem”), eu gostei do que ouvi. Era uma música animadinha, pra cima, irônica, com uma marchinha divertida na passagem da ponte... Dei um voto de confiança.

Aí saiu da capa do EP e o mais importante: saiu a versão decente da música. E era muito legal! Já deu pra dar uma acalmada nos ânimos.

Mesmo assim, achava essa história de EP o maior engodo. Ela ia lançar esse negócio com 5 músicas, ia ficar grávida, e aí só ouviríamos mais de Leah, a “balzaquiana aposentada”, daqui a uns 5 anos. Ainda mais depois daqueles versos do single: “E aumentou em mim a pressa/ De ser tudo o que eu queria/ E ter mais tempo pra me exercer”. E desse nome com "fins" no meio. Da última vez que apareceu um desses nomes enigmáticos, o resultado não foi nada agradável.

Fala a verdade, Sandy, tu finalizou essas fotos no Instagram, né?

E eis que chegou o dia marcado para o lançamento: 30 de outubro (na verdade, finzinho do dia 29). E parece até que foi de propósito, porque lançaram a bagaça exatamente no momento em as redes sociais funcionavam a toda com brincadeiras associando o nome da cantora à catástrofe que estava dando o que falar no hemisfério norte. As piadinhas envolviam algumas letras de sucessos antigos, montagens bizarras, zoações intrínsecas, muita gente confusa, e no fim do dia fomos presenteados com o ousado ensaio fotográfico de Nana Gouveia que iniciou um dos melhores memes de todos os tempos da última semanaSandy estava no olho do furacão. Ou melhor, o furacão era ela mesma! E por mais que a própria "hurricane" reclame que não gosta, eu rio muito e não me envergonho disso.
**O mais legal é ver no JN eles se esforçando ao máximo para americanizar a pronúncia para Sendí a fim de não mudar o foco da notícia, ou sei lá, eles mesmos não começarem a rir também.
 
Mas quando eu vi que a mulher tinha colocado todas as 5 faixas novas de graça na internet (a exemplo do que já havia feito com o DVD), em diversas plataformas, ela já ganhou pontos comigo. Quer dizer, ela já está rica mesmo, pra que ficar forçando a barra em vender as músicas de um trabalho que não tem nem 10 faixas? E ao contrário do que vinha sinalizando até então, não pretendia encarar a internet como inimiga. A intenção desde o início era justamente oposta. Ela me comprou. E sem pedir um centavo em troca.


E aí eu fui ouvir as tais músicas. E o furacão Sandy devastou tudo aquilo que eu vinha pensando nos últimos meses. A cada canção que passava, mais difícil ficava me conter na cadeira. Essa era a Sandy que eu conhecia. A Sandy que não canta. Humilha. Afinadíssima, e principalmente, com uma interpretação de deixar qualquer um arrepiado. A melhor cantora desse Brasil. De longe.

 E esses relógios que parecem com o antigo layout do Inútil, hein?

Aquela dos 30 é a Thirtysomething de saias que Jamie Cullum não fez. Com um pianinho a la Sara Bareilles, Sandoca brinca com o peso da idade de forma bem humorada. Os versos “Tenho sonhos adolescentes/Mas as costas doem” parecem refletir um pouco do amadurecimento de seu próprio público que a viu crescer e tem potencial para se tornar hino de gente que não vai com a cara da cantora, mas que também é “jovem pra ser velho, mas é velho pra ser jovem”. As sonoridades parecem criadas a partir de brinquedos e a marchinha para a ponte também remete à infância, como quem fizesse um apanhado da própria vida (e no seu caso da própria carreira) dentro da canção. Ainda não entendi direito o que o Bon Jovi está fazendo ali no 3º refrão, mas os versos da ponte “O tempo falta/ E me faz tanta falta/ Preciso de um tempo maior/ Que a vida que eu não tenho toda pela frente/ E do tamanho do que a alma sente” são matadores de tão legais. (Em tempo, só pra constar, na mesma vibe, Discutível Perfeição tem uma letra mais divertida, mas Aquela dos 30 é menos "poser".)

Segredo é a minha preferida do “disco” e arrepia pela interpretação arrasadora de Dona Sandy.  Acordar um belo dia e se lembrar do ex que você já não vê há anos. E aí, como faz? Gosto de pensar que é uma continuação da história do casal de Estranho Jeito de Amar, anos depois da separação, pelo tom desesperadamente sofrido do refrão (e porque os versos “Esqueeeeeece o enredo/ Diz que ainda tem lugar pra nós” parecem ecoar “Esquece esse jogo não há vencedor/ O mesmo roteiro de sempre cansou/ Então volta pra mim/ Deixa o tempo curar/ Esse estranho jeito de amar” do antigo sucesso de 2006). A música não tem nada de inovador, mas conta uma história tão sincera, cantada de um jeito tão tocante que não existe outra saída que não se emocionar. Segredo é mais que uma baladinha qualquer e se for bem aproveitada tem tudo (alô, Rede Globo, Segredo para trilha de novela, JÁ!) para se tornar tão eterna quanto as canções do Rei.
[Edit 03/11/2012: Percebi hoje que Segredo tem uma letra que casa direitinho com a relação de Emma & Dex, o casal de Um Dia, naquele período em que eles ficam sem se falar. Repara só como a letra traduz quase que exatamente aquele sentimento de passagem de tempo e a dificuldade em ficar separados. A cada dia que passa amo mais essa música!]

Olhos Meus é curtinha, não alcança nem a marca dos 3 minutos, e só tem voz e piano. É bonita, madura, melancólica, mas muito depressiva. Sei lá, a gente já viu isso no CD anterior. Muito mais do mesmo.

Escolho Você tem esse nome que lembra Pokémon, mas não se engane, a música popular brasileira em homenagem ao desenho japonês já foi gravada há mais de 10 anos. A letra traz o nome do tal EP e mescla versos tachativos como “A vida é curta/ Mas os sonhos não são” com o romantismo escancarado do refrão (“Eu escolho você com todos seus defeitos/ E esse jeito torto de ser/ Eu escolho você/ Destino imperfeito/ Todo carne, osso e confusão*”). Segundo a própria Sandy, a mais autobiográfica do disco, porque fala de um amor mais pé no chão (todos fazem Ooooouch! *-*). Adoro como o verso já quase no final da música “Todo carne, osso, pele, boca e coração” dá 50 tons de sexy na música.
* As meninas que têm namorados magrelos, também podem cantar assim ó: "Eu escolho você/ Destino imperfeito/ Todo pele, osso e confusão".
**Eu sei que não tem nada a ver, mas diz se: “Não tem porque tentar se justificar/ Se foi meu coração que decidiu por mim/ Mas se a escolha fosse minha/ Eu escolheria você mesmo assim” não lembra “Mas não foi erro meu/ Você no meu lugar/ Faria exatamente iguaaaaall”?
 
Saudade
é tão linda, mas tão linda que chega até a ofender. A canção lembra, veja bem, Luiza de ninguém menos que Tom Jobim. E eu por mais que não seja o tipo de coisa que eu coloque eu meu player, eu gostei de me surpreender com isso. Não esperava encontrar uma música dessas nos discos de Leah tão cedo, e nem quero um álbum todo nessa vibe, mas o negócio é de uma arte transcendental! E é Sandy! Aquela menina que você cresceu ouvindo Maria Chiquinha! Aproveito para fazer um apelo. Você que tem amigos pseudocults que não vão com a cara de Leah, faça uma boa ação hoje e indique essa música pra ele. Impossível ele manter a mesma opinião depois dela.

Obs. Interessante notar todas as músicas do EP de um jeito ou de outro acabam por compartilhar um tema comum: o tempo. Aquela dos 30 é a que tem a mensagem mais explícita, mas Segredo e Escolho Você também tangenciam a consciência dos anos passam (ou se passaram). Em Segredo, por exemplo, os versos que narram as mudanças na vida do eu-lírico, ao mesmo tempo em que reforçam o poder do tempo sobre nossa vida (a troca de emprego, de carro, de casa), não deixam de descrever as mudanças que aconteceram com a própria Sandy, que já não é mais tão menina, e também fez tatuagem e mudou o cabelo.

E aí ela falou nas entrevistas que o Sandy Jr. não vem tão cedo, que ano que vem tem CD novo e completinho, que lançou esse negócio aí agora simplesmente porque deu vontade, que colocou na internet porque não adianta lutar contra e seus fãs são muito conectados (ainda bem que ela sabe!), que vai ter versão física desse troço para aqueles que gostam de colecionar, daqui a pouco rola clipe novo, e estamos todos felizes (pelo menos por enquanto). Estou de bem de novo com você, Sandy. Corta aqui o mindinho, vai!


Colocar as músicas no Soundcloud é muito amor, né, não?

13 comentários:

  1. ATÉ VOCÊ FAZENDO PIADINHAS COM O FURACÃO? Hahahahah eu já fiz duas, cada uma pior que a outra.

    E eu nem sabia de nada disso :S
    Ainda não ouvi o EP (tô ouvindo agora, já que você facilitou minha vida e colocou tudo aqui), mas amei Aquela dos 30. É muito a minha cara, embora ainda faltem 3 anos e meio pra chegar lá.

    Depois volto pra comentar as músicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segredo é... é... é... não tenho palavras. Vou ali chorar escondida no banheiro da empresa. Daqui a pouco (ou não) eu volto pra comentar o resto.

      Ass: Cíntia lotando sua caixa de e-mail com comentários pequenos em vez de juntar tudo pra fazer um grande de uma vez só

      PS: Por sua culpa, estou ouvindo a playlist da Sandy no kboing e, coincidentemente, Estranho Jeito de Amar começou logo depois dela. Tinha que ter sido ao contrário.

      Excluir
    2. Hj eu tava cantando Segredo (de novo!) e percebi que a música podia servir de "trilha" pra Um Dia. Você já leu? A letra casa direitinho com uma parte do livro.

      Excluir
  2. Eu tenho uma certa birra com a Sandy. Gosto da maioria das músicas dela, e gosto da atitude dela diante de um monte de questões envolvendo fama e coisas do gênero... mas tem horas que ela me irrita além da conta.

    E quer saber, me irritou muito mais nos últimos tempos com essa coisa de desconstruir a imagem pública formada ao longo de tantos anos. Comercial da Devassa? Entrevistar o povo do UFC? Participar de "As brasileiras" como a revoltada com a mãe sapatão? SANDY FAZ ANAL? Fala sério. Quer dizer, não acho que o problema sejam essas coisas em si. Nada errado ela gostar de UFC. (Quanto ao sexo anal, não vamos comentar, haha). Mas ela não forçava a barra pra mostrar "santidade" quando era mais nova, então pq tanta cena nos dia de hoje pra provar o contrário?

    Mas, enfim: a verdade mesmo que eu acho de tudo isso é que a VIDA É DELA, O POBREMA É DELA, e ninguém tem nada a ver com isso. Quero dizer, pra que eu vou ficar aqui pensando na Sandy (ou em outro famoso qq) e julgando a criatura? Nem conheço... ;) Não muda nada na minha vida.

    Vou ouvir as músicas! *empolgada*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: QUAL O PROBLEMA COM ESSES CÓDIGOS DE CONFIRMAÇÃO DO BLOGSPOT, QUE NÃO DÁ PRA LER? Sério, tem que ficar lendo 30 vezes pra decifrar o que tá escrito. Precisei de 3 tentativas pra conseguir postar o comentário acima! :/

      Excluir
    2. Aquela dos 30: Ainda não tô chegando nos 30, mas SUPER ME IDENTIFIQUEI. Podia ser "Aquela dos 20 e poucos"...

      Segredo: LINDA. LINDA. LINDA. LINDA. LINDA. Etc.

      Olhos Meus: LINDA. LINDA. LINDA. LINDA. LINDA. Etc.
      (Ai, piano maravilhoso!) (Apaixonei nessa música, de verdade)

      Escolho você: Bonitinha. Ok. :)

      Saudade: LINDA. LINDA. LINDA. LINDA. LINDA. Etc.
      (Me ganhou já na introdução perfeita do piano <3) (Essa música me lembrou a minissérie "A Casa das Sete Mulheres". Teria tudo a ver)

      Excluir
    3. Pois é, Fernanda, essas coisas tb já me deram nos nervos. Houve uma época em que eu achava mesmo q era coisa da mídia, que pegava no pé, coitadinha de Sandy. Até pq ela era novinha, não sabia como lidar com a situação. Hj já acho q ela se aproveita dessas coisas pra se manter na mídia tb. O q mais me irrita é q ela fica criando essas polêmicas e trabalhar (cantar, compor, fazer show) que é bom, nada, né? Aí é chato pq ao invés das pessoas comentarem as músicas, que são o mais importante, ficam deturpando as notícias, vira motivo de chacota e não sabe por quê.

      Toda vez que ela tenta fazer essas coisas de tentar reposicionar sua imagem se estrepa pq ou não adianta nada ou ao invés de passar a mensagem de que é uma pessoa normal, o que o povo entende q ela aloprou, deu a louca, tá ficando igual Panicat, etc. E eu não tiro a razão das pessoas não. Quem não acompanha "de perto" acha isso mesmo. Porque num momento ela tá dançando na mesa na propaganda de cerveja, no outro tá cantando melancólica no piano, com aquela risadinha fofa, atendendo todo mundo supereducada. Qué dizer, quem está de fora acha tudo muito estranho.

      Sobre a propaganda da cerveja, achei tão boba, tão babaca que zoei até a morte. E foi legal pq ela entrou na brincadeira e sacaneou tb. Pessoalmente tb não gostei da trama do episódio das Brasileiras, mas achei muito irônica sua participação. O roteiro tirava sarro de outras manchetes históricas o tempo todo. E ver a Sandy falando aquelas frases era o que dava graça àquelas coisas.

      Agora sobre história do "É possível ter prazer anal", foi sacanagem da revista, o sujeito da frase não era ela. A mulher perguntou, ela saiu pela tangente, mas tirada de contexto, e rá, temos uma manchete! (E olha q coisa irônica, as pessoas comentando a ENTREVISTA da Playboy!) Eu fui ler a entrevista depois e era muito boa, de verdade! Achei até bem light! Ela respondia as coisas com naturalidade, sem entrar muito na intimidade. Só que aí entra aquilo q a gente estava comentando: se quer evitar esse tipo de problema, por que vai procurar logo a Playboy, pra dar entrevista, né?

      Excluir
    4. Agora respondendo os outros dois comments:

      1) EU TB ODEIOOOOO esse captcha do Blogger. Mas se eu tirar, enche o blog de spam. Vcs preferem q volte ao q era antes, pra comentar com Conta Google? Têm alguma sugestão de melhora no sistema de comentários?

      2) Se vc quer uma "Aquela dos 20", procura TwentySomething do Jamie Cullum. (Aproveita e escuta o CD inteiro, pq todas as música falam um pouco sobre essa fase da vida em que a gente tem 20 e poucos anos. Olha como eu sou boazinha, vou colocar um link com o CD todo aqui: http://www.radio.uol.com.br/#/busca/volume/twentysomething special edition, with bonus track "god only knows"

      E Segredo é tudo de bom.

      Excluir
    5. Pois é. Resumindo, é isso aí. Falou tudo.

      Um monte de coisas que viraram notícia sobre a Sandy nos últimos tempos só viraram notícia pq eram SOBRE a SANDY. A verdade é que não tem nada demais fazer comercial de cerveja ou participar d'As Brasileiras... mas com ela, a coisa muda de figura.

      O negócio da Playboy eu sei que foi jogo de palavras da resvista, mas é exatamente o que vc falou: se ela foi dar entrevista pra Playboy, tava pedindo! rsrs

      --- O problema não é nem o captcha em si, colocar o código não tem nada demais. O problema é que ultimamente os códigos que o blogspot mostra são muito ruins, embaçados, não dá pra ler. Aí a gente tenta deduzir que letra deformada é aquela, mas nem sempre dá certo e tem que tentar outra(s) vez(es). Mas faz parte, né... ficar recebendo SPAM é que não dá! ;)

      --- Vou ouvir as músicas! :)

      Bjs

      Excluir
  3. Eu já tinha ouvido Aquela dos 30, mas não as outras. To tentando ouvir agora, mas não to conseguindo. =/

    Ps: Você baixou o EP por onde? Eu baixei, mas não abriu.

    ResponderExcluir
  4. Sandy arrasando com sempre. "Segredo" é linda demais. E que voz!!!
    Mas discordo sobre o show com músicas do MJ: foi emocionante e achei que a Sandy deu tudo de si. Ficou impecável. A única parte em que concordo com você é a de que Black & White fez muita falta.

    ResponderExcluir

Não seja covarde e dê a cara a tapa.
Anônimos não são bem-vindos.
O mesmo vale para os spammers malditos. Se você fizer spam nesse blog, eu vou perseguir você e acabar com a sua vida.
Estamos entendidos?